Activity

Ota: do Canhão Cársico ao Monte Redondo, Charneca e Lagoas (23-03-2019)

Download

Trail photos

Photo ofOta: do Canhão Cársico ao Monte Redondo, Charneca e Lagoas (23-03-2019) Photo ofOta: do Canhão Cársico ao Monte Redondo, Charneca e Lagoas (23-03-2019) Photo ofOta: do Canhão Cársico ao Monte Redondo, Charneca e Lagoas (23-03-2019)

Author

Trail stats

Distance
15.01 mi
Elevation gain
2,270 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,270 ft
Max elevation
671 ft
TrailRank 
63
Min elevation
671 ft
Trail type
Loop
Time
8 hours 16 minutes
Coordinates
5622
Uploaded
March 24, 2019
Recorded
March 2019
Share

near Ota, Lisboa (Portugal)

Viewed 3015 times, downloaded 74 times

Trail photos

Photo ofOta: do Canhão Cársico ao Monte Redondo, Charneca e Lagoas (23-03-2019) Photo ofOta: do Canhão Cársico ao Monte Redondo, Charneca e Lagoas (23-03-2019) Photo ofOta: do Canhão Cársico ao Monte Redondo, Charneca e Lagoas (23-03-2019)

Itinerary description

Percurso circular, inicia no largo da igreja matriz da freguesia da Ota (Alenquer, Lisboa), atravessa o rio e vai até ao Cabeço do Pardal, um cume em plena serra da Ota onde se encontra uma torre de vigia que nos oferece uma primeira panorâmica geral da região. Depois damos meia volta e vamos ao encontro do rio e do canhão cársico, uma zona de elevado interesse biológico/geológico que é a principal razão de ser deste itinerário. Aqui a progressão é lenta, nalguns troços caminhamos literalmente sobre o leito da linha de água e não temos trilho; visitamos uma pequena gruta e atravessamos cascalheiras de elevado declive. (Note-se que estamos também condicionados pelas condições meteorológicas: períodos de maior caudal do rio podem inviabilizar estes trechos.)

Após a aventura no rio, saímos da serra e seguimos por caminhos rurais/florestais até Atouguia das Cabras, uma aldeia aprazível onde se poderá fazer uma pausa para repor energias. Antes de rumarmos para a charneca, na direcção nordeste, seguimos novamente para a serra (desta feita a de Atouguia), mas fomos aqui surpreendidos por um obstáculo: uma vedação de construção recente, debruada com arame farpado, delimitando a pedreira da Secil que existe neste local e ocupa grande parte do monte. Nós transpusemos esta barreira, mas o mais sensato será evitar o escolho e contornar a serra, seguindo logo para nordeste à saída da aldeia -- ver aqui uma sugestão de percurso alternativo.

O trajecto segue então para a charneca, rumo ao Monte Redondo (212m, ponto mais elevado do percurso), uma pequena colina (mamelão) arredondada que se destaca na planura circundante. Antes e depois deste marco, passamos também por duas lagoas artificiais, tomando então finalmente a direcção de regresso ao ponto de partida.

Waypoints

PictographCave Altitude 201 ft
Photo ofGruta Photo ofGruta

Gruta

PictographRiver Altitude 183 ft
Photo ofRio Ota Photo ofRio Ota Photo ofRio Ota

Rio Ota

PictographReligious site Altitude 204 ft
Photo ofCapela de São Sebastião Photo ofCapela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

PictographProvisioning Altitude 211 ft

Café Lena

PictographRisk Altitude 411 ft
Photo ofVedação Photo ofVedação

Vedação

Encontrámos este obstáculo neste ponto. Toda a área da pedreira encontra-se agora cercada por esta vedação.

PictographLake Altitude 378 ft
Photo ofLagoa (Marés) Photo ofLagoa (Marés) Photo ofLagoa (Marés)

Lagoa (Marés)

PictographSummit Altitude 670 ft
Photo ofMonte Redondo (212m) Photo ofMonte Redondo (212m) Photo ofMonte Redondo (212m)

Monte Redondo (212m)

PictographLake Altitude 134 ft
Photo ofLagoa (Ota)

Lagoa (Ota)

Photo ofEstatística

Estatística

Comments

    You can or this trail