Activity

Passadiços do Mondego: Do Caldeirão a Videmonte

Download

Trail photos

Photo ofPassadiços do Mondego: Do Caldeirão a Videmonte Photo ofPassadiços do Mondego: Do Caldeirão a Videmonte Photo ofPassadiços do Mondego: Do Caldeirão a Videmonte

Author

Trail stats

Distance
8.49 mi
Elevation gain
1,657 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
1,083 ft
Max elevation
2,894 ft
TrailRank 
30
Min elevation
1,721 ft
Trail type
One Way
Time
5 hours 9 minutes
Coordinates
4203
Uploaded
April 30, 2023
Recorded
April 2023
Be the first to clap
Share

near Pero Soares, Guarda (Portugal)

Viewed 13 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofPassadiços do Mondego: Do Caldeirão a Videmonte Photo ofPassadiços do Mondego: Do Caldeirão a Videmonte Photo ofPassadiços do Mondego: Do Caldeirão a Videmonte

Itinerary description

Percurso em linha, no sentido recomendado pela organização (https://www.passadicosdomondego.pt/). Paisagens deslumbrantes, obra de engenharia admirável. Há sítios que fazem lembrar paisagens pirenaicas. O percurso acompanha quase sempre o Rio Mondego, inclui cascatas, uma levada, e paisagem grandiosa.
Deve-se ter cuidado com a temperatura ambiente: com 25 graus, o calor já apertava em alguns sítos... quando bate o sol, aquece mesmo.
Grau de dificuldade: Médio-elevado. Sendo um percurso em linha, tem pendentes fortes junto ao seu final, independentemente do sentido que se percorra... a nao ser que se faça batota, e se saia no ponto mais baixo (Ponte da Mizarela), que tem acesso por estrada, mas nesse caso, nao se faz o trajecto completo.
Boas acessibilidades, com um parque de estacionamento enorme junto à albufeira da Barragem do Caldeirão. Este "track" começa precisamente nesse parque, e acaba noutro parque de estacionamento, junto à saída de Videmonte.
Aspecto muito negativo: não tem pontos de abastecimento de àgua. Há casas de banho ao longo do percurso, mas a àgua parece ser de depósito. Snacks, é melhor levar. Há um estabelecimento de restauração junto à Ponte da Mizarela. Esta informação é de 30.4.2023. No futuro, a situação poderá mudar.
Em suma: um percurso espectacular mas que exige alguma atenção no planeamento e forma física dos participantes.

Comments

    You can or this trail