Parque Nacional Gran Paradiso (Albergue Gran Paradiso - Refugio Savoia)

Photo ofParque Nacional Gran Paradiso (Albergue Gran Paradiso - Refugio Savoia) Photo ofParque Nacional Gran Paradiso (Albergue Gran Paradiso - Refugio Savoia) Photo ofParque Nacional Gran Paradiso (Albergue Gran Paradiso - Refugio Savoia)

December 3, 2018
June 2018

near Maisonasse, Valle d’Aosta (Italia)

Viewed 1993 times, downloaded 78 times

Terceiro trilho nas imediações do Vale de Aosta.
O Vale de Aosta é um local mágico, cheio de emoções e alta montanha! Existe um número ilimitado de percursos e locais para visitar que não deixam ninguém indiferente.
Destaco os locais magníficos por onde passamos ao longo de 5 dias: Parque Nacional Gran Paradiso, Courmayeur, Punta Helbronner (teleférico), Breuil-Cervinia, Col du Grand-Saint-Bernard, Chamonix e Mer de Glace (em França).
Felizmente tivemos sempre uns excelentes dias de sol e calor. Foram sem duvida os melhores dias de montanha vividos até então. Aqui estamos numa outra dimensão :)

Na ultima caminhada fomos conhecer o Parque Nacional Gran Paradiso, não podia ser de outra forma!
Estacionamos no parque de estacionamento do albergue Gran Paradiso e daqui partimos até ao Refugio Savoia.
O inicio faz-se por um caminho de bosque lindíssimo, onde passamos por uma cascata, e subindo sempre chegamos à Cruz Dell'Arolley. Aqui temos uma excelente panorâmica sobre os cumes mais altos do parque.
Seguimos caminho até que encontramos uma passagem que não arriscamos fazer. A ponte estava partida e não era de todo prudente tentar passar. Embora nas fotos não pareça tão dificil, lá no terreno não era assim. A corrente do rio era muito forte e a ponte não estava nada segura.
Voltamos um pouco atrás e seguimos caminho pelo vale, onde o rio serpenteava. Este vale tinha muita água, tínhamos de estar sempre atentos à água, em certos sítios parecia um pântano :) Mas é um vale soberbo...
No Refúgio de Savoia aproveitamos para lanchar em frente ao Lago Nivolet. Tinha muita gente por aqui, uma vez que havia estrada asfaltada até este ponto.
O caminho de regresso foi feito pelo lado esquerdo do vale, a uma altitude mais elevada. E foi uma excelente alternativa para não termos de ir novamente pelo vale. É um extraordinário caminho onde temos outra perspectiva da dimensão do vale. Brutal! Depois descemos a encosta para voltar ao vale. Na descida vemos o caminho que ía dar à ponte que se encontrava partida, e um outro à direita que nos levava a passar o rio por outra ponte (esta em condições). Antes de atravessar a ponte passamos por umas casas, talvez de pastores...
Depois foi descer até ao ponto de partida.

É um percurso que não deixa ninguém indiferente, onde podemos ver e respirar um pouco do Parque Gran Paradiso e estar rodeado de alta montanha.

Data: 2018-06-23
Hora Inicio: 09h25m
Hora Fim: 15h06m
Tempo em movimento: 4h04m
Tempo parado: 1h36m

Trilho 1: Circular Breuil-Cervinia
Trilho 2: Courmayeur (Pre de Pascal - Lago Checrouit)
Trilho 3: Parque Nacional Gran Paradiso (Albergue Gran Paradiso - Refugio Savoia)