Activity

Parque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim

Download

Trail photos

Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim

Author

Trail stats

Distance
8.49 mi
Elevation gain
1,083 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
1,818 ft
Max elevation
6,128 ft
TrailRank 
85 5
Min elevation
4,669 ft
Trail type
One Way
Moving time
3 hours 46 minutes
Time
6 hours 40 minutes
Coordinates
2443
Uploaded
May 12, 2024
Recorded
May 2024
  • Rating

  •   5 8 Reviews

near Penhas da Saúde, Castelo Branco (Portugal)

Viewed 84 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim

Itinerary description

Parque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 2: Lagoa do Peixão - Nave da Mestra - Vale do Rossim

Publicamos um trilho efetuado em dois dias no Maciço Central da Serra da Estrela com início e final no parque de estacionamento da praia fluvial e do Restaurante do Vale do Rossim.

Os principais objetivos deste percurso foram a subida ao Fragão do Poio dos Cães, a visita à Lagoa do Peixão, (em nosso entender, a mais bela lagoa da Serra da Estrela) e a visita à Nave da Mestra e claro, apreciar e desfrutar das excelentes paisagens naturais e selvagens da Serra da Estrela caracterizadas por belos e abruptos vales, cabeços e fragas de granito, circos glaciares e outros relevos geológicos característicos da erosão glaciar.

A Nave da Mestra é um local que tem tanto de Belo como impressionante e enigmático, onde uma enorme fraga que está fraturada de uma forma Lisa e vertical e adiante à sua direita vemos outras várias fragas cortadas com a mesma orientação e no mesmo plano. No local está construído um estranho abrigo e a saída do local é feita através de uma longa e estreita fenda entre os colossais blocos de granito, denominada de Talisca. Um local digno de uma visita que só por si compensa a caminhada.

Este trilho com cerca de 28 quilômetros e de 900 m de desnível positivo e negativo é passível de ser efetuado num único dia, mas com dificuldade, pois muitos dos quilómetros são feitos com progressão muito lenta para atravessar os caos de blocos e os inúmeros Ressaltos de rocha existentes no caminho. Efetuamos o trilho em 2 dias para melhor aproveitar o contacto com a natureza.

Agradecemos a um dos colegas do grupo, o planeamento e a orientação deste excelente trilho.

No primeiro dia Progredimos Pelo Vale do Conde e vale das Barcas, passamos perto do Covão dos Conchos e da Lagoa Comprida. A descida para a lagoa do Peixão foi efetuada pelo canal norte do Frangão do Poio dos cães. No segundo dia subimos pelo canal sul do Fragão, passamos pela lagoa da Clareza e depois progredimos mais a leste para visita da nave da mestra.

É um percurso não marcado, que utiliza na sua maioria, caminhos de pé posto, percorrendo também alguns kms fora de trilho, quer sobre lages planas de granito, sobre terreno de vegetação rasa ou nula e ainda em “corta-mato”, com vegetação pelo joelho. No entanto, perto da Nave da Mestra, atravessamos durante 3 ou 4 centenas de metros, vegetação alta, cerca metro e 1/2, que ofereceu resistência considerável à progressão.
Na zona mais alta do trilho, entre a lagoa do Peixão e o Cume progredimos a maior parte do tempo fora de trilho em campo de caos de blocos com algumas trepadas e destrepes.

Em nossa opinião o percurso é moderado do ponto de vista físico mas difícil do ponto de vista técnico, e portanto classificamo-lo como difícil.

Passamos por inúmeros Ribeiros e linhas de água que em nossa opinião poderão ser utilizados para consumo, pois a fauna existente é rara e de animais de pequeno porte. Trilho efetuado em Maio, não vimos gado de espécie alguma. Por outro lado a exposição solar é enorme pois praticamente não existe qualquer árvore.


Descrição do percurso:

Saímos da margem da lagoa do Paixão, entramos no PR5 mas pouco depois viramos à esquerda fora de trilho, com subida algo difícil em zona de caos de blocos, obrigando a trepadas e destrepes para prosseguir pelo canal sul do Fragão do Poio dos Cães em direção à lagoa da Clareza que forma um pequeno círculo glaciar com paredes de baixa altitude.
A partir da lagoa de Clareza o trilho torna-se mais fácil e continuamos para oeste em direção a Lagoa das Chancas passando perto da estrada nacional
A partir daqui trilho é evidente e viramos para Norte em direção ao Cume, que atingimos após passar um Mariola enorme.
No Cume continuamos direção leste ou nordeste por um caminho plano estreito em terra batida muito fácil de progredir. Ao chegar a umas Fragas o trilho torna-se mais sinuoso com alguns pequenos Ressaltos de pedra e voltamos a entrar no outro vale muito amplo quase plano continuando em trilho bem marcado. Adiante, por volta do Km 5,7 viramos à esquerda e acabou-se o trilho bem marcado. No início ainda conseguimos adivinhar o trilho, mas pouco depois entramos em corta-mato através de vegetação alta e densa, de difícil progressão. Iniciamos uma descida e adiante perto de um ribeiro entramos em campo aberto sem vegetação mas em terreno bastante alargado.
Depois de um segundo ribeiro conseguimos detetar marcas de um trilho pouco pisado mas que progressivamente se vai tornando mais evidente. Ao fundo vemos formações rochosas muito peculiares fraturadas. Um enorme penedo fracturado de uma forma lisa e vertical e várias rochas mais ao fundo a esquerda fraturadas no mesmo plano e com a mesma orientação. A Nave da Mestra estava à nossa frente. Um grande prado, parcialmente murado.
Por baixo daquela fraga enorme (fraturada) existe construção peculiar, um abrigo cujo teto é um enorme bloco de granito. A construção apresenta a data de 1910 e terá sido mandado construir por um juiz de Manteigas o Dr. Matos
Esta construção envolta de muitas lendas tem sido usada quer pastores quer Montanheiros para se abrigar.
O caminho leva-nos por uma escadas por cima do abrigo e dai continuamos a subir, entrando numa estreita e comprida fenda entre blocos colossais de granito, a famosa Talisca. La em cima, a fenda vira para à esquerda e fica ainda mais apertada, mal passando as mochilas.
A fenda termina em enormes Fragas de granito que dominam a paisagem e que permitem novamente panorâmicas deslumbrantes a 270°. O trilho segue para norte agora sempre muito bem marcado fácil de progredir passamos perto de um vértice geodésico continuamos para norte, vemos a nossa esquerda o vale do Conde que tínhamos atravessado na véspera e passamos por um segundo vértice geodésico, para entroncar no caminho feito na véspera, seguimos novamente para norte até à albufeira do vale do Rossim e chegar ao nosso ponto de partida da véspera.
Para consultar o trilho do primeiro dia, pode abrir o link:


O percurso aqui partilhado é meramente indicativo, podendo conter erros de traçado, passar em propriedades privadas, ter passagens perigosas ou tornar-se impraticável por razões várias, pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade. É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança.

Boas caminhadas

Waypoints

PictographLake Altitude 5,472 ft
Photo ofLagoa do Peixão

Lagoa do Peixão

PictographSummit Altitude 5,617 ft
Photo ofPico Photo ofPico Photo ofPico

Pico

PictographWaypoint Altitude 5,643 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 5,794 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 5,830 ft
Photo ofVale da Candeeira

Vale da Candeeira

PictographSummit Altitude 5,945 ft
Photo ofPico Photo ofPico Photo ofPico

Pico

PictographWaypoint Altitude 6,017 ft
Photo ofCovao da Clareza Photo ofCovao da Clareza Photo ofCovao da Clareza

Covao da Clareza

PictographInformation point Altitude 6,089 ft
Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographWaypoint Altitude 6,119 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographSummit Altitude 6,079 ft
Photo ofCume

Cume

PictographWaypoint Altitude 6,050 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 5,935 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 5,840 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 5,827 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 5,561 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 5,633 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 5,659 ft
Photo ofVira à esquerda e progredimos fora de trilho. Adiante, em corta-mato

Vira à esquerda e progredimos fora de trilho. Adiante, em corta-mato

PictographWaypoint Altitude 5,571 ft
Photo ofCorta mato

Corta mato

PictographWaypoint Altitude 5,436 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 5,384 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographInformation point Altitude 5,371 ft
Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographRuins Altitude 5,374 ft
Photo ofNave da Mestra Photo ofNave da Mestra Photo ofNave da Mestra

Nave da Mestra

A Nave da Mestra Conta a lenda - e lá estão, ainda, as ruínas, para confirmar, pelo menos, a parte histórica - que em 1910, a família Matos Preto mandou ali construir uma casa para as férias de verão. Contudo, a verdadeira intenção da habitação seria, muito mais que o propósito do simples lazer da família, servir de abrigo a reuniões clandestinas anti-regime, incentivadas pelo juiz José Pereira de Matos. Envolta em grande mistério está também a forma como terá sido colocada a enorme laje de granito que serve de teto ao que foi o anexo onde se guardavam os cavalos. Hoje na horizontal, essa laje foi primeiramente colocada na vertical, o que saltava à vista na paisagem. Com mistérios por resolver e lendas por confirmar, a verdade é que a casa foi abandonado e, durante muitos anos, serviu de abrigo para pastores e rebanhos, que aproveitavam a tranqulidade deste planalto a 1700 metros de altitude, rodeado de enormes penedos. Tem sido também local de descanso e contemplação para montanheiros e caminhantes. Igualmente conhecida como Nave da Barca devido a um grande bloco de granito com a forma de um barco, a Nave da Mestra é acessível a partir do Percurso Pedestre PR4MTG - Rota do Carvão, que oferece ainda o bónus de permitir atravessar a "Talisca", uma fenda que rasga um gigantesco penedo e que conduz o visitante até ao riacho e ao pasto, como se de uma porta mágica se tratasse. O cenário tem uma beleza impar e olhando mais longe é possível a Lagoa Comprida, o vale da Candeeira e a depressão do Vale Glaciar

PictographPanorama Altitude 5,492 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographSummit Altitude 5,571 ft
Photo ofPico

Pico

PictographPanorama Altitude 5,449 ft
Photo ofVale do Conde

Vale do Conde

PictographSummit Altitude 5,417 ft
Photo ofPico Photo ofPico Photo ofPico

Pico

PictographSummit Altitude 5,367 ft
Photo ofPico Photo ofPico Photo ofPico

Pico

PictographSummit Altitude 5,299 ft
Photo ofPico

Pico

PictographPanorama Altitude 5,220 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographLake Altitude 4,787 ft
Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographLake Altitude 4,734 ft
Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographInformation point Altitude 4,646 ft
Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) localiza-se no Centro Interior de Portugal, essencialmente no distrito da Guarda (85%) e também no distrito de Castelo Branco (15%). Marcado por maciços rochosos de granito, xisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, a elevada altitude e localização do parque natural tomam-no um dos locais de Portugal continental com maior ocorrência de chuva, neve, granizo e orvalho. A importância desta área faz com que seja Reserva Biogenética. Em 2000, foi designada uma área de 89.132 hectares como Sítio de interesse biológico e passou a integrar a Rede Natura 2000. Com valores naturais relevantes, incluindo algumas espécies de flora únicas no país, nos animais destaca-se o lobo (Canis lupus), o javali, a lontra, a raposa (Vulpes vulpes), a lagartixa-de-montanha (Lacerta monticola monticola), a geneta (Genetta genetta) e o coelho-bravo-europeu (Oryctolagus cuniculus) entre outros.

PictographLake Altitude 4,721 ft
Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographLake Altitude 4,698 ft
Photo ofLago Photo ofLago Photo ofLago

Lago

Comments  (16)

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo May 20, 2024

    Una ruta muy interesante para recorrer, la cual merece ser valorada. Un abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 20, 2024

    Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani May 20, 2024

    Hello my dear friend. It is a beautiful mountain road. I especially enjoyed looking at the pictures of the ponds, the glaciers, the shelter and the climb up a narrow and steep gorge. Congratulations and thanks for sharing.
    A strong hug.

  • Photo of MPuet
    MPuet May 20, 2024

    una ruta espectacular con estas raras rocas y maravillosos paisajes.
    Un fuerte abrazo 🤗

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 21, 2024

    Thanks my friend Mohammed.Kiani for your comment and evaluation. A big hug

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 21, 2024

    Obrigado MPuet pelo comentário e avaliação.
    Um forte abraço

  • Photo of Sara_sm
    Sara_sm May 22, 2024

    Una ruta preciosa por el parque Natural Serra de Estrela . Ánimos para este primer día y para el segundo día .
    Gracias por compartir

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 22, 2024

    Obrigado Sara pelo comentário e avaliação.
    Claro que fazer um trilho em autonomia de dois dias implica andar 2 dias com mochilas mais pesadas (para além da colchonete saco cama e tenda temos que carregar comida para dois dias )mas por outro lado o contacto com a natureza é bem mais profundo e o nosso grupo tem um gosto especial por esse tipo de atividades. É uma forma um pouco diferente de fazer montanhismo. Um abraço

  • Photo of María Caballer
    María Caballer May 23, 2024

    Preciosa ruta, por la Serra da Estrela. Habreís disfrutado estos dos días, con parajes únicos, como son los glaciales, lagunas.... Enhorabuena! Un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 24, 2024

    Obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação. A Serra da Estrela, a mais alta de Portugal guarda inúmeros vestígios da era glaciar, lagunas, circos, vales

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms May 27, 2024

    ¡Vaya aventura increíble! La ruta de STrilhos por el Parque Natural Serra da Estrela es simplemente espectacular. El segundo día explorando la Lagoa do Peixão, la Nave da Mestra y el Valle do Rossim fue absolutamente mágico. Las vistas panorámicas y la conexión con la naturaleza te dejan sin aliento. ¡Definitivamente una experiencia que no puedes perderte! 🌲🏞️ #ExploraLaNaturaleza

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 28, 2024

    Muito obrigado Jordtons pela avaliação e as tuas amáveis palavras. Realmente este segundo dia foi uma experiência inesquecível com o ambiente Enigmático da nave da mestra aliado a beleza das paisagens circundantes.
    Uma experiência a não perder.
    Um forte abraço amigo

  • Photo of Alfredo Huanes
    Alfredo Huanes May 28, 2024

    Increíbles senderos. Las panorámicas están de lujo. Las formaciones rocosas lucen realmente hermosas. Gracias por compartir esta aventura!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 28, 2024

    Muito obrigado Alfredo pelo teu comentário e avaliação e pelas tuas amáveis palavras. Um abraço

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Jun 3, 2024

    Espectacular 💯💯, gracias por compartir, saludos senderistas 👋.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jun 4, 2024

    Muito obrigado Pájaro

You can or this trail