Parque Lage - Cachoeira dos Primatas (#19 e #18 Transcarioca)

Photo ofParque Lage - Cachoeira dos Primatas (#19 e #18 Transcarioca) Photo ofParque Lage - Cachoeira dos Primatas (#19 e #18 Transcarioca) Photo ofParque Lage - Cachoeira dos Primatas (#19 e #18 Transcarioca)

June 8, 2022
June 2022

near Lagoa, Rio de Janeiro (Brazil)

Percurso feito pela segunda vez. Na primeira, apenas o #19 até o Cristo. Inicia dentro do parque Lage (#19), à direita e para tras do palacete. Será necessário identificação em guarita logo na entrada da trilha. Essa guarita sera acessada por uma estreita estrada de paralelepidedos que corre nos fundos do parque. Trilha bem cansativa até a bifurcação com para o Cristo, pois é subida o tempo todo. Trecho técnico longo de escalaminhada em raizes e depois grampos na rocha. O trecho inicial até o Cristo é curto, porem intenso. Desaconselhado para pessoas idosas destreinadas; individuos obesos, e sedentários... Definitivamente não é como um passeio entre as árvores.. Mais informações nas bandeirinhas e na trilha passada ( Parque Lage - Cristo #19 ).

Quem decidir subir até o Cristo de trenzinho, e depois descer para cachoeira dos Primatas (#18), ai sim, terá uma longa descida bem marcada e suave, sem trechos técnicos. A primeira saida deixará vc no alto do jardim botanico (acesso para rua lopes quinta, final do trecho #17, inicio do #18 primatas), e a proxima, para estrada dona Castorina, início do #17, que ja fiz parcialmente ao final de uma travessia partindo do alto da Boa Vista (trechos #14, #15 e #16 e parcial #17).

Essa placa fica logo ao lado direito da guarita de identificação. São 3,8km até o Corcovado, 6,9km até cachoeira dos primatas...

Aqui da pra vc sentar, mandar mensagem pra alguem, comer, etc,,, Parei exatos 10 minutos, retomando as 11:14. OS BASTÕES DE CAMINHADA FIZERAM MUITA DIFERENÇA. Na vez passada , a foto mais proxima da guarita, a gruta do parque, foi as 14:21... tendo chegado a esta mesma clareira as 15:10. Foram 47 minutos agora, contra 59. Sendo que ainda parei pra tirar a camisa e prender na mochila. Embora 12 minutos não pareçam muito, isso garantiria que ao longo da trilha, eu não teria fadiga... Levei minha mochila preta de ataque, que costuma estar entre 4 a 5 kg (anorak, poncho, blusa manga comprida, 2 pacotes banana passa, 100 salame, 750ml de agua, powerbank, cell, estijo de socorros),

,,,sim, falei dela na trilha passada. Usei os bastoes na regulagem minima e subi meio tipo inseto... (rs...) Levei 6 minutos!! Muito mais agil e rapido que na vez passada, quando eu me perguntava se nao deveria voltar dali mesmo, kkkk

Baixa exposição, mas da pra rolar e se quebrar.... Duas mãos e um pé, ou dois pés e uma mão, SEMPRE devem estar em contato com a rocha/grampos durante a subida

.. pouco apos os ganchos, a direção final a seguir fica a esquerda, independente de como vc contornar o obstaculo.

Photo ofa direita trilhos e Corcovado, esquerda Paineiras e Primatas 11:39 Photo ofa direita trilhos e Corcovado, esquerda Paineiras e Primatas 11:39

a direita trilhos e Corcovado, esquerda Paineiras e Primatas 11:39

,, na vez passada cheguei aqui as 15:38. Calculando inicio da trilha as 14:21 na foto da gruta, se foram então uma hora e 17 minutos... Agora 10:24 pra 11:39. uma hora e 15 minutos. A diferença no tempo é insignificante, mas a percepção de esforço muito menor! Na vez passada tambem não parei 10 minutos na clareira, que eu lembre...

Photo ofFigueira 500m, Primatas 3.4km - Paineiras a direita - 11:56 Photo ofFigueira 500m, Primatas 3.4km - Paineiras a direita - 11:56

Figueira 500m, Primatas 3.4km - Paineiras a direita - 11:56

PictographTree Altitude 1,275 ft

Figueira centenária - 12:07

linda!

Photo ofVale do Cabeça ? - primeira indicação de SAÍDA a 2,5km. Primatas 1,7km - 12:37 Photo ofVale do Cabeça ? - primeira indicação de SAÍDA a 2,5km. Primatas 1,7km - 12:37 Photo ofVale do Cabeça ? - primeira indicação de SAÍDA a 2,5km. Primatas 1,7km - 12:37

Vale do Cabeça ? - primeira indicação de SAÍDA a 2,5km. Primatas 1,7km - 12:37

... a saida será para um largo asfaltado com unico acesso de descida para rua Lopes Quinta. É no alto do bairro Jardim Botanico. Havia polícia de ronda em carro, e moto ronda segurança particular (ja estou adiantando..)

Vc esta a 2,7km da saida nas paineiras e 3,8km do Corcovado

PictographCave Altitude 419 ft

placa - cachoeira a 300 metros/6 minutos - 13:22

PictographWaterfall Altitude 762 ft
Photo ofCachoeira dos PRIMATAS - SAIDA a 800m - 13:33 Photo ofCachoeira dos PRIMATAS - SAIDA a 800m - 13:33 Photo ofCachoeira dos PRIMATAS - SAIDA a 800m - 13:33

Cachoeira dos PRIMATAS - SAIDA a 800m - 13:33

PictographCave Altitude 704 ft

Photo ofSAIDA a 450m a esquerda - ou Cachoeiras da Gruta e Jequitibá a direita - 13:46 Photo ofSAIDA a 450m a esquerda - ou Cachoeiras da Gruta e Jequitibá a direita - 13:46 Photo ofSAIDA a 450m a esquerda - ou Cachoeiras da Gruta e Jequitibá a direita - 13:46

SAIDA a 450m a esquerda - ou Cachoeiras da Gruta e Jequitibá a direita - 13:46

Agora em junho de 2022, há uma setinha branca no tronco a direita, que acabei cortando um pedaço na foto. O caminho de saida não tem uma trilha tão bem marcada no solo, e nem pela transcarioca. São muitas pedras grandes de um lado pro outro, e vc pode se confundir. Caso isso ocorra, sempre volte ate o ultimo ponto em que vc marcou alguma referencia visual, e refaça o trajeto em outra direção para frente.

Photo ofFIM - largo asfaltado - Alto do bairro Jd Botanico - acesso a rua Lopes Quinta - FIM-14:03 Photo ofFIM - largo asfaltado - Alto do bairro Jd Botanico - acesso a rua Lopes Quinta - FIM-14:03 Photo ofFIM - largo asfaltado - Alto do bairro Jd Botanico - acesso a rua Lopes Quinta - FIM-14:03

aqui é o fim do trecho #17 da Transcarioca, que se inicia na estrada Dona Castorina, e é o início do #18

• Photo of leymir
    leymir Jun 10, 2022

Muito bem registrada, vai facilitar muito seguir.

Interessante tbm os comentários sobre os bastões.