P1 - Percurso das Dunas - Vila do Conde

Photo ofP1 - Percurso das Dunas - Vila do Conde Photo ofP1 - Percurso das Dunas - Vila do Conde Photo ofP1 - Percurso das Dunas - Vila do Conde

November 1, 2022
November 2022

near Moimenta, Porto (Portugal)

Percurso circular que começa e acaba na Rua da Manga em Mindelo, Vila do Conde

Inicialmente passa por zonas florestais, locais mais reservados da zona protegida, imediações da ribeira de Silvares, pela zona traseira do charco e Observatório de Aves. Posteriormente seguimos por passadiços dunares junto à linha costeira (Praia de Árvore e de Mindelo). Por fim viramos a nascente por zona urbana, agrícola/bouças e regressamos ao ponto de partida.

Pelo caminho, na zona florestal, com calma e silêncio, podemos observar toda a fauna e flora envolvente. Na zona dunar de passadiços o "mundo" é outro: existem miradouros onde podemos parar um pouco e contemplar o mar e/ou admirar os pormenores da vida dunar.

Características: circular, com aproximadamente 6,7 km;
Grau de dificuldade: fácil;
Tipo de percurso: pedestre e ciclável;
Duração média: 2h30 a 3 h;

Informações retiradas do site da Naturconde e do folheto obtido no Posto de Turismo de Vila do Conde.

Nota pessoal: Percurso bonito e fácil, com bastantes sombras, que se faz em família em aproximadamente 2h30/3h dependendo das paragens para observar a fauna/flora. Nos placares informativos encontramos a descrição resumida da fauna e flora local; quem tiver curiosidade pode (clicar nos Waypoint) estuda-los previamente e ir preparado.

Ps: Se tiver chovido recentemente levar calçado com gorotex visto que alguns percursos podem estar alagados. Não esquecer os binóculos e a máquina fotográfica.

Ponto de informação

Início do trilho. Existe zona para estacionar o carro.

Existem carreiros paralelos.

No regresso virar à direita.

PictographBridge Altitude 200 ft

Ribeira de SILVARES. E Observatório.

Pequeno desvio por carreiro que existe à direita.

1. Escaravelho; 2. Maçarico-das-Rochas; 3. Frango-D'Água; 4. Rola-Brava; 5. Coruja-do-Mato; 6. Peneireiro.

Zona de estacionamento.

Praia de Árvore.

Zona de estacionamento.

Miradouro. Info.

1. Tabua-Larga; 2. Rela Rela; 3. Lagarto D'ÁGUA; 4. Galinha-de-Água; 5. Frango-D'Água; 6. Pato-Real.

1. Cobra-de-Pernas- Tridáctila; 2. Víbora Cornuda; 3. Cotovia-de-Poupa; 4. Cartaxo; 5. Peneireiro.

Parque de estacionamento.

Praia de Mindelo.

Rua dos Descobrimentos.

Casas com arquitetura interessante!

Rua Fieiro D'Agra.

1. Ligranço; 2. Preto-Verde; 3. Gavião; 4. Musaranho-Anão-de-Dentes; 5. Coelho-Europeu ou Coelho-Bravo.

• Photo of NMPV1974
    NMPV1974 Apr 23, 2023

Fantástico

• Photo of Francisco Leite
    Francisco Leite Apr 23, 2023

NMPV1974 ainda bem que gostou.

Este trilho é o resultado de um projeto denominado “Naturconde – Reabilitação, Proteção, Conservação e Valorização da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e ROM (Reserva Ornitológica de Mindelo)” que surgiu após o Município de Vila do Conde apresentar uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Existem outros trilhos promovidos pela mesma entidade. É de lamentar a descontinuidade da plataforma principal que fornecia informações minuciosas e importantes. No entanto, no Ponto de Turismo de Vila do Conde podem sempre dar uma ajuda.

Continuação de boas caminhadas.