Oliveira de Frades -Souto de Lafões 'Rota da Castanha'

Photo ofOliveira de Frades -Souto de Lafões 'Rota da Castanha' Photo ofOliveira de Frades -Souto de Lafões 'Rota da Castanha' Photo ofOliveira de Frades -Souto de Lafões 'Rota da Castanha'

November 10, 2019
November 2019

near Souto de Lafões, Viseu (Portugal)

Integrado num evento de Geocaching organizado pela Associação de Trabalhadores do Municipio de Oliveira de Frades, optei por realizar este pequeno percurso que pode vir a ser um futuro PR do concelho de Oliveira de Frades, já existem algumas marcações antigas, mas ainda nada está definido.
Com inicio junto à Igreja de Souto de Lafões, o percurso segue em direção à Ribeira de Varzielas, atravessamos esta Ribeira pelas poldras e seguimos pelos arruamentos da aldeia, passamos por caminhos agrícolas desta povoação rodeados de vários castanheiros até passar novamente a Ribeira e daqui até à estrada principal em alcatrão.
Atravessamos a estrada e rapidamente saímos à direita por um caminho que nos leva a uma mata onde predomina alguns sobreiros e muitos carvalhos, lugar com muita sombra e de rara beleza.
Daqui é seguir agora em direção ao lugar do Cunhedo, atravessar a estrada e entrar num trilho florestal sempre a descer que nos leva até à margem do Rio Vouga e ao percurso antigo do Cunhedo, este caminho sempre junto ao Rio Vouga segue até ao lugar de Porto de Areias conhecido pelas suas poldras.
A partir daqui, é deixar o Rio Vouga e subir pelo estradão em terra até chegar à estrada de alcatrão, após alguns metros deixamos a estrada entramos num trilho apertado à direita, trilho esse que segue até à Capela de Souto, aqui viramos à esquerda e pelas ruas da aldeia seguimos até à estrada onde entramos no alcatrão e descemos até à ponte da Ribeira de Varzielas, denominada "Sons", deste lugar é subir o trilho que nos leva novamente à estrada e ao lugar onde iniciamos junto à Igreja de São João Batista.
Este percurso, muito fácil, em principio será um futuro PR de Oliveira de Frades, por isso ainda não marcado nem sinalizado, só com ajuda do GPS é possível realizar este pequeno trilho por terras de Souto de Lafões.