Parque da Comenda a Serra São Luis

January 21, 2017
January 2017

near Outão, Setúbal (Portugal)

O Percurso começa no Parque da Comenda(1) seguindo direcção para Setúbal avistando o Bairro do viso e Casal de Figueiras passando pelo Grelhal rumo a Capela São Luís da Serra subindo depois ao posto de vigia florestal da Serra de S.Luis (Palmela) tomando rumo a Aldeia Grande passando pela Capela de São Pedro de Alcube(2) voltando novamente em direcção a Comenda passando pela Quinta do Esteval.

1-Resumo Historico Parque da Comenda

Junto à foz da Ribeira da Comenda,(Outão,Setubal - Seguindo pela E.N. 379.1-N 38º30’31” ; W 8º55’23” ) encontra-se o Parque da Comenda bem arborizado, com bons acessos, parque de estacionamento, assadores, água e locais para depositar lixo ,e um imóvel A Casa da Quinta da Comenda, popularmente mais conhecida como Palácio da Comenda,é uma das primeiras obras de Raul Lino, considerado um dos mais emblemáticos arquitectos portugueses do século XX, construída num local de paradisíaca paisagem, onde o rio Sado entra na Serra da Arrábida. Completamente isolado, o edifício confina com a praia e a floresta, na dupla protecção do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.
A casa, concebida para veraneio, foi encomendada ao arquitecto português pelo conde Abel Henri Armand, aristocrata francês, e edificada numa vasta quinta que havia constituído a Comenda de Mouguelas, propriedade da Ordem de Santiago.

Segundo o município sadino, a história da construção neste local começou no período romano, com um complexo industrial de salga de peixe, passou por uma torre de vigia medieval, que, no século XVII, dá origem à plataforma de S. João da Ajuda. É precisamente sobre esta plataforma abaluartada que, no século XIX, é construída uma primeira casa de habitação, que existia no local quando Abel Henri Armand, ministro de França em Lisboa, compra a propriedade, no dia 9 de Março de 1872, por cinco contos de reis. Uma vez que a construção existente não possuía as condições necessárias para uma adequada estância de veraneio, Armand decide construir o actual palácio.

Conta a história que o aristocrata francês fez uma curiosa exigência ao então jovem arquitecto Raul Lino, quando lhe atribuiu o trabalho: que antes de iniciar o projecto gozasse de uma noite de luar no sítio onde planeava implantar a casa, como forma de melhor apreender o espírito do local para conceber um projecto em harmonia com a luxuriante paisagem.

Nos anos 80, a quinta foi adquirida pelo empresário do sector imobiliário António Xavier de Lima, e, após a morte deste, ficou ao abandono, exposta à degradação e ao vandalismo.

Abrigo da viúva de Kennedy
Entre as várias personalidades da aristocracia e da política que passaram pelo Palácio da Comenda a convite dos condes D’Armand, a mais conhecida é a viúva de John F. Kennedy, 35.º presidente dos Estados Unidos da América. Após o assassinato do marido, em 1963, Jacqueline Kennedy e os filhos recolheram-se na casa dos amigos franceses, procurando abrigo e conforto para a dor na paz única da Arrábida.

2- Capela de São Pedro de Alcube
Esta situada na Aldeia Grande, é anterior ao ano de 1596. Pertenceu à freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, tendo sido, com a extinção desta, integrada na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.

Photo ofPosto Vigia Florestal Serra São Luís ( Antena ) Photo ofPosto Vigia Florestal Serra São Luís ( Antena ) Photo ofPosto Vigia Florestal Serra São Luís ( Antena )

Posto Vigia Florestal Serra São Luís ( Antena )

Portao

A Saída encontra-se a direita do Portão passando por uma vedação que se encontra derrubada

PictographReligious site Altitude 125 ft

A Capela de São Pedro de Alcube

A Capela de São Pedro de Alcube está na Aldeia Grande. A capela é anterior ao ano de 1596. Pertenceu à freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, tendo sido, com a extinção desta, integrada na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada. O terramoto de 1755 arruinou a igreja paroquial da freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, a capela de São Pedro de Alcube foi igreja paroquial desta freguesia nos anos de 1755 e 1756. Foi prior desta capela e freguesia, nos anos de 1655 e 1656, o padre António da Costa Cordovil, freire conventual da Ordem de Santiago, doutor em Teologia, autor de sermões notáveis, falecido em 1679 no Convento da Arrábida. Todos os anos ali se realizam as festas de S. Pedro de Alcube - Aldeia Grande, que coincidem com os festejos dos Santos Populares (São Pedro).

Curso de água

Pequeno curso de agua a Sul da Quinta do Esteval

• Photo of marcel.molle
    marcel.molle Aug 3, 2019

De afdaling na de top is echt alleen voor gevorderden met goede schoenen.

• Tigian57 Feb 23, 2022

nice hike but,

Warning: the Comenda property as been bought and the new owner has fenced a lot of this hike, it is still doable if you jump the fence around 5/6 times since you enter and get out of it, but since it passes near the house that is being currently built it can generate some friction.
    Also when you cross the road around the 13km mark this trail guides into a private house it's better if you just keep on walking the same road and go around the Aldeia Grande village and then rejoin the trail that owner was very helpful but might get annoyed if a lot of people just start entering his lot.