ORLA MARÍTIMA PORTO - VILA DO CONDE

Photo ofORLA MARÍTIMA PORTO - VILA DO CONDE Photo ofORLA MARÍTIMA PORTO - VILA DO CONDE Photo ofORLA MARÍTIMA PORTO - VILA DO CONDE

May 27, 2016
May 2016

near Porto, Porto (Portugal)

Percurso com início na estação de metro da Trindade e término na estação de metro de Vila do Conde, o regresso pode ser efetuado de metro. Percorremos as ruas da cidade invicta em direção à Ribeira para seguir a margem direita do Rio Douro até à sua confluência com o Oceano Atlântico na localidade da Foz do Douro. A partir daqui acompanhamos o Atlântico, seguindo pelas suas belas praias, passando pelas cidades e vilas com forte ligação ao mar até Vila do Conde. Seguimos prioritariamente pelos passadiços de praia, tendo sempre presente o mar e os areais das pequenas praias do norte… muito agradável caminhar ao longo desta orla marítima e o dia esteve mesmo à feição para a atividade.

O percurso efetuado corresponde à 1ª etapa do Caminho Português da Costa a Santiago. Encontramos algumas setas amarelas mas a maior parte do caminho não está marcado. Nos vários Caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela os Caminhos Portugueses têm especial importância. Uma das principais caraterísticas é o vasto número de Caminhos que na Idade Média, percorriam o território português em direção a Compostela. O Caminho Português da Costa tinha uma grande importância já que por ele seguiam peregrinos provenientes das terras ocidentais de Portugal. Este caminho da costa, partindo do Porto e passando pelos atuais concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Caminha, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Percurso realizado:
Porto (Estação Metro da Trindade) – Avenida dos Aliados – São Bento – Palácio da Bolsa – Foz do Douro – Matosinhos (Senhor do Padrão) – Leça da Palmeira (Farol) – Praia do Aterro – Praia da Memória (Obelisco da Memória) – Praia do Marreco – Praia da Agudela – Praia das Pedras do Corgo – Praia do Funtão – Praia de Angeiras – Praia de Labruge – Praia de Moreiró – Praia de Vila Chã – Praia de Mindelo – Reserva Ornitológica de Mindelo – Praia da Arvore – Praia da Azurara – Vila do Conde (Estação de Metro).

TRILHAS NA ORLA MARÍTIMA
ORLA MARÍTIMA ESPINHO - FURADOURO
ORLA MARÍTIMA GAIA - ESPINHO
ORLA MARÍTIMA PORTO - VILA DO CONDE
ORLA MARÍTIMA VILA DO CONDE - MARINHAS
ORLA MARÍTIMA MARINHAS - VIANA DO CASTELO
ORLA MARÍTIMA VIANA DO CASTELO - CAMINHA

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

FORTE SÃO FRANCISCO XAVIER

MATOSINHOS

ZIMBÓRIO DO SENHOR DO PADRÃO

RIO LEÇA (TERMINAL LEIXÕES)

PRAIA AZUL

METRO VILA DO CONDE

• Photo of fernandapacheco
    fernandapacheco May 28, 2016

Uma magnífica caminhada num lindo dia de sol e em boa companhia... pela Orla Maritima do Porto a Vila do Conde.

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Jun 17, 2016

Magnífica esta nossa orla marítima! Obrigado pela partilha!

• Photo of aldevigili
    aldevigili Dec 19, 2017

Partito da Matosinhos

• drandreaciso Sep 3, 2018

FAREI EM PERCURSO EM 2019 PARTINDO DE MATOSINHOS

• Photo of cjoaquim
    cjoaquim Sep 24, 2018

Fiz este percurso em 23 de Setembro de 2018, a partir Matosinhos até vila do Conde (desde a ponte móvel no terminal de Leixões no Rio Leça até à ponte Santa Clara em Vila do Conde.
    Percurso com paisagens magnificas.

Caminhantes Sep 24, 2018

Olá cjoaquim! Obrigado pelo comentário! Boas caminhadas!

• Photo of paulogeo
    paulogeo Jan 8, 2019

Fiz esse trecho no domingo dia 6/1/19 e demorei por volta de 7h. Iniciei por Massarelos _ Museu do Carro Elétrico. Magnífica visão do litoral! Muito fácil seguir pelas setas amarelas do caminho de Santiago de Compostela. Boa jornada!

Caminhantes Jan 8, 2019

Olá paulogeo. Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.

• Líli A Jun 10, 2019

Gostei do caminho

Caminhantes Jun 10, 2019

Olá Líli A.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Boas caminhadas

• msmarciosantos Jun 25, 2021

Fiz esse trilho em 8 horas, já incluída meia hora de descanso. A rota não me pareceu muito interessante, percorre zonas urbanas sem muitas belezas naturais. A costa é interessante, mas há mais bonitas, inclusive em Portugal. Agradeço a quem registou o trilho detalhadamente no Wikiloc, o que me deu oportunidade de treinar o uso dessa aplicação, que tinha usado pouco até hoje.

Caminhantes Jun 25, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

• JS@ Feb 17, 2023

Amazing trekking to do in a sunny day