Parque Lage a Alto da Boa Vista via Paineiras

Photo ofParque Lage a Alto da Boa Vista via Paineiras Photo ofParque Lage a Alto da Boa Vista via Paineiras Photo ofParque Lage a Alto da Boa Vista via Paineiras

February 18, 2016
February 2016

near Jardim Botanico, Rio de Janeiro (Brazil)

A caminhada começa com uma trilha em terra a partir do Parque Lage. A trilha é inicialmente bastante simples, até o terceiro cruzamento com o rio. A partir daí a trilha fica bem íngreme. Em um ponto há até mesmo uma corrente de ferro para ajudar a subir uma rocha. Alguns trechos devem ser bem escorregadios, se molhados. Logo após o final da subida há uma bifurcação para o Corcovado à direita. Seria possível sair para encontrar o asfalto a partir daí, mas é melhor continuar à esquerda, seguindo um pouco mais, até o momento em que a trilha começa a descer em zigue-zague. Neste ponto, uma subida curta à direita leva à Estrada de Ferro do Corcovado. Atravessando a Estrada de Ferro, logo se encontra uma saída para o asfalto.

Desce-se pelo asfalto até encontrar com a Estrada das Paineiras e o Hotel das Paineiras, em um ponto onde os turistas se aglomeram para embarcar nas vans para o Corcovado. A partir do Hotel das Paineiras o caminho segue pelo asfalto por um trecho fechado nos fins de semana até encontrar a bifurcação para o Sumaré. Este trecho é bastante agradável, razoavelmente plano, tem vários pontos de água para refrescar (não há sinalização alguma de que a água seja potável!), áreas com aparelhos para exercícios e uma área de escalada onde é possível fixar a corda de cima. Há também várias aberturas que permitem vistas para a Zona Sul da cidade, desde Botafogo até a Pedra da Gávea.

A partir do encontro com a Estrada do Sumaré, a estrada começa a descer em direção à Praça Afonso Vizeu no Alto da Boa Vista. Logo, em uma curva, se encontra o início da trilha para o Morro do Queimado, sem sinalização. Passa-se depois por um mirante com uma boa vista para a Zona Norte da cidade. E por fim, praticamente na saída do parque se encontra uma escada em madeira com uma sinalização para o Mirante da Freira. É possível também subir para o Morro do Queimado a partir daí, seguindo a Trilha Transcarioca.

Bifurcação Alto da Boa Vista Sumaré

Mirante Redentor

Saída para a Estrada do Corcovado

PictographSports facility Altitude 1,642 ft

Área de escalada e de exercícos