Parque Estadual da Serra das Caldas Novas

Photo ofParque Estadual da Serra das Caldas Novas Photo ofParque Estadual da Serra das Caldas Novas Photo ofParque Estadual da Serra das Caldas Novas

54 minutes
February 3, 2024
February 2024

near Caldas Novas, Goiás (Brazil)

Parque Estadual da Serra das Caldas Novas possui 122km² de área e por volta de 40 cachoeiras mapeadas. Há até ponto de escalada e uma vasta variedade de atrativos, porém muitos ainda em processo de demarcação e nem sempre incentivados a depender de quem estiver na Portaria.

Na sede, que é muito bem estruturada, tem bebedouro e banheiro, além de um Museu de animais empalhados do Cerrado, que vale muito a visita.

As trilhas propostas na entrada do Parque dão acesso a 3 cachoeiras: Cascatinha, da Confusão e Paredão.

Cascatinha com 500m de distância, o trecho, e as outras duas com aproximadamente 1km cada uma, tendo como referência de saída a sede do Parque.

Há também alguns mirantes pelo caminho que permitem visualizar a cidade de Caldas Novas vista de cima, além de um lindo Cerrado.

As trilhas possuem boa demarcação, necessária atenção aos pontos de intersecção para não errar o caminho. Há alguns pontos de considerável subida, com ganho máximo de 100m ao longo de toda a trilha.

Nessa trilha fizemos a Cachoeira da Confusão e depois a Cachoeira do Paredão, o que foi uma boa escolha pelo caminho, e porque a do Paredão é muito bonita com poço interessante para mergulho.

Os córregos que abastecem as cachoeiras são sazonais, portanto no período de seca no Cerrado (normalmente entre abril/maio e outubro/novembro) pode correr o risco de pegar pouquíssima vazão de água.

Atravessar a ponte pela esquerda