Pão de loht passando pela cachoeira.

Photo ofPão de loht passando pela cachoeira. Photo ofPão de loht passando pela cachoeira. Photo ofPão de loht passando pela cachoeira.

February 8, 2021
February 2021

near Sítio Roberto A. Pires, Paraná (Brazil)

O morro fica no município de Quatro Barras, no início da Serra do Mar paranaense. Está bem próximo do Morro do Anhangava e do lado direito do Caminho do Itupava.
Com 1.300 metros de altitude tem um vista fantástica, ocupando uma posição privilegiada, de onde se avista a capital, as baias de Paranaguá e Antonina, o Complexo Marumbi e o Morro Anhangava.
O morro recebeu o nome de Pão de Ló (ou Loth como era originalmente) por se parecer com um tradicional bolo português. Foi um ponto de parada dos tropeiros que vinham do litoral pelo Caminho do Itupava e paravam na gruta aos pés do morro para dar de beber aos animais.
O nome do morro surge oficialmente em documentos datados de 1791.
Como chegar:
A caminhada começa no posto do IAP, em Borda do Campo, no início do Caminho do Itupava. Para chegar lá a partir de Curitiba pode-se ir de carro ou utilizando o transporte público.
Se for de carro existe estacionamento no local ao custo de R$ 15,00 o período (em março de 2018).
De ônibus é bem simples. É preciso pegar um dos metropolitanos que saem do terminal do Guadalupe em Curitiba até o terminal de Quatro Barras e de lá pegar outro, cujo ponto final fica a poucos metros do posto do IAP.
A trilha
A trilha para o morro é bem tranquila. Você vai seguir uns 2,5 Km pelo Caminho do Itupava, onde tem algumas subidas longas, mas nada difícil. O Morro Pão de Ló aparece à direita do caminho e é fácil identificá-lo, devido ao formato característico. Assim que ver o morro fique atento ao lado direito da trilha, pois alguns metros adiante haverá uma bifurcação à direita que é a trilha para a subida do morro. É fácil de identificar, pois é a única trilha bastante utilizada por ali, ou seja, está bem “batida”.
A partir daí é subida, mas nada muito pesado. Apenas em uma parte do trecho existem uns três degraus ou grampos de metal numa rocha para subir, porém é bem tranquilo.
Existe uma cachoeira bem próxima ao Caminho do Itupava (trajeto indicado em amarelo na foto) que vale a pena aproveitar para visitar. Não é muito grande, mas bem simpática. O mais interessante é deixar pra ver ela na volta, aproveitando o lugar para descansar.

• Photo of maxguedes007
    maxguedes007 Sep 26, 2021

Caminhada muito tranquila, paisagens lindas!

• Photo of Rodrigo Kersten
    Rodrigo Kersten Nov 29, 2021

De fácil a moderada. Fiz com meus filhos, um de 6 e uma de 12

• Photo of rafadener
    rafadener Dec 1, 2021

Fiz a subida do Pão de Loth hoje (01/12/2021) conforme esse log.

Log e relato muito fiéis a realidade da trilha, obrigado 🌻🙌🏾

• Photo of Fábio Torralvo
    Fábio Torralvo May 20, 2023

Apenas um detalhe importante, nunca usem o botão "como chegar no início da trilha" pois o app não leva para o trailer do IAP, mas sim para uma propriedade particular onde não é possível seguir adiante. Mas foi só um contratempo e uma experiência aprendida.