Parte dos 65Km do Pisão Extreme 2020 - Serra da Arada

Photo ofParte dos 65Km do Pisão Extreme 2020 - Serra da Arada Photo ofParte dos 65Km do Pisão Extreme 2020 - Serra da Arada Photo ofParte dos 65Km do Pisão Extreme 2020 - Serra da Arada

Very difficult
May 16, 2020
May 2020

near Fujaco, Viseu (Portugal)

Tinha como objectivo passar em todos os trilhos que fazem parte do Pisão Extreme, uma prova super exigente que decorre desde 2018 nesta Serra da Arada.
O Pisão Extreme tem 4 provas, todas com inicio e fim no Bioparque do Pisão, uma prova tem 15k e cerca de 1000+, outra de 25k com 2000+, a de 35km com cerca 3000+ e a mais dura de 65k e mais 6000 acumulado+ e percorre a Serra da Arada por trilhos inimagináveis, muitos Km são comuns às 4 provas..
A primeira prova que realizei foi a de 15K, este troço é comum a todas, depois fiz outro percurso circular do que faltava realizar da prova de 35K (cerca de 20km), na semana seguinte realizei a totalidade da prova de 25K.
Para o fim ficou a prova dos 65K, como existe bastante traçado que é comum com as outras, do que faltava realizar da prova, dividi em três percursos (um de 20k, outro de 14k e o último de 19k).
Este percurso com cerca de 19km, foi o último troço que faltava percorrer da prova.
Iniciamos na estrada de alcatrão junto ao cruzamento de Gourim e Drave, seguimos pelo estradão na direção da Drave, passamos o cruzamento de Gourim e continuamos a descer para a Drave, mais à frente, deixamos o estradão e viramos à esquerda por uma encosta bastante íngreme que nos leva até à ribeira que vem de Gourim, atenção a esta descida, o trilho não está definido, teremos que escolher o melhor trajeto até chegar ao fundo do vale, aqui, atravessamos o ribeiro e agora era iniciar a subida de uma das Garras da Arada, após passar o ribeiro a subida é quase a trepar por entre as pedras, mas ao chegar à encumeada o trilho começa a ficar definido e segue encosta acima na direção das eólicas, a subida por esta Garra é dura e longa, antes de chegar às eólicas ainda temos uma pequena descida e novamente a subida final até ao alto onde se encontram as eólicas, com a panorâmica da Coelheira e da Fraguinha do outro lado da Serra.
O caminho agora segue no planalto até ao alto do Cota, na eólica n.13, inciamos a descida de outra Garra, esta bem conhecida, dos percursos pelo trilho Inca, esta Garra bem longa segue na direção do Covelo do Paivô e tem uma paisagem fabulosa, sempre a descer passamos junto ao dois pinheiros, agora só um e um pouco mais abaixo deixamos a encumeada e à direita iniciamos uma descida íngreme na direção do Rio Paivô, a descida termina junto ao Rio, aqui teremos que escolher o melhor local para atravessar, nós tivemos que tirar as botas derivado ao caudal.
Após passar o Rio subimos agora na direção de Regoufe, mais uma subida dura e que termina no alto de Regoufe já estrada de ligação à Drave, neste cruzamento mais uma paragem para apreciar a paisagem.
Daqui seguimos pelo caminho tradicional para Regoufe, passamos entre as ruas da aldeia, visitamos o café local e aproveitamos para almoçar na aldeia.
Com as forças retemperadas lá seguimos encosta acima, agora na direção do Portal do Inferno, o inicio desta subida não é fácil de encontrar, primeiro seguimos por caminho agrícola mais à frente tivemos que atravessar uma pequena linha de água e iniciar a subida também durinha que nos leva ao estradão que segue para o Portal do Inferno.
Ao chegar ao estradão, iniciamos a descida para a Drave, no inicio da descida o trilho também não está bem definido, passamos junto ao buracos das antigas minas e mais abaixo o trilho ficam bem definido, este trilho a descer para a Drave com chuva ou molhado pode ser perigoso e termina junto ao trilho do Sol, bem perto da Ribeira de Palhais, já na parte norte da Drave, daqui foi seguir para a aldeia atravessar as ruas desta magnifica aldeia e já com algum cansaço iriamos iniciar a última subida, para mim, a mais difícil.
Já tinha realizado esta subida no anterior percurso dos 35k, a subida é curta, cerca de 1km, mas durinha, encosta acima, fizemos vária paragens para apreciar a Drave bem ao fundo e mais longe as Garras desta Serra da Arada, a subida termina no planalto, já com vista para o Portal do Inferno, aqui viramos à direita e entramos no estradão, caminho largo e sem qualquer dificuldade técnica, este caminho segue na direção da estrada em terra de Gourim e para o cruzamento da estrada de alcatrão, onde iniciamos mais um percurso, muito difícil, por esta Serra da Arada.
Mas conseguimos atingir o objetivo de efetuar todo o percurso desta prova Pisão Extreme 2020.
O percurso não se encontra marcado, quando à dificuldade classifico de muito difícil, são quase 20km quilômetros, com subidas duras, mas principalmente as descidas são mais complicadas e requerem muita atenção.
Não devem realizar este percurso em dias de chuva ou com piso molhado.
Mas para quem gosta deste tipo de percurso de alta montanha, sem dúvida que vale a pena o esforço.