Photo ofParque Natural do Lago da Sanabria: pelas sendas Cañon Tera, Tejos de San Martin e Cañones Cardena/Segundera Photo ofParque Natural do Lago da Sanabria: pelas sendas Cañon Tera, Tejos de San Martin e Cañones Cardena/Segundera Photo ofParque Natural do Lago da Sanabria: pelas sendas Cañon Tera, Tejos de San Martin e Cañones Cardena/Segundera

June 21, 2023
June 2023

near Ribadelago, Castilla y León (España)

1. A serra da Sanabria, situa-se no extremo noroeste da Província de Zamora, no limite com a Galiza e Portugal. Abrange uma paisagem que foi modelada pela ação dos glaciares. Dos seus cumes (Peña Trevinca - 2127 m, Peña Negra -2121 m, Peña Surbia - 2116 m) desprenderam-se várias línguas glaciáricas que, ao retroceder, deixaram a descoberto profundos vales e um importante conjunto de lagos de entre os quais se destaca o Lago de Sanabria (o maior lago glaciar da Península Ibérica) alimentado por 3 rios (Tera, Cárdena e Segundera).
2. É neste impressionante contexto geográfico que se desenvolve o presente percurso, circular e marcado na quase totalidade da sua extensão. Foi desenhado com base na articulação de três percursos sinalizados (PRs): senda de lo Cañon Tera, Senda de los Tejos de San Martin e senda de los Cañones Cardena y Segundera.
3. Começamos e terminamos no parque de estacionamento da praia fluvial de Viladelago Viejo, uma aldeia próxima do lago da Sanabria que sofreu, em 1959, uma grande tragédia quando ruiu a albufeira de Vega de Tera (Presa Rota), causando muitos mortos e desaparecidos.
Subimos ao longo do rio Tera até à Cueva de San Martin (um grande e aprazível lago no rio Tera). Pelo caminho, passamos por poços, rápidos e cascatas e subimos escarpas e rochedos, sempre por trilho marcado - a senda do Rio Tera. Foram cerca de 6 km plenos de beleza, esforço e adrenalina. Depois do banho e do almoço na Cueva de San Martin, subimos, ao longo de um ribeiro, pela senda de los Tejos de San Martin até ao estradão que liga a represa de la Veja de Tera (Presa Rota) à represa e lago Cárdena. Este troço do percurso (cerca de 3.5 km) é constituído por duas partes perfeitamente distintas, mas igualmente lindas: um trilho, aqui e ali mal definido, mas sinalizado, bastante acidentado e íngreme e um caminho florestal magnificamente enquadrado por uma mata, não muito densa, de pequenos teixos (?). Chegados ao estradão (fim da subida), rolamos por ele até à represa/lago Cardena (troço com cerca de 3,5 km, plano mas algo monótono). A partir daqui até ao fim do percurso foram apenas mais 5 km também eles plenos de “suspense”, panorâmicas magníficas, beleza, esforço e adrenalina - descemos ao longo dos rios Cardena e Segundera pela senda de los Cañones Cardena y Segundera.
4. Em síntese, diríamos que que se trata de um percurso difícil, variado e deslumbrante que, no verão, merece ser executado nas calmas com tempo para tomar banho em alguns dos poços “cobiçados” do alto dos rochedos e que, em tempo de chuva, deve ser executado com muita precaução.
5. Alertas:
• O percurso, acessível a qualquer praticante habitual de pedestrianismo, é quase todo ele bastante exigente técnica e fisicamente. Em dias de chuva, todo o cuidado é pouco.
• Tem uma passagem do rio Tera a vau (km 4.1) que, com o caudal elevado, pode tornar-se complicada.

Outros percursos na zona:

Rio Cardena

Miradouro

Rio Segundera

Travessia do rio Tera a vau

Zona de teixos

Caminho florestal

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jun 22, 2023

Vi as fotos e deu para perceber que este será um trilho fabuloso, com passagem por locais paradisíacos!! Já guardei para uma oportunidade. Obrigado pela partilha, João Quina! Abraço.

• Photo of kona2009
    kona2009 Aug 19, 2023

Grazie mille per il percorso registrato. Mi ha permesso di scoprire la bellezza del parco.

👍👏👏ottimo tosto al punto giusto