Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Vale do Cristo Redentor, Cachoeira do Tronco, Cristo. IDA Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Vale do Cristo Redentor, Cachoeira do Tronco, Cristo. IDA Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Vale do Cristo Redentor, Cachoeira do Tronco, Cristo. IDA

59 minutes
December 18, 2022
December 2022

near Brejo Sêco, Tocantins (Brazil)

O "Vale do Cristo Redentor de Palmas" acabei de batizar, por se destacar na paisagem do canto a serra, um paredão de arenito, no qual está em implantação uma estátua do Cristo (até o momento apenas a base de concreto). Saindo de Palmas de carro, seguir até um local denominado Sibapa, um rancho no sopé da serra, onde paramos o carro, junto ao córrego. A trilha se inicia atravessando o córrego, na mata fechada, e seguindo uma trilha junto ao mesmo morro acima; no meio da subida há um ponto - não demarcado - onde se deriva para outra cachoeira, uns chamam de veado morto, outros de Valadares. Deve-se continuar subindo, e num determinado ponto observa as paredes do canyon, que se estreita, e logo adiante a primeira queda d'água, a seguir no final do canyon a cachoeira do Tronco. Para continuar deve-se ter habilidade para fazer uma pequena escalada na rocha molhada, onde há uma corda, no entanto, deve-se avaliar seu uso, pois pode estar precária, portanto, neste ponto deve-se assumir o risco ou não; no nosso caso tenho experiência em escalada em rocha, e usei muito pouco a corda, no entanto, não usá-la também implica em risco, só para experientes em escalada. Depois da escalada uma sequência de duas belas cascatas, no Google Earth ela está assinalada como cachoeira do Canto da Serra; na verdade é um conjunto de cachoeiras muito belas. A partir daí, não observei um trilha pouco usada e acabamos fazendo um trajeto um pouco mais difícil, pois logo adiante, para sairmos da grota, tivemos que fazer mais uma escalada, desta vez mais fácil, mas também com riscos, mas bem menores. Em seguida, já fora da grota, seguimos um percurso que eu havia marcado anteriormente no meio do cerrado, sem trilha, até chegarmos na estrada de terra que leva ao Cristo, e aí muito fácil, só chegar. No retorno observamos uma trilha paralela à rota da ida, e a percorremos, foi mais fácil e evitamos a segunda escalada e logo estávamos nas cachoeiras, e fizemos a desescalada pelas cordas, buscando usá-la ao mínimo, priorizando os apoios da rocha. O retorno não está demarcado, nesta trilha, mas vou inserir outra trilha com o mesmo nome, indicando RETORNO. As fotos da cachoeira do Tronco principal e as demais, estão na trilha de retorno.

PictographFlora Altitude 1,083 ft

Cachoeira do Tronco secundária

• Photo of Janair P_Silva
    Janair P_Silva Jan 17, 2023

Rapaz, teu relato é show! Tenho feito muitas trilhas (exploração) na serra, mas nenhum do meu grupo faz relatos tão detalhado. Show!