Parada de Outeiro, Portela de Fairra, São João, Pitões, Mosteiro.

Photo ofParada de Outeiro, Portela de Fairra, São João, Pitões, Mosteiro. Photo ofParada de Outeiro, Portela de Fairra, São João, Pitões, Mosteiro. Photo ofParada de Outeiro, Portela de Fairra, São João, Pitões, Mosteiro.

October 23, 2021
October 2021

near Parada, Vila Real (Portugal)

Saímos de Parada de Outeiro e fomos por um trilho marcado até ao Fojo do Lobo na Portela de Fairra, atravessamos o rio Cávado e subimos pelo estradão, nesta zona há muitas silhas de Ursos que eram utilizadas para que os ursos não chegassem às colmeias à procura de mel. Saímos do estradão à direita por um trilho na margem de uma linha de água: há trilho pelos dois lados da ribeira. Fomos até ao Fojo do do Lobo que fica por baixo da Capela de São João. Subimos a direito para a Capela aproveitando algumas mariolas que fomos encontrando. Depois das fotos da praxe neste miradouro no centro do Gerês, descemos e apanhamos um trilho marcado que vai ter acima do Castelo do Juriz. Subimos mais uma vez e depois foi fazer a ligação a Pitões, Mosteiro e no final fomos pela parte alta, novamente, até Parada de Outeiro. a última descida para a parte de cima de Parada de Outeiro é um bocado complicada, pode-se continuar em frente e fazer a última parte de trajeto pelo trilho do início. foi um trilho que gostei muito de fazer, embora seja duro: são cerca de 20 Km com mais de 1000 m de desnível positivo/negativo.