Activity

Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)

Download

Trail photos

Photo ofPaisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer) Photo ofPaisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer) Photo ofPaisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)

Author

Trail stats

Distance
10.52 mi
Elevation gain
1,663 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,663 ft
Max elevation
2,342 ft
TrailRank 
88 4.7
Min elevation
1,344 ft
Trail type
Loop
Moving time
4 hours 30 minutes
Time
6 hours 2 minutes
Coordinates
3006
Uploaded
March 13, 2022
Recorded
March 2022
  • Rating

  •   4.7 3 Reviews

near Arieiro, Lisboa (Portugal)

Viewed 2192 times, downloaded 109 times

Trail photos

Photo ofPaisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer) Photo ofPaisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer) Photo ofPaisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)

Itinerary description

Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)

Serra localizada nos concelhos de Alenquer e Cadaval, é o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais necrópoles, e fósseis pré-históricos.

A serra de Montejunto está englobada no Maciço Calcário Estremenho. Estes calcários apresentam formações cársicas características originadas pela erosão. As escarpas que caracterizam a paisagem são os biótipos mais importantes da serra.

Em Montejunto existem as ruínas de dois conventos: um mais antigo dominicano, do século XII, e outro que não chegou a ser concluído.

Iniciámos o percurso com uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto localizado na Quinta da Serra, na antiga Casa do Guarda Florestal, que foi recuperada e adaptada para as suas novas funções. Dispõe de uma exposição permanente, onde são abordados os diferentes aspetos relativos ao património natural e cultural da região, e várias exposições temáticas.
A entrada é gratuíta.
Seguimos até à Real Fábrica do Gelo, que se encontra encerrada por motivo de obras, mas que é possível espreitar através da vedação de algumas estruturas exteriores.
considerado internacionalmente como um caso único, pela originalidade das suas estruturas e razoável estado de conservação, o complexo da Real Fábrica do Gelo terá sido construído na serra de Montejunto por volta de 1741 e seria maior do que a parte hoje visível.
Após uma paragem para café no Bar da Serra, local muito agradável que também serve petiscos e refeições, seguimos para Este, em piso relativamente fácil, onde vamos observando as vertentes calcárias da serra, e as vista para a zona da Ota, Rio Tejo e lá ao longe a planície Ribatejana.
Mais adiante seguimos em direcção à Penha do Meio Dia, em terrenos onde é possível observar alguns muros de pedra calcária, utilizados noutros tempos para a guarda de gado.
Nesta época do ano, abunda o Alecrim (em flor), e já se vão encontrando algumas orquídeas.
A 574 m de altitude, o marco geodésico da penha do Meio Dia assume o nome do afloramento calcário que lhe serve de base e que representa uma escarpa de falha, proporcionando excelentes vistas para ocidente. Daqui observa-se Caldas da Rainha e parte da faixa costeira. Percebe-se Peniche e o farol do Cabo Carvoeiro. Mais para norte, apesar de algumas nuvens conseguimos avistar a Lagoa de Óbidos e a Foz do Arelho.
Em situações de céu limpo, consegue-se vista até à Nazaré e ainda vislumbrar o farol da Berlenga, situado a quase 50 km de distância, bem como os ilhéus dos Farilhões.
Junto ao marco geodésico encontra-se uma torre de vigia para detecção de incêndios florestais.
O próximo ponto de paragem, foi junto do Moinho do Moloiço, onde lanchámos e apreciámos todo o afloramento rochoso da Penha do Meio Dia, e o Anfiteatro da Pragança.
Os 500 metros seguintes foram feitos em modo de corta-mato, aproveitando o corte de vegetação feito, sob as linhas de alta tensão. Esta pequeno troço deve ser evitado, por gente menos experiente neste tipo de terrenos.
Até ao miradouro da Cruz Salvé Rainha aproveitámos a estrada rodoviária, com uma breve paragem numa pequena gruta com o mesmo nome.
Seguindo alguns carreiros menos utilizados, e um novo troço da estrada, contornámos a vertente Oeste, até chegar junto da antiga casa do Guarda Florestal, onde fizémos nova paragem para almoço.
Após aproximadamente 1km de estradão, iniciámos a subida mais difícil do percurso, pelo Vale da Ramada, com muita cascalheira nos metros iniciais, que nos leva até à zona dos Antigos Conventos Dominicanos.
Aqui observámos o exterior da Ermida de Nossa Senhora das Neves, e os vestígios do primeiro convento da Ordem de São Domingos. Subimos ainda até junto da Ermida de São João Batista, o ponto mais elevado do nosso percurso.
Desta capela sabe-se apenas que a sua existência era referida pelas fontes mais antigas e, segundo algumas destas, o pequeno templo já existia no XIII aquando da construção do mosteiro.
Daqui seguindo pela calçada dos frades, construída do século XVIII para servir a construção e o uso do convento de Nossa Senhora das Neves, descemos até à Lagoa de Montejunto.
Contornando as Instalações Militares do Quartel de Montejunto, regressámos ao ponto de partida, terminado assim a nossa caminhada.

Outros percursos que fiz na Região:
Montejunto 24-JAN-16
Pelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018)
Rota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019)
Costa Atlântica (Praia da Consolação - Porto das Barcas)
Costa Atlântica (Porto das Barcas - Santa Cruz) (08/09/2019)
Costa Atlântica (Santa Cruz - São Lourenço)
Costa Atlântica (São Lourenço - Magoito)
Costa Atlântica - Praia de Magoito - Cabo da Roca
Costa Atlântica (Cabo da Roca - Cabo Raso)
Costa Atlântica - Etapa Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)
Rota das Lezírias (PR1 Benavente)
Do Porto Novo, às Escarpas da Maceira
Termas dos Cucos / Serra dos Cucos (Torres Vedras)
Gaeiras - Barragem do Arnóia - Trilho da Azenha - Trilho dos Ingleses (Óbidos)
ALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim)
Escaroupim - Muge - Ponte D. Amélia - Valada
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã)
Serras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos)
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)
Grutas, Antas e Paisagens de Lousa (Loures)
Miradouros e Caminho Pedonal Ribeirinho de Vila Franca de Xira

Waypoints

PictographMuseum Altitude 1,899 ft
Photo ofCentro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto localizado na Quinta da Serra, na antiga Casa do Guarda Florestal

PictographInformation point Altitude 1,853 ft
Photo ofCentro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior) Photo ofCentro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior) Photo ofCentro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior)

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior)

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior)

PictographInformation point Altitude 1,849 ft
Photo ofCentro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior)

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior)

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (interior)

PictographPhoto Altitude 1,874 ft
Photo ofCentro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (exterior) Photo ofCentro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (exterior)

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (exterior)

Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto (exterior)

PictographPark Altitude 1,856 ft
Photo ofParque de Merendas dos Castanheiros Photo ofParque de Merendas dos Castanheiros

Parque de Merendas dos Castanheiros

Parque de Merendas dos Castanheiros

PictographMonument Altitude 1,857 ft
Photo ofReal Fábrica do Gelo Photo ofReal Fábrica do Gelo

Real Fábrica do Gelo

Grande marco da arqueologia industrial, é a única do seu género em Portugal e Europa, sendo um símbolo da tecnologia medieval. A sua construção teve início em 1741, e terá custado entre 40 e 45 mil cruzados, despesa megalómana para a época, com vista a satisfazer a grande procura de gelo que existia por toda a capital. Representou um grande avanço na qualidade e higiene do processo utilizado para a “produção” de gelo, dado que este passou a ser fabricado nos tanques da fábrica e não colhido após o vento o ter amontoado, como sucedia até então. A sua construção terá tido como principal objectivo colmatar as falhas sistematicamente registadas nos fornecimentos da Serra do Coentral. Quase tudo o que se sabe sobre a actividade da Real Fábrica do Gelo deve-se à tradição oral, nomeadamente a testemunhos de descendentes de pessoas que trabalharam no fabrico do gelo. Conta-se que quando chegava o mês de Setembro enchiam-se os tanques rasos de água e durante a noite esperava-se que o frio a congelasse. Quando o gelo se formava, o guarda da fábrica ia a cavalo até à aldeia de Pragança e, com uma corneta, acordava os trabalhadores. Antes do nascer do sol, num trabalho árduo e duro, as placas de gelo eram partidas, os fragmentos amontoados e depois carregados para os silos de armazenamento, onde o gelo era conservado até à chegada do verão. Na época do calor, decorria a complicada tarefa do transporte até à capital do reino. Primeiro o gelo era transportado no dorso de animais, para vencer o acentuado desnível da serra. Seguia depois em carroças que o faziam chegar, o mais rápido possível, aos “barcos da neve” ancorados na Vala do Carregado. Estes barcos completavam o circuito do gelo, transportando-o até Lisboa, a capital do reino. Estima-se que a actividade da Real Fábrica do Gelo tenha cessado em finais do Séc. XIX, tendo caído no esquecimento por quase um século. O complexo da Real Fábrica do Gelo foi considerado por inúmeros especialistas internacionais "como um caso único pela originalidade das suas estruturas e pelo razoável estado de conservação".

PictographMonument Altitude 1,876 ft
Photo ofReal Fábrica do Gelo Photo ofReal Fábrica do Gelo

Real Fábrica do Gelo

Real Fábrica do Gelo

PictographWaypoint Altitude 1,859 ft
Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographInformation point Altitude 1,839 ft
Photo ofEstação da Biodiversidade

Estação da Biodiversidade

Estação da Biodiversidade

PictographPhoto Altitude 1,775 ft
Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographPanorama Altitude 1,792 ft
Photo ofVista para a Ota

Vista para a Ota

Vista para a Ota e Rio Tejo

PictographPhoto Altitude 1,792 ft
Photo ofEncostas da Serra de Montejunto

Encostas da Serra de Montejunto

Encostas da Serra de Montejunto

PictographIntersection Altitude 1,768 ft
Photo ofVirar à Esquerda

Virar à Esquerda

Virar à Esquerda

PictographPanorama Altitude 1,731 ft
Photo ofVista para as Encostas Norte

Vista para as Encostas Norte

Vista para as Encostas Norte

PictographWaypoint Altitude 1,897 ft
Photo ofTúnel sob árvores

Túnel sob árvores

Túnel sob árvores

PictographPhoto Altitude 1,944 ft
Photo ofMuros de pedra seca (calcário)

Muros de pedra seca (calcário)

Muros de pedra seca (calcário)

PictographWaypoint Altitude 1,948 ft
Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographIntersection Altitude 1,964 ft
Photo ofMarcações em pedra

Marcações em pedra

Marcações em pedra

PictographPanorama Altitude 2,009 ft
Photo ofPenha do Meio Dia - Torre de vigia

Penha do Meio Dia - Torre de vigia

Penha do Meio Dia - Torre de vigia

PictographSummit Altitude 2,023 ft
Photo ofPenha do Meio Dia - Marco Geodésico

Penha do Meio Dia - Marco Geodésico

Penha do Meio Dia - Marco Geodésico

PictographPanorama Altitude 2,025 ft
Photo ofPanorama - Anfiteatro da Pragança

Panorama - Anfiteatro da Pragança

Panorama - Anfiteatro da Pragança

PictographPhoto Altitude 2,023 ft
Photo ofOrquídeas

Orquídeas

Orquídeas

PictographPhoto Altitude 2,021 ft
Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographPanorama Altitude 1,957 ft
Photo ofVista para a Penha do Meio Dia Photo ofVista para a Penha do Meio Dia

Vista para a Penha do Meio Dia

Vista para a Penha do Meio Dia

PictographWaypoint Altitude 1,951 ft
Photo ofMoinho do Moloiço Photo ofMoinho do Moloiço Photo ofMoinho do Moloiço

Moinho do Moloiço

Moinho do Moloiço

PictographPhoto Altitude 1,946 ft
Photo ofMoinho do Moloiço

Moinho do Moloiço

Moinho do Moloiço

PictographPanorama Altitude 1,946 ft
Photo ofAnfiteatro da Pragança

Anfiteatro da Pragança

Anfiteatro da Pragança

PictographRisk Altitude 1,904 ft
Photo ofZona de Corta-Mato

Zona de Corta-Mato

Zona de Corta-Mato

PictographCave Altitude 1,736 ft
Photo ofGruta da Salvé Raínha Photo ofGruta da Salvé Raínha

Gruta da Salvé Raínha

Gruta da Salvé Raínha

PictographPanorama Altitude 1,765 ft
Photo ofMiradouro da Cruz Salvé Rainha Photo ofMiradouro da Cruz Salvé Rainha Photo ofMiradouro da Cruz Salvé Rainha

Miradouro da Cruz Salvé Rainha

Miradouro da Cruz Salvé Rainha

PictographPhoto Altitude 1,753 ft
Photo ofPormenor do Percurso - Estrada

Pormenor do Percurso - Estrada

Pormenor do Percurso - Estrada

PictographRuins Altitude 1,664 ft
Photo ofRuínas

Ruínas

Ruínas

PictographWaypoint Altitude 1,887 ft
Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographPhoto Altitude 1,912 ft
Photo ofZona de Reflorestação

Zona de Reflorestação

Zona de Reflorestação

PictographPhoto Altitude 1,887 ft
Photo ofPormenor do Percurso Photo ofPormenor do Percurso Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographPhoto Altitude 1,735 ft
Photo ofVista para escarpas

Vista para escarpas

Vista para escarpas

PictographPhoto Altitude 1,622 ft
Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographPhoto Altitude 1,509 ft
Photo ofPormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

Pormenor do Percurso

PictographPanorama Altitude 1,457 ft
Photo ofVista para Moinhos Photo ofVista para Moinhos

Vista para Moinhos

Vista para Moinhos

PictographWaypoint Altitude 1,444 ft
Photo ofAntiga casa do Guarda Florestal Photo ofAntiga casa do Guarda Florestal Photo ofAntiga casa do Guarda Florestal

Antiga casa do Guarda Florestal

Antiga casa do Guarda Florestal

PictographWaypoint Altitude 1,429 ft
Photo ofEstradão - pormenor

Estradão - pormenor

Estradão - pormenor

PictographPanorama Altitude 1,395 ft
Photo ofFoto - Panorama

Foto - Panorama

Foto - Panorama

PictographPhoto Altitude 1,394 ft
Photo ofFoto - Panorama

Foto - Panorama

Foto - Panorama

PictographPhoto Altitude 1,372 ft
Photo ofEncostas da Serra de Montejunto

Encostas da Serra de Montejunto

Encostas da Serra de Montejunto

PictographPhoto Altitude 1,440 ft
Photo ofEncostas da Serra de Montejunto

Encostas da Serra de Montejunto

Encostas da Serra de Montejunto

PictographWaypoint Altitude 1,810 ft
Photo ofVale da Ramada Photo ofVale da Ramada

Vale da Ramada

Vale da Ramada

PictographReligious site Altitude 2,281 ft
Photo ofSantuário de Nossa Senhora das Neves Photo ofSantuário de Nossa Senhora das Neves Photo ofSantuário de Nossa Senhora das Neves

Santuário de Nossa Senhora das Neves

Inicialmente construído no século XIII, mais propriamente no ano de 1218 pouco tempo depois da chegada ao nosso país de Frei Soeiro Gomes, instituídos da ordem de Portugal e depois no século XVIII, regressam os monges e reedificam o Convento sobre as ruínas do inicial. As ruínas que se encontram atualmente são realmente do século XVIII, não deixando, contudo, de ser um monumento grandioso que vale a pena visitar. Em 2004 e 2005 foram realizados por esta Câmara Municipal, sob a coordenação do museu municipal, trabalhos de valorização e investigação, que acabaram por colocar a descoberto estruturas antigas que eram até aqui um mistério sendo eles igualmente do século XVIII, podendo-se destacar cerâmicas e porcelanas chinesas usadas pelos monges.

PictographReligious site Altitude 2,333 ft
Photo ofErmida de São João Baptista Photo ofErmida de São João Baptista Photo ofErmida de São João Baptista

Ermida de São João Baptista

Desta capela sabe-se apenas que a sua existência era referida pelas fontes mais antigas e, segundo algumas destas, o pequeno templo já existia no XIII aquando da construção do mosteiro.

PictographWaypoint Altitude 2,234 ft
Photo ofCalçada dos Frades Photo ofCalçada dos Frades Photo ofCalçada dos Frades

Calçada dos Frades

Ao longo da encosta pode ser vista a calçada do convento, também do século XVIII para servir a construção e o uso do convento de Nossa Senhora das Neves. Animais de carga e carroças transportaram materiais de construção, como as pedras, cantarias, tijolos, telhas e os materiais decorativos, tais como azulejos para forrar as paredes interiores, bem como os abastecimentos para os trabalhadores e para o uso diário dos frades dominicanos, que aqui viveram. A calçada terminava na porta de um pátio exterior murado onde eram descarregadas as mercadorias para serem armazenadas. A Calçada dos Frades, como é conhecida, foi também usada pelas e pelos romeiros para acesso à capela de Nossa Senhora das Neves, tendo caído em desuso com a abertura da estrada alcatroada.

PictographLake Altitude 1,875 ft
Photo ofLagoa de Montejunto Photo ofLagoa de Montejunto Photo ofLagoa de Montejunto

Lagoa de Montejunto

Lagoa de Montejunto

Comments  (7)

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Mar 18, 2022

    Tiene que ser un placer realizar esté sendero 👣

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Mar 18, 2022

    Obrigado Pájaro.
    Saludos

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Feb 26, 2024

    Belo percurso pela Paisagem Protegida do Corno de Bico. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Feb 26, 2024

    Obrigado pela avaliação Tetititu,
    Um abraço

  • Photo of Rui Inacio
    Rui Inacio May 6, 2024

    Atualmente, a seguir ao moinho há um trilho que desce directo para o miradouro da cruz, não sendo necessário ir a corta-mato.

  • Photo of migueleloi
    migueleloi May 6, 2024

    Obrigado pela informação útil, Rui Inácio.
    Um abraço

  • Photo of Rui Inacio
    Rui Inacio May 6, 2024

    I have followed this trail  View more

    Uma rota que junta o melhor de duas rotas e mais uns extras muito interessantes.

You can or this trail