Observatório - Cruzeiro de Morungaba

Photo ofObservatório - Cruzeiro de Morungaba Photo ofObservatório - Cruzeiro de Morungaba Photo ofObservatório - Cruzeiro de Morungaba

November 2, 2018
November 2018

near Morungaba, São Paulo (Brazil)

Deixamos o carro no Parque Pico das Cabras (fechado em dias úteis). Iniciamos a trilha na estrada do Observatório seguindo em direção a Morungaba por 1,5 km e entramos à direita na trilha que leva à pedra partida, uma paradinha para apreciar o visual e seguimos por uma trilha à esquerda. Passamos ao lado de um pequeno lago e seguimos em direção à estrada de Morungaba, caminhamos 600 metros até chegar ao Cristo de Morungaba e demos uma parada para curtir o visual de Morungaba.
Pegamos a trilha para o Parque Municipal Pedro Mineiro em frente ao Cristo, do outro lado da estrada.
O Parque é bonito, mas estava meio abandonado, atravessamos o parque e sua ponte pênsil e entramos em uma trilha que nos levou até um ponto que já conhecíamos bem, descemos então até o lago da fazenda por uma trilha e retornamos por outra, passamos novamente pela pedra Partida e retornamos pela a estrada do observatório.
Essa região tem muitas trilhas e muitas bifurcações, é preciso ficar atento para não errar o caminho, mas é difícil se perder, a maioria das trilhas que descem leva ao lago da Fazenda.

Lago

• Photo of Will 7
    Will 7 Nov 23, 2020

Quero fazer essa trilha, em dias de semana tem onde deixar o carro no pico das cabras ? Obg

• Photo of aacoelho
    aacoelho Nov 24, 2020

Olá Will,
    Tem gente que deixa em frente ao Observatório de Campinas, tem um espaço ali que dá pra estacionar, não sei se é seguro. Quando eu faço trilha lá em dia de semana costumo iniciar em Morungaba, deixando o carro no posto Shel da entrada de Morungaba. A estrada de terra do Observatório até Morungaba geralmente está em boas condições.
    Tem algumas trilha minhas que iniciei lá no posto. Uma que eu acho bem legal é: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/morungaba-x-observatorio-39897014