Photo of[Parque Nacional da Serra Geral] Tigre Preto / Interior do Canion Fortaleza 31/12/2021 Photo of[Parque Nacional da Serra Geral] Tigre Preto / Interior do Canion Fortaleza 31/12/2021 Photo of[Parque Nacional da Serra Geral] Tigre Preto / Interior do Canion Fortaleza 31/12/2021

Experts only
56 minutes
December 31, 2021
December 2021

near Pedra, Santa Catarina (Brazil)

Trilha pelo Parque Nacional: Serra Geral SC, um parque nacional que fica ao lado de Aparados da Serra na divisa entre RS e SC. Por Cambará do Sul RS é possível ver a borda dos canions e por Praia Grande e Jacinto Machado SC o interior dos rios que formam os canions. Este é um dos 74 parques nacionais brasileiros (https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_da_Serra_Geral)
Marcação de distância do Garmin: 9,72km ida e volta
Principal atrativo: a trilha em si é um atrativo, um aquatrekking que sobre o rio, com pontos de água até a cintura; não achamos possível chegar até a cachoeira Tigre Preto em um dia e tampouco vimos pontos de camping (além de não ser permitido).
Guia: obrigatório conforme indicado pelo site do parque nacional, mas não encontramos alguém disponível para a data e fomos sozinhos; a navegação pela trilha em si é simples, basta subir o rio dentro dele mesmo. No entanto, além de risco de se perder, importante ter ciência que há mais riscos por tratar-se de um canion que pode encher rapidamente com água. Informe-se bem sobre o tempo e leve em consideração que as chuvas podem ser morro acima.
Cobrança de entrada: não há
Acesso: por uma estrada de terra que sai da cidade de Jacinto Machado SC
Condições do acesso: estrada de terra que não requer 4x4
Estacionamento: não há estacionamento, há uma casa antiga e aparentemente abandonada onde deixamos nosso carro.
Sol/Sombra: maior parte na sombra, sol nas travessias do rio
Subidas/Descidas: é uma subida constante, com diversos pontos de pedras que precisam ser escalaminhadas
Água/Rios/Cachoeiras: trilha ao longo do curso do rio, com diversas travessias com água até o cintura; recomendamos ir com calçado que vai molhar, não há opção de tirar o calçado a cada travessia, 100% na água
Condições: não há trilha, é um rio a ser subido. É uma trilha em que as mãos precisam estar livres e ajudam no impulso, mas é importante olhar bem onde a mão será colocada.
Animais: avistamos diversas cobras d'água, muitas teias e aranhas, além de lagartas.

Saiba mais sobre os Parques Nacionais brasileiros no nosso perfil no Instagram @entreparquesbr e em nosso blog: https://entreparquesbr.com.br/parques/
Pratique o uso público em nossas unidades de conservação de forma consciente. Não faça fogueiras, não retire nada das trilhas, não leve nada embora, não ande fora das trilhas para não prejudicar o meio ambiente.
Veja dicas sobre trilhas em nosso canal do YouTube: https://youtu.be/A0HRn2-6v-Q