Activity

Olimpo (Conjunto Marumbi) - Morretes/PR

Download

Trail photos

Photo ofOlimpo (Conjunto Marumbi) - Morretes/PR Photo ofOlimpo (Conjunto Marumbi) - Morretes/PR Photo ofOlimpo (Conjunto Marumbi) - Morretes/PR

Author

Trail stats

Distance
6.1 mi
Elevation gain
3,665 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
36 ft
Max elevation
4,899 ft
TrailRank 
35
Min elevation
1,270 ft
Trail type
One Way
Moving time
2 hours 8 minutes
Time
3 hours 40 minutes
Coordinates
1391
Uploaded
March 19, 2023
Recorded
March 2023
Be the first to clap
Share

near Sítio Alvorada, Paraná (Brazil)

Viewed 173 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofOlimpo (Conjunto Marumbi) - Morretes/PR Photo ofOlimpo (Conjunto Marumbi) - Morretes/PR Photo ofOlimpo (Conjunto Marumbi) - Morretes/PR

Itinerary description

Trilha realizada dia 19 d março de 2023, com previsão do tempo favorável. O trajeto foi apenas pela trilha branca, bate e volta. Existe as opções de subir pela branca e descer pela vermelha ou subir pela vermelha e descer pela branca, mas essas são mais duras que apenas a branca.

O primeiro desafio é chegar na Estação Lange. O trajeto é pelo Caminho de Itupava, uma estrada com muita pedra. A partir de uma determinada barreira de controle, você pode seguir à pé ou de carro 4x4.

Chegando na Estação Lange, tem espaço para uns 10 carros talvez, ou menos. A dica é chegar cedo pra pegar vaga. Daí, deve-se seguir uma trilha que passa por trilho de trem e floresta até chegar ao posto do IAP, onde se faz o cadastro. O COSMO fica ali também.

A trilha começa tranquila, precisa de um pouquinho de atenção para não se confundir nas bifurcações iniciais, apesar da excelente sinalização do local. Basta prestar atenção nas fitas brancas, que estão em abundância e sempre presentes nos momentos de dúvida. Mesmo assim, um GPS facilita mais ainda.

O percurso é por mata atlântica com dois cruzamentos de rio, sendo o segundo com uma bela cachoeira. Após o segundo cruzamento de rio, a trilha se torna mais íngreme. Para quem gosta de escalada, é uma trilha muito divertida. São várias passagens com via ferrata, corda e corrente.

Mais próximo ao cume existem pontos de água. A própria trilha pode estar úmida com possibilidade de coleta de água. O problema são os trechos de via ferrada e corrente molhados, o que pode exigir mais atenção. Apesar da exposição, eu não achei os trechos de grampos tão apavorantes como alguns relatos sugerem. Basta atenção e calma.

Bem perto do cume existe uma bifurcação da trilha: à esquerda segue-se para outros cumes e a trilha vermelha; à direita segue-se para o cume do Olimpo, que está a 10 minutos aproximadamente.

Cheguei ao cume em 3h30min, andando normal, com pausas de 5min a cada 1h.

Neste dia em que estive, o céu estava aberto e a vista incrível. É possível ver Curitiba, a Serra do Ibitiraquire, o mar e até a Pedra Branca do Araraquara, uma montanha que fica em Guaratuba.

O retorno foi mais duro que a ida. Precisei de 4h30min, pois os trechos íngremes e via ferrata exigiram ainda mais atenção. Chegando na cachoeira, um banho renovou as energias.

Waypoints

PictographFountain Altitude 4,413 ft
Photo ofPonto de água (salvador!)

Ponto de água (salvador!)

Comments

    You can or this trail