Parte 1 Pincães até Lagoas do Marinho

Photo ofParte 1 Pincães até Lagoas do Marinho Photo ofParte 1 Pincães até Lagoas do Marinho Photo ofParte 1 Pincães até Lagoas do Marinho

Experts only
7 hours
January 25, 2020
January 2020

near Pincães, Vila Real (Portugal)

Quem me conhece sabe bem que adoro andar pelo Gerês certo? =D
O que posso dizer sobre este trilho? Podia dizer muita coisa mas as palavras não valem tanto que as imagens que vemos com os nosso próprios olhos quando estamos a fazer o trilho.
Demos início do caminho a partir da aldeia de Pincães com o primeiro ponto de interesse, a cascata de Pincães. Depois subimos para dar a um estradão..fizemos um corta mato mas quem quiser pode voltar um pouco atrás e subir pelo trilho da GR50 que vai dar ao mesmo sitio.
Chegando ao estradão seguimos então para um vale (não sei o nome), enquanto vamos apreciando o vale... ao olhar para cima vemos alguns cavalos, eles ainda não tinham reparado que estávamos ali de passagem e deu para olhar para eles durante um tempo. Entretanto aparece um pasto com as suas vaquinhas lindas, aprecio muito a vida dura de um pastor e já estão tão habituados a andar naquela serra, têm mais pernas que eu pensei eu ahaha. No vale temos dois pontos de interesse, as silhas de urso de Muro e da Jarela (é um muro circular com uma boa altura e servia para proteger as colmeias dos ursos). Depois das silhas vamos subindo o vale até sair dali e passamos por outro ponto de interesse, o Fojo do Lobo de Pincães, para quem não sabe o que é um fojo do lobo, é um muro em forma de V e no fundo desse V tem um poço fundo. Os pastores há muitos anos atrás encurralavam os lobos dentro desses muros e assustavam-nos até eles chegarem a esse poço, ou então punham um isco no poço e os lobos ficavam lá presos.
Seguindo o trilho sempre com a presença das mariolas mas tendo atenção ao mapa para saber que íamos num bom caminho e quando começamos a olhar em volta as paisagens são magnificas e lindas!! Seguimos uma linha de sobes e desces sempre com grandes miradouros, um deles para as portas do Abelheiro (um vestígio glaciário).
Falta pouco para chegar á Lagoa do Marinho mas parece que já andamos há tanto tempo e não temos assim tantos kms acumulados. Pelo caminho apanhamos outro Fojo do lobo, O Fojo do Lobo de Alcantara, mas este não fui ver de perto, vi de longe pois queria continuar o caminho. Mais 2 km chegamos então á Lagoa do Marinho, uma zona bastante gira com os seus currais e mais a frente tem a cabana do Penedão, uma autêntica casa no meio do nada.