[Parque Nacional da Serra Geral] Interior do Canion Churriado 01/01/2022

Photo of[Parque Nacional da Serra Geral] Interior do Canion Churriado 01/01/2022 Photo of[Parque Nacional da Serra Geral] Interior do Canion Churriado 01/01/2022 Photo of[Parque Nacional da Serra Geral] Interior do Canion Churriado 01/01/2022

46 minutes
January 1, 2022
January 2022

near Vila Rosa, Santa Catarina (Brazil)

Trilha pelo Parque Nacional: Serra Geral SC, um parque nacional que fica ao lado de Aparados da Serra na divisa entre RS e SC. Por Cambará do Sul RS é possível ver a borda dos canions e por Praia Grande e Jacinto Machado SC o interior dos rios que formam os canions. Este é um dos 74 parques nacionais brasileiros (https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_da_Serra_Geral)
Marcação de distância do Garmin: 5,13km ida e volta
Apesar de ser uma trilha do parque nacional, não está na área concedida à Urbia. Os acessos antigos foram fechados por propriedades privadas que vendem o atrativo com exclusividade a seus hóspedes. Conseguimos entrar porque trata-se de uma subida de rio e acessamos o mesmo por uma ponte.
Principal atrativo: a trilha em si é um atrativo, um aquatrekking que alterna entre o rio e a trilha, é proveitoso de fazer e não há local certo de chegada; a cada 200metros há um local onde você pode parar para ficar.
Guia: não obrigatório. No entanto, trata-se de uma trilha por um rio, sujeita a trombas d'água, importante ter ciência que há mais riscos além de se perder (pouco provável) ou escorregar nas pedras.
Cobrança de entrada: não há
Acesso: por uma estrada de terra que sai da cidade de Praia Grande SC
Condições do acesso: são uns 25 minutos de carro por estradas de terra, sem necessidade de 4x4
Estacionamento: não há estacionamento oficial, paramos em uma estradinha ao lado de uma ponte por onde acessamos o rio
Sol/Sombra: maior parte no sol
Subidas/Descidas: é uma subida constante, mas amena
Água/Rios/Cachoeiras: trilha ao longo do curso do rio, com diversas travessias com água até a canela; recomendamos ir com calçado que vai molhar, não há opção de tirar o calçado a cada travessia
Condições: Não há trilha. Na dúvida, suba o rio.
Animais: avistamos algumas aranhas

Saiba mais sobre os Parques Nacionais brasileiros no nosso perfil no Instagram @entreparquesbr e em nosso blog: https://entreparquesbr.com.br/parques/
Pratique o uso público em nossas unidades de conservação de forma consciente. Não faça fogueiras, não retire nada das trilhas, não leve nada embora, não ande fora das trilhas para não prejudicar o meio ambiente.
Veja dicas sobre trilhas em nosso canal do YouTube: https://youtu.be/A0HRn2-6v-Q