PARDELHAS/PLANALTO DA CRUZ DAS MOÇAS/PARDELHAS - MONDIM DE BASTO

Photo ofPARDELHAS/PLANALTO DA CRUZ DAS MOÇAS/PARDELHAS - MONDIM DE BASTO Photo ofPARDELHAS/PLANALTO DA CRUZ DAS MOÇAS/PARDELHAS - MONDIM DE BASTO Photo ofPARDELHAS/PLANALTO DA CRUZ DAS MOÇAS/PARDELHAS - MONDIM DE BASTO

3 hours one minute
April 15, 2023
April 2023

near Pardelhas, Vila Real (Portugal)

Circular,cerca de 12,5 km,marcações de Trail e marcações antigas PR 5 MDB -" Trilho das Silhas de Pardelhas ", um pouco do PR8 MDB ,e muito pouco de pé posto ,caminhos limpos e bons,trilho moderado/difícil,não pela distância percorrida,mas pela subida com acentuada inclinação. Inicio/fim ( Opcional) na igreja de Pardelhas. DESCRIÇÃO DO PERCURSO REALIZADO: Iniciei o percurso no largo por baixo da igreja de Pardelhas, com amplo estacionamento. Feito no sentido dos ponteiros do relógio, percorrendo a povoação,e seguindo as marcações do ULTRA TRAIL MARÃO 2023,em cerca de 6 km até ao Planalto da Cruz das Moças. Depois de visitar alguns ruas da povoação e os ditos' Canastros "que são os espigueiros alinhados ,o percurso segue serra acima,passando por uma pequena levada,paisagens das serras,e não subindo muito. Depois do atravessando da estrada em asfalto, entra num bonito bosque com árvores centenárias e onde predomina a verdura. Entra depois em zona descoberta sempre com paisagens espectaculares, a vertente da frente onde se observa ao longe a floração da urze e da carqueja . Por volta do km 4 uma grande subida, e extensão também grande ,onde se processa devagar e com cuidado. Com humildade ou chuva todo o cuidado porque ficam as escarpas muito escorregadias. Com o calor este percurso, não tem muita sombra,é bastante descoberto. Depois da grande subida,chega-se ao Planalto, atravessando a estrada em asfalto de acesso a Campanhó ,e logo e com facilidade se chega ao Planalto da Cruz das Moças. Apartir daqui segui as marcação do PR 8 MDB em cerca de 1 km e pouco. Ao chegar novamente à estrada em asfalto de acesso a Campanhó, atravessei a mesma e um poco de pé posto até chegar novamente ao trilho do (UTM2023).Aqui pode-se evitar este pouco de pé posto, é só seguir o PR 8 e mais abaixo junto a um grande barracão pegar no caminho do Trail. Embora a vegetação não seja densa o caminho está limpo devido ao Trilho do Trail ter sido realizado à bem pouco. Agora sempre a descer é aqui que neste mês a paisagem é excelente, tudo florido . Panorama sobre as Silhas de Requeixo e e do Pinchadouro do e do Toutiço,que são muros com Apiários Antes da ponte de Rossas sobre o rio o Trilho de Trail segue para a esquerda e em frente seguindo o antigo trilho das Silhas de Pardelhas, onde lá vão aparecendo algumas marcações. Há vários portões a tapar o caminho para o gado,é passar e deixar tudo igual. Apartir do atravessando do rio entra-se numa verdura espectacular pelo vale abaixo até chegar à povoação onde teve o início do percurso. Antes da chegada à igreja na rua da igreja existe um Cruzeiro do Senhor dos Aflitos do século 18 situado no plano elevado em relação ao caminho protegido por um alpendre com telhado assente sobre 4 colunas. Este percurso aconselho que seja feito em Abril/Maio ,para poder ver o bonito cenário em floração da Urze e da Carqueja,e pela manhã cedo,para evitar o calor.

Casa tipica de Pardelhas

PictographReligious site Altitude 1,722 ft

Local religioso

Igreja de São João Baptista

Espigueiros e casas

Povoação, as casas

Vistas sobre a aldeia

Panorama sobre Pardelhas

Vistas de cima para a Povoação e pormenor caminho e levada

Levada e pequena cascata

Pormenor caminho

Pormenor caminho e paisagens

Colorido e pormenor caminho

Paisagens

Interseção

Estrada em asfalto, linha de água e entrada no bosque

Bosque co arvores centenárias

Verdura e caminho

Caminho e paisagens

Linha de água e paisagens, pequena levada

Linha de água e subida encosta acima muitíssimo acentuada

Fim da subida,panorama

Pormenor caminho, muito cascanho

Planalto

Interseção

Estrada em asfalto, atravessando, paisagens

Planalto da cruz das Moças

Aldeia de Campanhó

Vistas de Pardelhas

Ao cimo monte Farinha ( Nossa Senhora da Graça) .e pormenor caminho

Pormenor caminho, é carreiros pé posto

Intersecção com caminho do utm ( trilho do traill Marâo 2023 ,limpo

Paisagens

Panorama das paisagens e caminho e toutiço

Silha do Toutiço e paisagens

Corte do gado ,pormenor caminho e ponte sobre Chão do Rosso

null

Pequena queda de água, moinho em ruínas

Queda de água, moinho em ruinas