Photo ofParaty Coriscão RJ x Ubatumirim Ubatuba SP - TRILHA DA LINHA DO TELÉGRAFO e Marco divisa 04 Photo ofParaty Coriscão RJ x Ubatumirim Ubatuba SP - TRILHA DA LINHA DO TELÉGRAFO e Marco divisa 04 Photo ofParaty Coriscão RJ x Ubatumirim Ubatuba SP - TRILHA DA LINHA DO TELÉGRAFO e Marco divisa 04

January 29, 2018
January 2018

near Paraty, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminho que ligava Paraty até Ubatumirim, onde esse trilho foi bastante usado para puxar bananas para ser vendidas em Paraty e produtos de Paraty para lá. Também é por esse caminho que passava a antiga linha telegráfica que ia para São Paulo passando por Ubatuba.Nesse caminho, lá na divisa Rio de Janeiro - São Paulo, encontra-se o marco divisa número 04 datado de 1957. O caminho original está se perdendo por falta de uso e está se tornando uma picada. A marcação, começa depois do rio onde pegamos um caminho mais limpo e desviamos um pouco da rota original,mas voltamos para ela lá onde está marcando o primeiro poste encontrado(vestígios dele). Para quem vai de ônibus, pegar no centro de Paraty o ônibus que vai para o Coriscão e descer no ponto final, e ir caminhado por quase 2,5km passando por um riozinho e acompanhando a estrada e no final dela tem a última casa e depois anda mais um pouco até atravessar uma ponte de madeira sobre o Rio Corisco. Daí em diante virar para esquerda e vai passar ao lado de uma casa grande de madeira e depois,só seguir a marcação do tracklog. Esses é um caminho muito difícil sem GPS e não tentem fazer sem,pois é impossível fazer a travessia sem esse tracklog. É uma trilha de orientação difícil e nível de dificuldade física pesada. Não é indicada para iniciantes e pessoas que não estão acostumadas com adversidades da natureza por ser um caminho quase que esquecido, ele não é como as trilhas e travessias conhecidas. Essa é uma travessia para amantes da natureza e aventureiros com experiência.

O caminho original é virando para esquerda, mas como estava muito fechado e não dava para perder tempo,nós, fomos pelo outro caminho que é utilizado pelo Isaltino e seus irmãos ate a casa dele. O caminho original, vai se encontrar lá na casa dele com esse atalho e lá tem o resto de um dos postes do telégrafo.

desse ponto em diante, caminho tradicional do telégrafo é seguindo em frente,porém,nessa travessia do coriscão, existe outro caminho do outro lado do rio corisco depois lá da última casa antes da ponte que se usar ele, depois tem que atravessa o rio corisco com água nas pernas, segue a trilha encontra com esse ponto do laguinho com pés de banana. Para quem vem do caminho do outro lado do rio, antes de chegar nesse ponto pega a esquerda e segue o tracklog. Para quem vem do lado direito do rio para quem olha para serra, nesse ponto pegar para esquerda que foi o caminho feito por está mais limpo do outro lado do rio. Obs o caminho original por onde passa o telegrafo é em frente e vai cruzar o rio também mais para frente só que o caminho está fechado,por isso usamos a o outro caminho,mas depois do rio subindo o morro, a gente encontra ele novamente.

nessa area é que aquela trilha limpa lá no laguinho da bananeira ia sair se a gente tivesse seguido em frente,mas como essa parte está muito fechada, optei pelo caminho da esquerda lá no laguinho e depois de atravessar o rio, saímos aqui.

ponto onde os dois caminhos se encontram, o da linha do telégrafo e essa picada que achamos. o caminho largo do telégrafo, está com muito mato e ele é em zigue zague e está um pouco fechado.

De acordo com um morador antigo que nasceu no corisco e diz que as terras da família dele vai até o marco da divisa,ele diz que essa região é conhecido por esse nome.

Marco de divisa Rio de Janeiro x São Paulo pelo caminho antigo que ligava Paraty até Ubatumirim. Lugar bom para parada cara descansar e se preparar para continuar a caminhada. Próximo dele, restos de um dos postes do telégrafo

depois dessa árvore, tem uma pedra grande e parece que tinha um caminho ali, mas é para o lado direito se a trilha estiver fechada de novo

nesse ponto, a gente se confundiu só de olho porquê a trilha tem duas picadas,mas ao olhar a posição da praia pelo GPS, pegamos a do lado direito e reencontramos o caminho

PictographPhoto Altitude -49 ft

Depois de atravessar, mais para frente, caiu uma arvore quando passamos e tentem manter o trajeto original sempre para não perder o caminho.

Um dos poucos postes encontrados nessa travessia do lado de Ubatumirim

PictographPhoto Altitude -378 ft

antes tem umas árvores gigantes cortadas que parece que foi feito canoa delas.

PictographPhoto Altitude -382 ft

PictographPhoto Altitude -471 ft

PictographPhoto Altitude -680 ft

trilha no meio do caminha avistada que dá para um poço

PictographPhoto Altitude -817 ft

PictographPhoto Altitude -1,235 ft

Bar do Fernando

PictographPhoto Altitude -1,274 ft

• Photo of GregoSilva
    GregoSilva Apr 24, 2019

Muito bacana essa trilha.. Deu uma vontade doida de fazer. Dá pra baixa o tracklog por aqui?

• Photo of Trilhas e trips
    Trilhas e trips Dec 13, 2019

Caminhada casca grossa.
    Mesmo com tracklog, não é uma trilha para qualquer um.
    Por um problema na bateria do celular, só conclui até o marco da divisa.
    Continua na minha lista.

• canabencio Feb 15, 2021

Quem topa fazer de novo?

• Photo of Samantha_Sam
    Samantha_Sam May 5, 2021

Ola, sabe informar se essa trilha tá liberada para fazer normalmente?

• Photo of Trilhas e trips
    Trilhas e trips Oct 13, 2021

Depois de quase 2 anos, retornei para essa trilha.
    Só que agora só fui com a certeza de tempo bom, sem chuvas.
    A trilha pelo lado de Paraty tá razoavelmente demarcada. Pelo que percebi são os bananeiros que estão deixando a trilha aberta.
    Dá para chegar no topo dela, onde tá o marco da divisa, sem grandes dificuldades.
    Já descendo pelo lado de Ubatuba, são vários os trechos onde a trilha some por completo.
    Arriscado demais fazê-la sem um GPS. Só com tracklog.
    Depois de ter feito a Trilha do Corisco e essa do Telégrafo, que são paralelas e quase semelhantes.
    Acho que vou atrás de outros ares.

• Photo of gvogetta
    gvogetta Jun 21, 2023

"Desenterrando" alguns projetos naquela região, me reacendeu a lembrança dessa pendência. Provável que volte à região no próximo verão varar algum mato por ali. Já fiz outros trechos da mesma e antiga "Trilha do Telégrafo" no PR e sul de SP, falta essa.