Activity

P01 Abragão: Trilhos Paraíso / Percurso Pequeno (2ª versão)

Download

Trail photos

Photo ofP01 Abragão: Trilhos Paraíso / Percurso Pequeno (2ª versão) Photo ofP01 Abragão: Trilhos Paraíso / Percurso Pequeno (2ª versão) Photo ofP01 Abragão: Trilhos Paraíso / Percurso Pequeno (2ª versão)

Author

Trail stats

Distance
8.42 mi
Elevation gain
1,165 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,165 ft
Max elevation
846 ft
TrailRank 
87 5
Min elevation
210 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 44 minutes
Coordinates
1078
Uploaded
April 15, 2023
Recorded
April 2023
  • Rating

  •   5 3 Reviews

near São Domingos, Porto (Portugal)

Viewed 502 times, downloaded 17 times

Trail photos

Photo ofP01 Abragão: Trilhos Paraíso / Percurso Pequeno (2ª versão) Photo ofP01 Abragão: Trilhos Paraíso / Percurso Pequeno (2ª versão) Photo ofP01 Abragão: Trilhos Paraíso / Percurso Pequeno (2ª versão)

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.


CAMINHO POR CAMPO FLORIDO (PARQUE DE LAZER DO CANAL)


IGREJA DE SÃO PEDRO DE ABRAGÃO (PORMENOR DO PERCURSO)

- 2ª Versão deste percurso circular, com marcações, desta vez percorrido na primavera e com início e fim no Parque de Lazer da Praia Fluvial de Luzim (opcional);
- Seguindo o percurso no sentido recomendado (dos ponteiros do relógio), decorre pelas encostas viradas para o Rio Tâmega, passando pelos lugares de Ribeiro de Baixo, Agrela, Ribaçais, Louredo, Eira Velha, Sardoal, Aldeia, Miragaia, Vilar e Luzim, ao redor da vila de Abragão;
- Ao longo do trilho passa-se por vários pontos de interesse, tais como a Igreja de São Pedro de Abragão e o CIER - Centro de Interpretação da Escultura Românica, a Casa do Vale, os Selfie Points da Ponte do Canal, do Rio Tâmega e do Banco "Amor Amor", os Baloiços do Parque de Lazer do Canal e de Travassos, a Praia e Parque de Lazer de Luzim, antigos Moinhos e Calçadas e as bonitas paisagens sobre o Rio Tâmega e a Albufeira do Torrão;
- Este percurso está bem marcado mas apenas num só sentido, o recomendado (quem pretender fazer o percurso no sentido oposto dificilmente se aperceberá de marcações, pois as mesmas são praticamente inexistentes nesse sentido), pelo que o uso de GPS será uma ajuda preciosa. Em vários pontos do percurso existe sinalética informativa;
- Misto de caminhos de terra, caminhos rurais, antigas calçadas, estradão florestal e algum piso alcatroado e em paralelo;
- Trilho com características fáceis, tendo em conta que não é um trilho muito longo nem complexo e sem declives muito acentuados. No entanto, se chover, com vento e neblina, as dificuldades serão acrescidas;
- Do ponto de vista paisagístico é um trilho bonito e bem desenhado, pois dá a conhecer parte da Albufeira do Torrão, no Rio Tâmega, assim como os vários lugares que atravessa com marcada índole rural. As várias praias fluviais nas margens do Rio Tâmega são também um ponto de atração da região, nomeadamente a bonita praia de Luzim;
- Outro fator de absoluto interesse prende-se com o CIER - Centro de Interpretação da Escultura Românica, que merece uma visita. No entanto, esta requer tempo de forma a usufruir-se do riquíssimo património que alberga;
- No seu todo é um percurso muito interessante e bonito, com ótimas vistas panorâmicas sobre a albufeira, excelente para ser percorrido em dias primaveris e outonais. Vale a pena ser conhecido!


CASA DO VALE (LUGAR DE RIBAÇAIS, ABRAGÃO)


CAMINHO RURAL (LUGAR DE SAMIL, ABRAGÃO)

Outros percursos realizados nesta região:
Trilhos Paraíso (Abragão) - Percurso Pequeno P01
Pela Rota do Românico: na senda da Beata Mafalda
PR2 TSV - Rota das Igrejas de Termas de S. Vicentea
Rota pelo vale do Sousa: entre Penafiel, Bustelo e Novelas
Rota pelo vale do Sousa: de Penafiel ao Mosteiro de Bustelo
Rota Circular a Penafiel: do Vale do Sousa ao Vale do Cavalum
Penafiel (Arrifana de Sousa) - Walking tour 05
Penafiel (Arrifana de Sousa) - Walking tour 04
Penafiel (Arrifana de Sousa) - Walking tour 03
Penafiel (Arrifana de Sousa) - Walking tour 02
Penafiel (Arrifana de Sousa) - Walking tour 01
Por terras de Arrifana de Sousa: de Penafiel a Vila Boa de Quires
Arrifana de Sousa (Penafiel)
Penafiel, Rande e Milhundos
Penafiel (Vale do Cavalum)


CIER - CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA ESCULTURA ROMÂNICA


OVELHAS (LUGAR DE LOUREDO, ABRAGÃO)

- TRILHOS PARAÍSO (percurso pequeno) - ABRAGÃO
Segundo alguns historiadores, Abragão, teve origem no nome pessoal de um antigo proprietário local de nome Abbegon ou Abregam. Esta freguesia terá sido fundada por D.Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques, 27 anos depois do Tratado de Zamora em que foi reconhecido oficialmente o reino de Portugal. Todavia, não restam dúvidas sobre a antiguidade desta terra que a 12 de Julho de 2001 foi elevada a vila do concelho de Penafiel.
Caracterizada pela sua natureza singular, Abragão proporciona momentos únicos de lazer, fantásticos trilhos rurais para os aficionados de BTT, Trail e Caminhadas, como é o caso do novo Baloiço do Picoto.Banhada pelo Rio Tâmega, convida quem a visita para um passeio pelas suas encostas até descobrir o Baloiço da Ponte do Canal.
Para os amantes do bom garfo, não faltam oportunidades para conhecer a tradicional gastronomia, que tanto caracteriza o bem receber dos abragonenses.
Em 2020, foi inaugurado em Abragão o Centro de Interpretação da Escultura Românica, junto a um dos monumentos mais belos da Rota do Românico: a Igreja de São Pedro de Abragão.
Este trilho apresenta uma dificuldade média, com vários pontos de interesse durante o percurso. O troço junto ao Rio Tâmega, que liga a ponte do Canal ao parque de Lazer de Luzim pode ser considerada a parte "natural" mais interessante e bonita.
O percurso tem marcações mas recomenda-se a utilização de GPS. As marcações existentes são para BTT e não as dos PRs oficiais.
É fundamental levar calçado confortável, água e algo para comer durante o caminho.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- ÂMBITO DO PERCURSO: panorâmico, natural e cultural
- LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO: Abragão, Penafiel
- PONTO DE PARTIDA / CHEGADA: Igreja de São Pedro, Abragão
- DURAÇÃO DO PERCURSO: 03h00
- DISTÂNCIA PERCORRIDA: 13,3 km
- GRAU DE DIFICULDADE: médio
- DESNÍVEL POSITIVO / NEGATIVO: +366m / -366m
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 67m / 259m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano



ANCORADOURO NA ALBUFEIRA DO TORRÃO, RIO TÂMEGA


TRILHO JUNTO À ALBUFEIRA DO TORRÃO (PORMENOR DO PERCURSO)

- ROTA DO ROMÂNICO
A Rota do Românico (página oficial aqui) é uma rota turístico-cultural, composta por 58 monumentos de estilo românico na região do Tâmega e Sousa, em Portugal.
Surgiu a partir da necessidade de aproveitar o potencial de qualificação cultural e turística e desenvolver de forma sustentável a região. Foi criada graças ao Plano de Desenvolvimento Integrado do Vale do Sousa, em colaboração com o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN). Nesta altura, a 19 monumentos inicialmente identificados juntam-se mais dois e contratualizam-se os direitos e deveres de todas as entidades envolvidas, bem como o conjunto base de acções necessárias para a sua dinamização. Graças à criação desta rota turística, os monumentos a ela pertencentes foram alvo de várias obras de restauro e de conservação.
Em Março de 2010, deu-se o alargamento da Rota do Românico a todos os municípios da sub-região do Tâmega, passando de seis para doze membros. Aos concelhos pertencentes à Associação de Municípios do Vale do Sousa, juntaram-se os concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, e ainda Cinfães e Resende.
A Rota do Românico recebeu, também, inúmeros prémios a nível nacional e internacional.


PALHEIRO E EIRA (ABRAGÃO)


QUINTA EM RUÍNAS (LUGAR DE ALDEIA, ABRAGÃO)

- ABRAGÃO
Abragão, também grafada Abregão, é uma freguesia portuguesa do município de Penafiel.
Na economia de Abragão assumem particular relevo a extracção e transformação de granitos e a agricultura, sendo a primeira a mais importante da freguesia.
Em Abragão celebra-se a Festa da Nossa Senhora da Saúde, todos os anos, no primeiro fim de semana de Setembro. Celebra-se também todos os anos, no dia 1 de Julho, a Festa de S. Pedro de Abragão. Antes disso, existe um evento chamado "Maio Àbrir", no último fim de semana de Maio, ou nos 2 últimos, que já contou com a presença de grandes nomes da comédia nacional como Fernando Rocha, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.
Segundo alguns historiadores, Abragão, teve origem no nome pessoal de um antigo proprietário local de nome Abbegon ou Abregam. Esta freguesia terá sido fundada por D.Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques, 27 anos depois do Tratado de Zamora em que foi reconhecido oficialmente o reino de Portugal. Todavia, não restam dúvidas sobre a antiguidade desta terra que a 12 de Julho de 2001 foi elevada a vila.


CAMPO LAVRADO (LUGAR DE EIRA VELHA, ABRAGÃO)


LAMEIROS (ABRAGÃO)

Waypoints

PictographRiver Altitude 250 ft
Photo ofAlbufeira do Torrão (Rio Tâmega) Photo ofAlbufeira do Torrão (Rio Tâmega) Photo ofAlbufeira do Torrão (Rio Tâmega)

Albufeira do Torrão (Rio Tâmega)

O Rio Tâmega, afluente do Douro, nasce em Verim, (Ourense, Espanha) e desagua no Rio Douro, em Entre-os-Rios. Desagua no Douro no sítio chamado, devido à confluência, de Entre-os-Rios. Entra em Portugal pela extensa veiga de Chaves, vale estrutural, inativo do ponto de vista sísmico. Em Portugal, o Tâmega, banha a cidade de Chaves, as Terras de Basto, Ribeira de Pena, Amarante e Marco de Canaveses. No Marco de Canaveses tem o rio Odres e Ovelha como afluentes. Apesar das suas potencialidades turísticas, por ainda não ser navegável até Amarante, ainda está pouco dotado de infraestruturas náuticas e de lazer. No Marco de Canaveses, nas suas margens, foram criados o Parque Fluvial do Tâmega, na entrada da cidade e o Parque de Lazer de Alpendorada e Matos. Nestes dois espaços ribeirinhos é possível praticar desportos náuticos, alugar canoas, caiaques, gaivotas e barcos de turismo, fazer cruzeiros em pequenas embarcações e Stand Up Paddle. No seu caudal, no Marco de Canaveses, para aproveitamento hidroelétrico, foi construída a Barragem do Torrão, concluída em 1988 e inaugurada em 1989.

PictographWaypoint Altitude 455 ft
Photo ofAntiga calçada Photo ofAntiga calçada Photo ofAntiga calçada

Antiga calçada

PictographRuins Altitude 383 ft
Photo ofAntigos Moinhos Photo ofAntigos Moinhos Photo ofAntigos Moinhos

Antigos Moinhos

PictographPark Altitude 237 ft
Photo ofBaloiço do Canal / Parque de Lazer Photo ofBaloiço do Canal / Parque de Lazer Photo ofBaloiço do Canal / Parque de Lazer

Baloiço do Canal / Parque de Lazer

PictographWaypoint Altitude 216 ft
Photo ofBaloiços de Travassos Photo ofBaloiços de Travassos Photo ofBaloiços de Travassos

Baloiços de Travassos

PictographWaypoint Altitude 614 ft
Photo ofCasa do Vale Photo ofCasa do Vale Photo ofCasa do Vale

Casa do Vale

PictographMuseum Altitude 690 ft
Photo ofCIER - Centro de Interpretação da Escultura Românica Photo ofCIER - Centro de Interpretação da Escultura Românica Photo ofCIER - Centro de Interpretação da Escultura Românica

CIER - Centro de Interpretação da Escultura Românica

A inesperada descoberta arqueológica, em 2006, aquando dos trabalhos do arranjo urbanístico do Centro Cívico de Abragão (Penafiel), de cerca de 70 elementos pétreos com decoração românica, esteve na génese da criação do Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER), sob iniciativa da Rota do Românico. Peças aparelhadas, umas, esculpidas, outras, outrora pertencentes à antiga nave da Igreja de São Pedro de Abragão, reedificada na segunda metade do século XVII, foram incluídas na construção das paredes do edifício que serviu, durante largos anos, de oficina de ferreiro. Foram encontrados capitéis, bases, aduelas e fustes pertencentes a um portal que, pela dimensão e quantidade, permitem aos especialistas considerar tratar-se do antigo portal principal da Igreja de Abragão. As peças escultórias encontradas – capitéis com animais afrontados, palmetas tratadas a bisel, aduelas esculpidas com motivo de círculos secantes – aproximam-se das que se podem ver nas Igrejas de São Gens de Boelhe e do Salvador de Paço de Sousa, ambas em Penafiel. A cabeceira e o respetivo arco constituíam, até à data destes achados, os únicos elementos românicos que restavam da construção original da Igreja de Abragão. A reconstituição parcial e hipotética do portal e da rosácea da fachada principal da Igreja de Abragão, com base nos elementos pétreos referidos, afirma-se como o motivo impulsionador de todo o projeto museográfico do CIER. Aberto ao público em 25 de julho de 2020, este centro de interpretação oferece também ao visitante a possibilidade de conhecer o contexto temporal, social e cultural da arte românica, destacando a importância dos pedreiros e escultores na sua materialização. O CIER é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 300 metros quadrados, distribuída por seis espaços temáticos (A Escultura Românica; Símbolos e Significados; Pedreiros e Escultores; Igreja de Abragão; Portal de Abragão; Projeção), num percurso que concilia as novas tecnologias com objetos e conhecimentos únicos. A escultura “Boi”, produzida pelo artista plástico Bordalo II através do reaproveitamento de lixo, merece particular destaque pela reinterpretação contemporânea da estética românica. A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

PictographIntersection Altitude 775 ft
Photo ofDesvio esq. para a Casa da Aldeia Photo ofDesvio esq. para a Casa da Aldeia

Desvio esq. para a Casa da Aldeia

PictographReligious site Altitude 685 ft
Photo ofIgreja de São Pedro de Abragão Photo ofIgreja de São Pedro de Abragão Photo ofIgreja de São Pedro de Abragão

Igreja de São Pedro de Abragão

A Igreja de São Pedro de Abragão conserva apenas, do estilo românico, a capela-mor. Em 1105 estava já documentada a existência de “Sancto Petro de Auregam”. A Igreja, do século XIII, é atribuída à iniciativa de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I e neta de D. Afonso Henriques. O exterior remete para o românico do Mosteiro de Paço de Sousa devido ao seu friso, de influências visigóticas e moçárabes [séculos VI-VIII]. No interior, os elementos que compõem o arco cruzeiro possuem afinidades com a arte românica do Baixo Tâmega, designadamente com o portal principal do Mosteiro de Travanca, em Amarante. Os achados arqueológicos, de 2006, permitiram concluir que o desaparecido portal principal de Abragão seria muito semelhante ao da Igreja de São Gens de Boelhe. A fachada principal e a nave correspondem a uma reedificação da segunda metade do século XVII. Do mesmo período é o retábulo maneirista com pinturas de Santo André, Santa Maria Madalena, São Tiago e Santa Marta.

PictographBridge Altitude 269 ft
Photo ofPonte sobre Ribeiro de Baixo Photo ofPonte sobre Ribeiro de Baixo Photo ofPonte sobre Ribeiro de Baixo

Ponte sobre Ribeiro de Baixo

PictographBeach Altitude 231 ft
Photo ofPraia e Parque de Lazer de Luzim Photo ofPraia e Parque de Lazer de Luzim Photo ofPraia e Parque de Lazer de Luzim

Praia e Parque de Lazer de Luzim

A praia Fluvial de Luzim, localizada na margem direita do Rio Tâmega, na Rua da Rainha, perto da localidade de Ribeira de Baixo, é também uma Zona Fluvial e de Lazer para desportos náuticos, como moto de água ou canoagem, por exemplo. Uma das melhores zona para se banhar nas águas do Rio Tâmega é na rampa de acesso dos barcos à água, pois esta é uma zona com muita profundidade devido à proximidade da Barragem do Torrão. Nesta praia poderá aproveitar a excelente sombra para fazer um piquenique em família. Existem muitas mesas, churrasqueiras, torneira de água corrente, tudo o necessário num excelente Parque de Merendas. Além disto tem casas de banho com duche e um café/ bar com esplanada e espreguiçadeiras. Há parque de estacionamento e são permitidos animais de estimação assim como pescar.

PictographPanorama Altitude 237 ft
Photo ofSelfie Point - Banco 'Amor Amor' Photo ofSelfie Point - Banco 'Amor Amor'

Selfie Point - Banco 'Amor Amor'

PictographPanorama Altitude 410 ft
Photo ofSelfie Point - Ponte do Canal Photo ofSelfie Point - Ponte do Canal Photo ofSelfie Point - Ponte do Canal

Selfie Point - Ponte do Canal

PictographPanorama Altitude 219 ft
Photo ofSelfie Point - Rio Tâmega Photo ofSelfie Point - Rio Tâmega Photo ofSelfie Point - Rio Tâmega

Selfie Point - Rio Tâmega

PictographRuins Altitude 733 ft
Photo ofVelha Quinta em ruínas Photo ofVelha Quinta em ruínas Photo ofVelha Quinta em ruínas

Velha Quinta em ruínas

Comments  (6)

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Apr 16, 2023

    I have followed this trail  View more

    Trilho muito interessante e bonito, uma boa opção na região de Penafiel. Faz-se muito bem e passa por vários pontos de interesse, mas o mais apelativo são mesmo as belas paisagens rurais desta região, sobretudo na primavera. Muito agradável! Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 16, 2023

    Viva, Aiguille du Midi! Obrigado pela avaliação e comentário a este trilho. Desta vez a experiência foi diferente, pois o colorido da primavera deu-lhe toda uma nova vida. Grande abraço!

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Apr 16, 2023

    I have followed this trail  View more

    Gostei muito de percorrer este trilho (faz já um ano). Na altura achei-o uma muito agradável surpresa e, a julgar pelas fotos, continua muito interessante. Boa escolha! Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 16, 2023

    Viva, _BIO_RAIA_, é exatamente como diz, a beleza continua lá. E, felizmente, o trilho continua bem preservado e bem marcado. Também gostei de lá voltar. Obrigado pela avaliação e comentário. Grande abraço!!

  • Photo of CCMS2019
    CCMS2019 May 8, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilho bonito, limpo e de fácil execução. Recomendo o uso de GPS visto que tem algumas pequenas falhas na marcação.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 8, 2023

    Viva, CCMS2019! É bom saber que desfrutou deste agradável percurso e que esta partilha lhe foi útil.
    Muito obrigado pela avaliação do trilho assim como pelo comentário aqui deixado.
    Continuação de ótimas caminhadas!!

You can or this trail