ORLA MARÍTIMA ESPINHO - FURADOURO (ESTAÇÃO CP DE OVAR)

Photo ofORLA MARÍTIMA ESPINHO - FURADOURO (ESTAÇÃO CP DE OVAR) Photo ofORLA MARÍTIMA ESPINHO - FURADOURO (ESTAÇÃO CP DE OVAR) Photo ofORLA MARÍTIMA ESPINHO - FURADOURO (ESTAÇÃO CP DE OVAR)

September 5, 2021
September 2021

•   5 2 Reviews

near Espinho, Aveiro (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

ORLA MARÍTIMA ESPINHO - FURADOURO (ESTAÇÃO CP DE OVAR)

Retomamos um projeto antigo que consiste em percorrer a orla marítima portuguesa… desta vez seguimos de Espinho até ao Furadouro. O regresso foi de comboio, para isso seguimos do Furadouro até à estação da CP de Ovar. O percurso do Furadouro à Estação da CP de Ovar são quase seis quilómetros que em alternativa podem ser realizados de Uber®.

Iniciamos o percurso na Praia da Baía em Espinho, onde estacionamos o carro numa das ruas próximas com lugares sem parquímetro. Seguimos o amplo passeio marítimo que percorre a orla costeira da cidade, com destaque para a Praia da Rua 37 com infraestruturas de apoio à zona balnear magnificas e a Praia dos Pescadores símbolo da pitoresca zona piscatória.

Depois de atravessar o bairro piscatório encontramos os Passadiços da Ecovia do Litoral, infraestrutura já com algum desgaste dos anos que nos leva à Praia de Silvalde e Praia de Paramos, onde encontramos a Capela de São João, que surge encrustada num promontório, como que desafiando as ondas. Apesar das proteções que foram ali criadas para evitar o galgar das ondas está exposta às intempéries e às próprias invasões do mar naquela praia.

O passadiço de madeira continua ao longo da Praia de Paramos e atravessa a Barrinha de Esmoriz por uma robusta ponte - Ponte da Barrinha de Esmoriz, terminando pouco depois na Praia de Esmoriz, local com vários bares e restaurantes de praia. Optamos por continuar junto ao areal, pelo “paredão”, construído para proteger o galgar das ondas, passamos pela Praia dos Pescadores de Esmoriz, também designada de Praia Velha e chegamos a Cortegaça onde temos vários bares e restaurantes de praia. Aproveitamos para fazer a merecida pausa de almoço. O Restaurante Dona Xica e o arroz de tamboril foram a nossa escolha e não nos arrependemos!

Depois da longa pausa de almoço, retomamos o itinerário pela Praia de Cortegaça. Seguimos pelo areal ao longo da vedação do Parque de Campismo de Cortegaça, para no final girar à esquerda em direção ao caminho florestal. Seguimos ao longo da mata, passamos pela Praia de São Pedro de Maceda e continuando pelo amplo caminho florestal da Mata de Cortegaça chegamos a uma espécie de “marco” em granito, na divisão das localidades de Maceda e Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã. Aqui, já fatigados do caminho florestal, cortamos à direita em direção à praia, para ir a banhos. Optamos por seguir ao longo do extenso areal. À medida que caminhávamos pelo areal fomo-nos apercebendo que se tratava de uma Praia de Nudismo. Seguimos pelo areal aproximadamente 2,5 quilómetros até à Praia do Furadouro, aqui fizemos uma merecida pausa para refrescar as gargantas e ver o magnifico pôr do sol.

Faz-se tarde, seguimos pela marginal, sempre com o pôr do sol no horizonte, até à avenida pedonal do Furadouro. O fim de tarde estava agradável e convidava a caminhar, optamos por seguir pela Ciclovia do Litoral os últimos quilómetros até Ovar. Chegamos a Ovar já a noite tinha caído, o que nos impediu de apreciar na totalidade a beleza da cidade, seguimos diretos para a Estação da CP onde demos por terminada esta etapa da Orla Marítima. Regressamos a Espinho de comboio.

FICHA TÉCNICA
Realização: 4 setembro de 2021
Percurso: Espinho (Praia da Baia) - Paramos - Esmoriz - Cortegaça - Maceda - Furadouro - Ovar (Estação da CP)
Distancia: 22,9 km

ORLA MARÍTIMA VILA DO CONDE - MARINHAS
ORLA MARÍTIMA MARINHAS - VIANA DO CASTELO
ORLA MARÍTIMA VIANA DO CASTELO - CAMINHA

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

ESTAÇÃO CP DE OVAR

• Photo of Carlos Batalha
    Carlos Batalha Sep 11, 2021

Obrigado Caminhantes por mais esta proposta de percurso pela Orla Marítima, estou atento ao desenvolvimento deste vosso projeto :).
    Este troço de Espinho ao Furadouro tem umas praias magníficas e areais imensos, é mesmo de não perder. Optei por fazer depois de Cortegaça sempre pela praia até ao Furadouro e é uma maravilha! Fica para conhecer a mata para outra altura. Do Furadouro até à estação de Ovar parece que tb se pode apanhar o autocarro pela autoviação Souto: http://www.avsouto.com/hor/H_C01.pdf
    Por último, quero destacar o maravilhoso restaurante junto à estação: Taberna Dom Joaquim. Continuação de boas caminhadas!

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Sep 12, 2021

Olá Carlos Batalha.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Jul 18, 2022

Com a proibição de caminhar em espaços florestais optamos por uma caminhada à beira mar.
    Iniciamos em Ovar para fazer logo a parte do alcatrão e depois acompanhamos o mar até Espinho.
    Esteve um excelente dia e o mar estava muito bonito. Boas caminhadas.

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jul 18, 2022

Olá Hélio Videira!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.