Photo ofParque Natural Municipal da Estrada Imperial Real (Parque Carioca) - Cidade de Goias - Goiás Velho/GO Photo ofParque Natural Municipal da Estrada Imperial Real (Parque Carioca) - Cidade de Goias - Goiás Velho/GO Photo ofParque Natural Municipal da Estrada Imperial Real (Parque Carioca) - Cidade de Goias - Goiás Velho/GO

October 13, 2020
October 2020

•   5 2 Reviews

near Goiás, Goiás (Brazil)

O Parque fica situado no famoso Largo da Carioca ou Parque da Carioca na cidade de goias.

Maps: https://goo.gl/maps/vid67C2PgnvmK1hA8

Fiz um trecho dia 29.04.23 e a trilha está totalmente tomada pelo mato.
Está abandonada....
Tenha cuidado!!!!
Outra dica é no final da descida pro cânion vermelho, vc ficar sempre a direita, passar a direita do tronco queimado, numa trilha escondida rente o paredão de pedras. Essa trilha é a certa. Pula um tronco e segue descendo.
Algumas pessoas abriu uma trilha a esquerda e é uma ribanceira perigosa pra descer nítida.
A trilha da direita que é a certa, ninguém está vendo.

Como recomendo fazer o percurso:

Saída de frente o restaurante e ponte de madeira com o totei que marca o inicio.
Seguir toteis.
ao chegar na bif com totei de 570m, entra para o Morro das Lajes que finaliza no totei de
1120m de frente o Morro da India que tem a fisionomia da mulher deitada.
Volta todo o trajeto ate a bifurcação do totei da estrada imperial real de 570m e continua a estrada rumo agora a bifurcação do totei de 1030m.

Qd chega no totei de 1.030m, tem uma bifurcação bem nítida.
Virando à direita desce para o Canion Rio Vermelho, seguindo a esquerda continua a Estrada Imperial Real.
Continue a estrada imperial real a esquerda na trilha que finaliza no totei de marcação 2600m e deixe o Canion para a volta.

Desse ponto do totei 2600m pra frente ainda tem um trecho de trilha que sai em um pasto com gado. De uma olhada e volte ate a bifurcação do totei 1030 para conhecer o canion e tomar aquele banho delicioso numa raia natural que um dos poços formam.

Chegou no totei de marcação 1030, vire a esquerda e siga em direção ao atrativo Canion Rio Vermelho por 370m.
No caminho tbm tem um totei indicando que vc esta na rota certa do Canion Rio Vermelho com o totei de 170m.
Esses 170m é contabilizado desde a bifurcação do totei de 1.030.
Sendo assim, da bifurcação até agora vc andou 170m para alcançar o Canion Rio Vermelho.
Ao chegar no Rio Vermelho, vc estara de frente ao famoso Canion Rio Vermelho, que tbm é conhecido como “Poço dos Namorados” ou “Poço das traíras” assim como está identificado no Maps.

Tem vários poços para banho e uma ótima raia de piscina natural para nadar a esquerda!

O percurso total subindo o Morro das lajes, descendo o Canio Rio Vermelho, chegando ate o totei de 2600m da estrada imperial real e retornando ao restaurante de novo, será aproximadamente de 8,64km andado.

Desce para a Rua Contorno Norte, depois a direita na Rua Hugo Ramos, esquerda na Rua da Boa Vista, entra na rua Dom Bosco e adentra o parque ou siga pelas ruas de Goiás ate seu destino final.

Segue esse tracklog se for assistir o por do sol pra descer o morro das lajes pelo bairro:

Photo ofTotei de Inicio no restaurante e em frente a ponte de madeira - atravessa ponte de madeira e segue trilha Photo ofTotei de Inicio no restaurante e em frente a ponte de madeira - atravessa ponte de madeira e segue trilha Photo ofTotei de Inicio no restaurante e em frente a ponte de madeira - atravessa ponte de madeira e segue trilha

Photo ofTotei 80m na cerca onde deve atravessar - seguir marcações do caminho de cora tbm Photo ofTotei 80m na cerca onde deve atravessar - seguir marcações do caminho de cora tbm

essa entrada em 2023 estava tomada de mato. nao se consegue ver q era uma entrada de trilha mais...

Totei 220m direita

Totei 380m vira Dir

Photo ofTotei 430m no muro - seguir subindo a Rua Barreiro do Norte Photo ofTotei 430m no muro - seguir subindo a Rua Barreiro do Norte

Totei 430m no muro - seguir subindo a Rua Barreiro do Norte

Photo ofTotei 570m da estrada real - bifurcação para subir o Morro das Lajes a esq Photo ofTotei 570m da estrada real - bifurcação para subir o Morro das Lajes a esq

Totei 570m da estrada real - bifurcação para subir o Morro das Lajes a esq

se preapara para uma subidinha puxada com muito cascalho e sempre vivas em epocas de chuva

Photo ofseguir a DIREITA nessa bifurcaçao - a esq tem uma fazenda com caes ferozes Photo ofseguir a DIREITA nessa bifurcaçao - a esq tem uma fazenda com caes ferozes

seguir a DIREITA nessa bifurcaçao - a esq tem uma fazenda com caes ferozes

DIREITA PELO AMOR DE DEUS! continue a subida pela direita e nao desça a trilha da esquerda.

Photo ofMirante principal com 1.150km andado ate agora - aqui é o local perfeito p/ o por do sol Photo ofMirante principal com 1.150km andado ate agora - aqui é o local perfeito p/ o por do sol Photo ofMirante principal com 1.150km andado ate agora - aqui é o local perfeito p/ o por do sol

tem um totei aqui ao lado de 950m

Photo of1.120m Totei final de frente o Morro da India com 1.53km andado - volta p/ o ponto de bifurcação e inicio da lajes Photo of1.120m Totei final de frente o Morro da India com 1.53km andado - volta p/ o ponto de bifurcação e inicio da lajes Photo of1.120m Totei final de frente o Morro da India com 1.53km andado - volta p/ o ponto de bifurcação e inicio da lajes

PONTO FINAL DO MORRO DAS LAJES - aqui vc pode ir pela esquerda e descer para o bairro santana e ir pelo asfalto. Caso vc faça o Morro das Lajes para ver o pôr do sol, siga a trilha que vai ate o totei 1.120 e desça a trilha das vacas que fica logo a frente na curva numa valeta e erosao ate chegar numa estrada dentro no bairro e siga pelo asfalto de volta ao parque. No asfalto, desca para a Rua Contorno Norte, depois a direita na Rua Hugo Ramos, esquerda na Rua da Boa Vista, entra na rua Dom Bosco e adentra o parque ou siga pelas ruas de Goiás ate seu destino final. Achei essa alternativa melhor q descer pela trilha a noite e com muito cascalho. Era perigoso de descer de dia, imagina a noite??

PictographBridge Altitude 1,709 ft
Photo ofTotei 740m - Ponte de pedra - 2.62km andado ate agora Photo ofTotei 740m - Ponte de pedra - 2.62km andado ate agora Photo ofTotei 740m - Ponte de pedra - 2.62km andado ate agora

Totei 740m - Ponte de pedra - 2.62km andado ate agora

Totei 855m - ponte de pedra

Photo ofTotei 1.030m - bif a direita p/ o Canion Rio Vermelho - Esq continua a estrada real - 2.83km andado ate agora Photo ofTotei 1.030m - bif a direita p/ o Canion Rio Vermelho - Esq continua a estrada real - 2.83km andado ate agora

Photo of170m totei do Canio Rio Vermelho - logo a frente tem forte descida de 120 metros - cuidado!!! Photo of170m totei do Canio Rio Vermelho - logo a frente tem forte descida de 120 metros - cuidado!!!

qd ver um tronco queimado, fica na trilha da direita q esta um pouco escondida com troncos caidos e mato alto. Fica nessa trilha rente ao paredao de pedra a sua direita ate chegar no rio. NAO VAI PELA TRILHA DA ESQUERDA!!!! No Tronco queimado, siga a trilha da direita.

Photo ofCanion rio vermelho - poço das trairas - dos namorados - 3.2km total andado Photo ofCanion rio vermelho - poço das trairas - dos namorados - 3.2km total andado Photo ofCanion rio vermelho - poço das trairas - dos namorados - 3.2km total andado

Canion rio vermelho - poço das trairas - dos namorados - 3.2km total andado

Suba o Rio nas pedras e vai ter outros poços pra banho

Totei 1.380m estrada real - 4.08km total andado

Totei 1.690m - estrada real

Photo ofTotei 1.880m da estrada real - 4,5km total andado ate agora Photo ofTotei 1.880m da estrada real - 4,5km total andado ate agora

Totei 1.880m da estrada real - 4,5km total andado ate agora

Photo ofTotei 2.600m - último dos toteis da estrada real. O caminho termina num pasto a frente Photo ofTotei 2.600m - último dos toteis da estrada real. O caminho termina num pasto a frente

Veja o pasto a frente com bela vista e volte direto para restaurante, canion rio vermelho ou morro das lajes para ver o por do sol.

Photo of5.64km total andado - saída da mata num pasto - retorne daqui p/ o canion - se for p/ o restaurante é 3km direto Photo of5.64km total andado - saída da mata num pasto - retorne daqui p/ o canion - se for p/ o restaurante é 3km direto

desse ponto voltando e passando no canion e seguir para o restaurante - será 3.75km. Recomendo ver o por do sol no morro das lajes e seguir trilha no final para o bairro, pois vai estar de noite.

• Photo of Papero & Molly.
    Papero & Molly. Dec 30, 2020

Buena ruta. Bonitas fotos.

Alessandra Cecilia Apr 1, 2021

Gracias!

• Photo of Wesley Lopes 3
    Wesley Lopes 3 Mar 29, 2023

A descida no cânion está bem prejudicada, não recomendo pessoas sem experiência a se aventurar em descer o barranco até o rio, eu tive que descer sentado escorregando...

Alessandra Cecilia Mar 29, 2023

Sempre foi assim...
    Não tem a necessidade de expressar ou detalhar tanto sobre um local de trilha, se não até perde a graça...
    O bom trilheiro observa o grau de dificuldade do trecho a seguir e toma sua decisão de prosseguir ou não.

• Photo of Wesley Lopes 3
    Wesley Lopes 3 Mar 29, 2023

Ah eu não sabia que sempre foi ruim a descida kkk, como fui em época de chuva achei que tinha sido a enxurrada que havia estragado a descida. Mas beleza obrigado e sua marcação da trilha ficou excelente!

Alessandra Cecilia Mar 29, 2023

mas se vc tivesse lido bem meu descritivo teria lido a informação: "Logo a frente começa uma descida um pouco íngreme de 120 metros que requer um pouco mais de cuidado! " Por isso é bom ler e se preparar!!! Boas trilhas