PASSADIÇOS DO PAIVA EM CIRCULO POR CANELAS

Photo ofPASSADIÇOS DO PAIVA EM CIRCULO POR CANELAS Photo ofPASSADIÇOS DO PAIVA EM CIRCULO POR CANELAS Photo ofPASSADIÇOS DO PAIVA EM CIRCULO POR CANELAS

2082
August 10, 2015
August 2015

near Espiunca, Aveiro (Portugal)

Os Caminhantes foram a Espiunca, localidade do concelho de Arouca, atualmente muito na “moda” pelos “Passadiços do Paiva”, excelente aposta da Câmara Municipal de Arouca integrada no Geopark.
Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. O percurso estende-se ou longo de pouco mais de 8 kms entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau.
Para evitar os inconvenientes de um percurso linear e a monotonia de ir e voltar pelo mesmo caminho, optamos por fazer um percurso circular.
Fomos à descoberta, saindo de Espiunca seguimos o sentido contrario ao passadiço… e começamos a subir a encosta da serra, inicialmente por estrada de alcatrão que, pouco depois, deu lugar a estradão florestal tipo corta-fogo. O percurso até Canelas foi uma constante de sobe e desce por estradão florestal a maior parte do tempo rodeado por uma extensa mancha de eucaliptal, a praga de algumas serras portuguesas.
Atingimos a cota máxima do percurso e iniciamos a descida ao zigue-zague em direção à estrada M505 que calcorreamos por alguns metros, cortando à esquerda por novo estradão florestal até muito próximo do passadiço, nos arredores do Vau, onde tivemos de desbravar caminho entre algumas silvas e atravessar o ribeiro de canelas. Subimos alguns socalcos de campos até novo estradão de terra que nos conduziu a Canelas. A caraterística desta localidade são as suas casas com telhado de xisto. Aproveitamos a padaria local para o reforço da manhã. Seguimos pela Igreja Matriz, local de interseção com o PR9 – Rota do Xisto, o qual seguimos durante 500 metros, deixando-o no lugar de Canelas de Baixo.
O percurso continuou por caminhos de acessos aos campos da aldeia até ao limite destes com a mancha de eucaliptal da serra. Aqui, iniciamos nova subida em zigue-zague por estradão florestal que nos conduziu ao lugar de Pereiro, local de nova interseção com o PR9. Seguimos o PR passando pelo “miradouro” da Cascata das Aguieiras local onde se precipitam as águas do ribeiro de Alvarenga entregando-as ao rio Paiva, numa paisagem de rara beleza, com o casario de Alvarenga lá à frente na sua verdejante e fértil chã, contrastando com o vale profundo do tumultuoso Paiva, agora com nova panorâmica - o passadiço junto às suas águas.
Chegamos a Vilarinho, ainda antes de atravessar-mos a estrada R326-1, os mais “sequiosos” ou “esfomeados” podem refrescar as gargantas e aconchegar o estômago no Restaurante “Paiva à Vista”. Como tínhamos parte do grupo à nossa espera na Praia Fluvial do Areinho para almoço, optamos por continuar, atravessamos a localidade em direção aos campos que ladeiam a aldeia e entramos novamente num estradão florestal que nos levou novamente à estrada R326-1 no desvio para a Praia Fluvial do Areinho. Descemos a íngreme estrada alcatroada, e pouco depois estávamos no Bar de apoio à Praia Fluvial do Areinho. Aproveitamos o local para o almoço e para banhos nas refrescantes águas do Paiva.
Depois da merecida pausa iniciamos o afamado percurso dos “Passadiços do Paiva”.
O passadiço em madeira que alterna com alguns curtos segmentos de terra batida destaca-se pelo local onde se insere, as íngremes encostas da margem esquerda do rio Paiva. As paisagens são muito bonitas e podem ver-se algumas zonas de rápidos bastante interessantes, mas curiosamente, o destaque vai mesmo para o serpentear do passadiço pelas encostas até porque a vegetação encobre em grande parte a vista para o rio. Destaque para os Geossítios: Garganta do Paiva (G36); Cascata das Aguieiras (G35); Praia Fluvial do Vau (G30); Gola do Salto (G31) e Falha de Espiunca (G32).
Saliento que é necessário ter cuidado com crianças, elas deverão ir sempre do lado do rio, do lado oposto existem muitos locais sem proteção. O passadiço percorre-se, quase na sua totalidade, com facilidade existindo alguns pequenos segmentos de escadas. O primeiro segmento surge na ponte romana da R326-1que atravessa o Paiva, são 310 degraus, aos quais se segue uma valente subida em terra batida muito empoeirada até ao miradouro da Cascata das Aguieiras, aqui nova escadaria, mas agora em sentido descendente com 450 degraus. (Uma alerta!!! Quem optar por percorrer o passadiço em ambos os sentidos pode ser mais complicado, assim por alto, têm de subir um total superior a 1000 degraus e descer outros tantos).
Terminamos os “Passadiços do Paiva em Circulo” em Espiunca, local onde de manhã tínhamos deixado os nossos carros. O local estava bem mais movimentado, existindo algum engarrafamento temporário, pois a estreita estrada não está preparada para tanto tráfego, muito menos para autocarros com carros estacionados na berma da estrada.
Um percurso duro? Sim, um verdadeiro desafio para quem gosta de trilhos com dificuldade elevada!

ESPIUNCA

RIBEIRO DE CANELAS

PictographProvisioning Altitude 938 ft

PADARIA SÃO MIGUEL (CANELAS)

PictographReligious site Altitude 941 ft

PictographFountain Altitude 890 ft

MIRADOURO CASCATA DAS AGUIEIRAS

PictographProvisioning Altitude 1,224 ft

PANORAMA RIO PAIVA

PictographProvisioning Altitude 531 ft

PictographBeach Altitude 545 ft

PRAIA FLUVIAL DO AREINHO

GEOSSÍTIO GARGANTA DO PAIVA (G36)

PictographBridge Altitude 369 ft

PONTE SUSPENSA

PictographWaterfall Altitude 415 ft

Photo ofGEOSSÍTIO PRAIA FLUVIAL DO VAU (G30) Photo ofGEOSSÍTIO PRAIA FLUVIAL DO VAU (G30) Photo ofGEOSSÍTIO PRAIA FLUVIAL DO VAU (G30)

GEOSSÍTIO PRAIA FLUVIAL DO VAU (G30)

GEOSSÍTIO GOLA DO SALTO (G31)

GEOSSÍTIO FALHA DE ESPIUNCA (G32)

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Aug 10, 2015

Uma alternativa ao percurso linear dos "Passadiços do Paiva".
    Um verdadeiro desafio para quem gosta de trilhos com dificuldade elevada!

Caminhantes Aug 10, 2015

Obrigado pelo comentário PicosAlpinos
    A trilha apresentada é uma alternativa para quem não gosta da monotonia das trilhas lineares.
    Chamo a atenção que o trilho apresentado é de dificuldade elevada, quer pela sua extensão, quer pelo acumulado positivo.
    Para quem pretende fazer apenas "Os passadiços do Paiva" deixo os seguintes conselhos:
    - não o façam com muito calor (de tarde o passadiço já tem sombra na maior parte da sua extensão)
    - o percurso ida e volta não é fácil, façam-no apenas numa direção levando dois automóveis deixando um em cada extremo, ou usar um Táxi para levar de volta.
    - optem por iniciar na Praia Fluvial do Areinho e termino em Espiunca, assim evitam a subida da maior parte dos degraus (+-500 degraus).
    Boas caminhadas

• Photo of fernandapacheco
    fernandapacheco Jan 25, 2016

Boa companhia!

• Photo of liferunning
    liferunning May 12, 2017

Esse track da para fazer em modo Trailrunning ou é mais em caminhada?
    obg

Caminhantes Mar 25, 2019

Hola jandro5
    Gracias por tu comentario y valoración.
    Un saludo

• Photo of Artur Filipe dos Santos - Trilhos do Chapéu
    Caminhantes May 18, 2020

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Photo of jaime costa 1
    jaime costa 1 May 16, 2022

partes de trilho algo antigo, onde existe zona de eucaliptos com trancos secos e a impedir a caminhada .
    Zonas abandonadas com imensas silvas dificultando a progressão.