Brasil, Tocantins, Palmas: Trilha Parque Cesamar, Talvegue av LO 07

Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Trilha Parque Cesamar, Talvegue av LO 07 Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Trilha Parque Cesamar, Talvegue av LO 07 Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Trilha Parque Cesamar, Talvegue av LO 07

56 minutes
August 14, 2021
August 2021

near Palmas, Tocantins (Brazil)

Tentei seguir a velha trilha implementada no Cesamar com a finalidade de propiciar a conexão dos cidadãos palmenses com a natureza. Infelizmente uma boa parte da trilha já não existe mais; me deparei com o grande talvegue, erodido pela incompetência dos gestores públicos...tive que seguir a trilha até sair do Parque, pelo alambrado destruído...uma vergonha...insisti em seguir o talvegue, contornando sua cabeceira pela rua e entrando por dentro dele, neste local acontece mais uma vergonha pública, alambrado quebrado, que permite o acesso a veículos que lá despejam muito lixo e entulho; na sequência do talvegue há uma sequência de diques de contenção feito com matacões de pedra, e aos poucos a natureza parece reagir, surge uma nascente, a qual fui seguindo, e se torna o córrego que vai despejar na represa do parque, então tive que fazer um rápido vara mato subindo a encosta do talvegue, até retomar as trilhas existentes que já havia registrado. Há que se cobrar do poder público, com apoio dos cidadãos, uma obra de recuperação e proteção, curar essa ferida aberta no perímetro do Cesamar.

A esquerda desce para grota, havia uma fita vermelha impedindo o a acesso...a direita a trilha segue...resolvi descer para ver a grota, terreno difícil, sem trilha, curto porém tem uma pirambeira, resolvi voltar e retomar a trilha

Volta ao mesmo lugar

A trilha acaba no alambrado rompido ...ha outra trilha ...resolvi sair do parque e seguir a grota logo a seguir...terão que ultrapassar o absurdo de entulho e lixo no início da grota junto à via pública, vão ter que transpor os diques de matacoes de pedra, e logo vão se deparar com a nascente...e tem um pequeno trecho de vara mato para sair do talvegue e retomar a trilha.

Depois de sair do Parque, logo adiante pelo alambrado rompido, tem início o acesso para dentro da grota....ou talvegue...uma vergonha para o município

Pecado...lixo e entulho

Dois talvegue se encontram e a seguir a nascente de água aparece

Nascente

Se deixarem e recuperarem a parte inicial do talvegue junto à rua para evitar o carreamento dos sedimentos

Lugar belo, um pouco mais adiante tive que fazer um vara mato curto para sair do talvegue e retomar a trilha que eu tinha registrado anteriormente