No Gradil, entre a Fé e os Lobos

September 16, 2021
September 2021

near Gradil, Lisboa (Portugal)

Naquele tempo não existiam estradas, automóveis, telefones... a vida era uma aventura insegura.
O pequeno Fernando levava com frequência o rebanho para o monte, que era necessário ele também ajudar no sustento da família. Sozinho, longe de tudo e de todos, estava sempre alerta, em especial com medo dos lobos famintos que sempre procuravam uma refeição fácil: um cordeirinho de leite tenrinho!
Invocava a protecção da virgem Maria, como lhe ensinara a mãe, para que o livrasse dos perigos - a ele e aos seus preciosos animais, fonte de alimento da família.

Foi na paz daqueles ermos, olhando os animais que pastavam encosta abaixo e tocando a sua flauta, que um dia sentiu algo, voltou-se num sobressalto, mas era algo muito diferente, uma luz, uma visão, foi surpreendido pela aparição de Nossa Senhora do Rosário.
A Virgem Maria logo disse ao assustado pequeno que nada tinha a temer, e ordenou-lhe que ali mesmo fosse construída uma ermida, e que não se preocupasse, pois os recursos não faltariam. E a sua imagem para o altar mor deveria ser trazida da ermida de Santa Comba, ali próxima.

O pai inicialmente não fez caso da história do rapaz, mas acabou por aceder, as obras da igreja tiveram início, e o certo é que mesmo sendo ele um simples lavrador, o templo foi concluído sem que faltasse ajuda e boa pedra e madeira. E na capela mor foi colocada a imagem da Virgem de acordo com as instruções recebidas por Fernando.

No exterior da ampla igreja que hoje domina a parte alta de Vila Franca do Rosário, um painel de azulejo muito danificado recorda para a posteridade a lenda ou história de Fernando, que, claro, aqui "romanceei" um pouco.

Ele por certo tinha medo dos lobos, cuja população era então abundante nestas terras tal como em toda a Ibéria, e esse medo e o mal que causavam levou a uma matança sem piedade, que os levou quase à extinção neste extremo ocidental da Europa. Mas hoje tudo é bem diferente, procura-se regredir nesse percurso fatal para estes magníficos animais, e quem não tem medo deles é o Grupo Lobo, organização não governamental que mantém o CRLI (Centro de Recuperação do Lobo Ibérico) onde são acolhidos lobos que não podem já ser reintroduzidos na vida selvagem.
E é entre o Gradil, Vila Franca do Rosário, e o CRLI que se desenrola este percurso que idealizei juntando partes de um passeio guiado que registei há 10 anos atrás e partes de um projectado PR5 de Mafra que não foi sinalizado no terreno.

O Percurso

Chegados à entrada do Gradil parqueamos num espaço do qual deixo waypoint, e seguimos até junto da igreja de S Silvestre, igreja matriz, que só apreciamos por fora, estava fechada. Descemos então a zona urbana para apanhar um trilho que segue junto de pequenos cursos de água, por entre vinhas e hortas, uma delícia fresca e húmida. Mais adiante fica mais largo, com marcas de dois rodados.
Junto a uma fiada de ciprestes tomamos à direita um caminho antigo, que já foi lajeado.
Subimos depois, passamos a Fonte do Coxo (recanto sem graça e sujo) e seu parque de merendas e seguimos até à parte antiga de Vila Franca do Rosário onde visitamos a igreja, tivemos a sorte de estarem algumas senhoras a colocar flores, pudemos entrar por uma porta lateral.
Mais adiante subimos por zona de sobreiro,  pinheiro e eucaliptos até que chegamos a Vale da Guarda, onde cruzamos a EN 8 e prosseguimos de novo em terra. É um belo caminho que nos aparece agora, que acaba por passar a uma zona de quintas particulares, entre elas o Shanti Space. Devido à natureza da utilização dessas propriedades, será de passar este espaço sem fazer barulho; mais adiante estaremos já no estradão que passa à entrada do CLRI.

Um pouco adiante paramos na borda do caminho para almoçar a nossa merenda, já perto da Quinta de Santo António das Barrocas.
Atravessamos a N 9-2 e iniciamos a subida por dentro do eucaliptal que nos levaria até ao ponto mais alto do dia. Este troço é comum ao Caminho de Fátima e de Santiago  que apontam no sentido inverso ao nosso.
No alto abandonamos o trilho peregrino e descemos, continuando por estradão florestal que a dada altura trocamos por um caminho à direira que desce a Monte Gordo de Baixo. Está bastante tapado mas não arranhou; quem quiser pode seguir o estradão e no asfalto voltar para trás.
Depois da aldeia um trilho e a seguir caminho rural levam-nos à estrada municipal, mais abaixo. Seguindo-a, acabamos por subir depois, em asfalto, à Portela do Gradil, e daqui em breve estamos de volta ao Gradil, onde chegamos depois de outro curto troço em terra.

Igreja Paroquial de Vila Franca do Rosário

Excertos de patrimoniocultural.gov.pt

A igreja de Vila Franca do Rosário destaca-se pela galilé cenográfica e teatral que antecede a fachada principal, a qual deveria fazer parte de um projecto arquitectónico mais vasto, mas não concluído. De facto, os volumes escalonados correspondentes à zona da nave e da capela-mor, são relativamente simples, apresentando apenas janelas com moldura de cantaria nos pisos superiores. É, pois, a galilé que lhe confere grande imponência e que torna este imóvel o eixo estruturador do adro murado em que se insere.
A construção do templo remonta à segunda metade do século XVI (c. 1567) e, a crer na lápide tumular existente no pavimento da nave, estaria, com certeza, concluída em 1580.
...
O primitivo edifício deverá ter sofrido grandes danos em consequência do terramoto de 1755, mas desconhece-se qual o alcance dos estragos, pelo que é difícil perceber se a galilé é uma obra posterior e inacabada, ou se é o resultado do grande sismo do século XVIII, não tendo chegado a igreja a ser reparada na totalidade. Em todo o caso, parece-nos que esta estrutura que antecede a fachada é, claramente, uma obra de linguagem barroca, de modelo erudito.
A iconografia referente à invocação do templo percorre todo o espaço, e no portal são visíveis motivos evocativos do rosário, tal como o azulejo que o ladeia representa a lenda a que já fizemos referência. A mesma temática encontra-se no interior, nomeadamente ao nível da pinturas dos tectos: a nave, em abóbada, alude ao episódio em que a Virgem entrega o rosário a São Domingos de Gusmão e, na abóbada da capela-mor, retoma-se a temática da aparição da Virgem ao pastor Fernando.
Ainda no interior, e para além do púlpito e do coro alto, este último sobre a porta principal, salientam-se os dois altares colaterais, de talha dourada e, na capela-mor, o retábulo é uma obra mais tardia, onde figuram as já referidas imagens de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Comba.
Assim, podemos concluir que a singularidade da galilé deste templo, que radica em modelos arquitectónicos de grande erudição, é o seu elemento de maior significado, contrastando fortemente com o interior, de grande depuração decorativa, facto que evidencia uma descontinuidade estética e, muito possivelmente, a interrupção de uma campanha de obras ou a destruição de parte da igreja existente antes do Terramoto. (Rosário Carvalho)

O Gradil e a Igreja de S. Silvestre do Gradil

Excertos de patrimoniocultural.gov.pt

Situada nas proximidades de Mafra, a povoação de Gradil foi doada por D. Dinis, no ano de 1302, a Pero Salgado, tesoureiro da corte. Com a morte deste, o aglomerado urbano voltou para a posse da Coroa, e em 1327 D. Afonso IV concedeu-lhe o primeiro foral. Em 1519 este documento era confirmado por nova carta de foral, doada por D. Manuel.

Desconhece-se a data da primitiva fundação da igreja matriz de Gradil. O actual templo data dos finais do século XVII, embora se conservem no seu interior elementos decorativos quinhentistas, que nos indicam a existência de uma igreja naquele local no início do século XVI.

O templo, dedicado a São Silvestre, desenvolve-se em planimetria rectangular, apresentando uma fachada de gosto barroco, cujo pano central é ladeado por duas torres sineiras. O portal principal é encimado pela janela do coro-alto e por um óculo, que rasga o frontão de coroamento da fachada.O espaço interior, de nave única, é coberto por tecto de madeira, sendo as paredes laterais decoradas com painéis de azulejos setecentistas. Destaca-se no espaço do coro-alto o órgão de tubos, da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, irmão do escultor Machado de Castro, executado em 1801.

A capela-mor possui ao centro um retábulo seiscentista, de talha dourada barroca. No espaço da sacristia foi edificada uma fonte baptismal em pedra lavrada com relevos de mascarões e uma cabeça alada, de gosto maneirista muito erudito. (Catarina Oliveira GIF/ IPPAR/2005)

PictographProvisioning Altitude 515 ft

Quinta dos Lobos

Vila Franca Do Rosario

Vista aérea do Gradil

Zona mais alta do percurso

• Photo of O Viandante
    O Viandante Nov 28, 2021

Obrigado pela partilha. Feita num belo fim de semana de Novembro. Bem sinalizado e com vistas deslumbrantes. Abraço

papaleguas Nov 28, 2021

Obrigado, Viandante, acho que é realmente um percurso interessante (mas não sinalizado!!) Boas caminhadas!!

• Photo of O Viandante
    O Viandante Nov 29, 2021

Realmente não tem sinalização. Eu queria dizer que estava bem criado no GPS e os caminhos estavam bem escolhidos

• Photo of laura boavida
    laura boavida Mar 16, 2022

Bom trilho, obrigada pela partilha!

papaleguas Mar 16, 2022

Obrigado, laura boavida, boas caminhadas!!

• Photo of Matheus Ferreira Machado
    Matheus Ferreira Machado Sep 5, 2022

Apesar de alguma elevação, não achei de todo difícil.

É agradável poder conhecer um pouco mais do lado 'menos urbano' de Portugal. Destaque para o CRLI, que quero ainda voltar para fazer uma visita.

Obrigado pela partilha.

papaleguas Sep 5, 2022

É verdade, eu também gostava de voltar ao CRLI, estive lá há uns anos...
    Obrigado, Matheus, bons caminhos!!