Parque Nacional El Cocuy: Púlpito del Diablo

Photo ofParque Nacional El Cocuy: Púlpito del Diablo Photo ofParque Nacional El Cocuy: Púlpito del Diablo Photo ofParque Nacional El Cocuy: Púlpito del Diablo

June 22, 2020
March 2018

near La Cueva, Boyacá (Republic of Colombia)

Relato Completo em: Trekking em El Cocuy, o lugar mais bonito da Colômbia

A trilha começa no Posto de Controle El Mirador, situado a 40 mionutos de jipe da vila de El Cocuy, a cerca de 4.000 metros sobre o nível do mar.

A primeira metade da trilha é razoavelmente plana e não apresenta grandes panoramas, até que se chega numa lagoa que está dentro do vale do Rio Lagunillas. A partir deste ponto, é só subida incessante.

E é mais ou menos por aqui que o páramo começa a dar as caras. Eu adoro os frailejones, uma plantinha bem típica deste ecossistema.

Após passar pelo mar de frailejones, a inclinação da trilha dá uma aumentada e em alguns minutos já é possível ter lindas vistas do vale que estávamos subindo.

Depois do mirante, vem a parte mais difícil deste dia. O caminho segue por alternância entre trilha muito inclinada com escalaminhada sobre rochas. É o momento que mais se sente o desgaste em função do ar rarefeito e, por isso, é essencial caminhar bem devagar.

Após conquistar este trecho, inicia uma porção que é um lajedo imenso de rocha. Neste ponto, o frio aumenta intensamente, pois é uma zona mais exposta e, portanto, os ventos sopram com muita velocidade.

E a última parte do trekking permanece sobre esta laje inclinada de rocha até alcançar o glaciar do Pico Pan de Azúcar. Este mirante fica situado aproximadamente no nível 4.800 sobre o nível do mar.

Infelizmente, tivemos azar com o tempo neste dia. Pairava sobre nós uma nuvem que não permitiu que víssemos nem o topo do Nevado Pan de Azúcar e nem o paredão rochoso que é o Púlpito del Diablo.

E descemos pelo mesmo caminho, desta vez num ritmo bem mais acelerado, obviamente.

Ao retornar ao posto de controle, nosso carro estava nos esperando e, então, nos deslocamos para a Hacienda La Esperanza. A fazenda é muito agradável e bem estruturada.

Tomamos um chazinho quente, passamos boas horas conversando sobre a vida e sobre a trilha, jantamos e fomos dormir.