Oliveira de Frades - Serra do Ladário - Por Trilhos de Downhill

Photo ofOliveira de Frades - Serra do Ladário - Por Trilhos de Downhill Photo ofOliveira de Frades - Serra do Ladário - Por Trilhos de Downhill Photo ofOliveira de Frades - Serra do Ladário - Por Trilhos de Downhill

May 3, 2020
May 2020

near Lameiro Longo, Viseu (Portugal)

Na semana passada tinha percorrido alguns trilhos desta Serra do Ladário, situada maioritariamente no concelho de Oliveira de Frades, agora, fui tentar descobrir outros trilhos e variáveis aos que tinha feito.
A minha ideia era fazer um percurso circular a evitar os estradões e percorrer a maior parte dos trilhos de Downhill.
O bosque é muito procurado pelos amantes de Downhill, são eles, também, que ajudam a manter os trilhos limpos, todo este bosque, tem trilhos preparados para este desporto.
Mais uma vez, iniciei junto à lagoa "Vessada do Salgueiro", mas agora segui no sentido dos ponteiros do relógio, assim, após percorrer alguns metros na estrada de alcatrão, virei à direita e por estrada larga em terra subi ao posto de vigia e ao Pico das Cruzes, onde se situa o marco geodésico, deste local, em dias de céu limpo, avista-se o mar e a Ria de Aveiro, lugar, também, muito procurado para se ver o pôr do sol.
Após contemplarmos as vistas, descemos pelo trilho de Downhill, atravessamos a estrada e chegamos ao estradão já no meio do bosque, no estradão virei à esquerda e mais à frente, novamente à esquerda, depois a subida por outro trilho de Downhill que me levou à estrada de alcatrão, aqui virei à direita e mais à frente novamente à direita e sai da estrada, entrei no trilho e sempre a descer por meio do bosque cheguei à casa do Guarda Florestal, onde se encontra um Parque de Merendas, um lugar magnifico.
Da casa do Guarda, entrei num trilho de Downhill com um descida bastante íngreme e que segue na direção de Ribeiradio, o trilho entra numa zona de eucaliptal, perdendo o seu encanto, assim, deixei o trilho, virei à direita e regressei através de estradão florestal, a subida é curta mas dura, após chegar novamente à mata do Ladário, entrei à esquerda por outro trilho e sempre a subir este leva-nos ao estradão da encosta virada para o Vale do Vouga, onde se tem uma bela panorâmica desta região.
Ao chegar a este estradão o caminho não tem qualquer dificuldade, segue pela povoação do Ladário e a última subida já é realizada pela estrada de alcatrão.
O percurso é fácil, mas bastante interessante, devem ter atenção que existem muitos trilhos de Downhill nesta zona da Serra que podem percorrer sem ser estes.