Óbidos - Maravilhas em redor da Vila encantada (PR3 parcial + PR14 total)

Photo ofÓbidos - Maravilhas em redor da Vila encantada (PR3 parcial + PR14 total) Photo ofÓbidos - Maravilhas em redor da Vila encantada (PR3 parcial + PR14 total) Photo ofÓbidos - Maravilhas em redor da Vila encantada (PR3 parcial + PR14 total)

April 5, 2023
April 2023

near Óbidos, Leiria (Portugal)

Óbidos - Maravilhas em redor da Vila encantada (PR3 parcial + PR14 total)

Percurso que une dois dos PR´s de Óbidos a nova PR14 - Rota Panorâmica, que percorremos na totalidade, e o PR3 - Ecovia do Arnoia, apenas parcialmente.

A verdade é que parti de junto do Convento de São Miguel tendo feito essa parte do PR3 até Óbidos mas por erro do GPS só comecei a gravar junto à vila. Fiz todo o PR14 a seguir e retornei pelo mesmo caminho que não tinha gravado antes. pelo que o mapa/trilho está completo mas temos de acrescentar 3km ao total (cerca de 14km).

PR3 - "Início/final no Convento de S. Miguel, com passagem pela Barragem do Arnóia, ruínas romanas de Eburobrittium, nascentes termais adjacentes, Várzeas da Cegonha e do Paúl, Vila de Óbidos..." no site de turismo de Óbidos

PR14 - "Início/final junto ao Posto de Turismo. Permitirá aceder aos locais com as melhores vistas panorâmicas sobre Óbidos e a linha atlântica. Na fase inicial acompanhamos o Aqueduto da Usseira, passando pelo Complexo Escolar dos Arcos e Complexo Desportivo, subindo pelo Vale Escuro, com passagem por uma secção menos conhecida do aqueduto. Continuamos a subida por caminhos agrícolas,através de largas extensões dos típicos pomares da zona (pêra, maçã, ameixa, pêssego). Na zona mais alta obtemos vistas deslumbrantes para Óbidos, Várzeas da Rainha, Atlântico, Berlengas, Lagoa de Óbidos, Bom Sucesso, Caldas da Rainha e São Martinho do Porto. Já na descida, junto à antiga capela de São Bento - Capeleira, temos a melhor vista sobre o castelo e burgo medieval. Daí continuamos a descer até à Qta do Soito (séc XVIII), em direcção à vila. Já na vila, passamos pela Capela de Nª Sr.ª de Monserrate, Chafariz Novo, subindo até à Porta de Nª Sr.ª da Graça. Acompanhando e contornando a muralha a norte, chegamos então à vertente poente da encosta do castelo, local da igreja mais antiga de Óbidos, a ermida de Nª Srª do Carmo ou São João do Mocharro, onde temos vistas esplendorosas sobra as Várzeas da Rainha e a Ermida de St. Antão. Percorremos a encosta do castelo através do Parque da Vila, com vistas magnifícas para a extensa muralha poente e terminamos subindo em direcção à Torre do Facho, na extremidade sul do castelo." no site de turismo de Óbidos