Brasil, Tocantins, Palmas: Parque Cesamar, trilha talvegue NE 'Buracão'

Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Parque Cesamar, trilha talvegue NE 'Buracão' Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Parque Cesamar, trilha talvegue NE 'Buracão' Photo ofBrasil, Tocantins, Palmas: Parque Cesamar, trilha talvegue NE 'Buracão'

August 21, 2021
August 2021

near Palmas, Tocantins (Brazil)

Essa trilha percorre grande parte da porção noroeste do parque Cesamar, onde se destacam o talvegue de drenagem de uma grande galeria de águas pluviais, a partir da alameda LO-07 e a ainda luxuriante mata do córrego Brejo Comprido. Fiz a trilha em plena seca, dia 21/08/2021, e estava agradável e fresca. É uma trilha criada provavelmente por ciclistas, apesar de não ter visto nenhum no dia, mas há algumas sinalizações típicas deles, mas também é muito boa para trekking, no coração da cidade. Nos trechos em que a trilha está próxima das vias públicas o som dos carros é inevitável, mas nos trechos próximos ao córrego Brejo Comprido a vegetação ainda é exuberante e parece haver paz; além de pássaros, vi algumas Jacutingas. O lixo em alguns pontos chamam a atenção. Lamentavelmente há vários pontos em que o alambrado do entorno do parque está rompido, o que propicia todo tipo de problema e causa insegurança. Um pecado que o município não zele adequadamente do parque. O que será dele daqui há dez anos? De qualquer forma um passeio agradável, no coração da cidade.

Segui a placa

Interpreto essas placas de ciclistas quando há um obstáculo dificil à frente

Aqui pela direita da para atravessar grota e o córrego

PictographTree Altitude 820 ft

saída da galeria de águas pluviais

segue para o buracão para a direita, foi o que fiz; para a esquerda voltará ao trecho inicial da trilha

PictographRisk Altitude 834 ft

parte superior da lateral do talvegue "buracão"...cuidado ao descer

a trilha segue por dentro do talvegue

já fora do talvegue, há uma intersecção

há restos de construção...poderiam retirar. Se seguir a trilha em frente deve voltar ao inicio, preferi derivar à direita para finalizar, já era visivel a estrutura do municipio no local

Fim, na quadra de areia da guarda metropolitana, acredito.