Nevado Mateo - Peru

1917
October 6, 2023
October 2023

near Yanama, Ancash (Peru)

O trekking tem início ao lado do túnel Punta Olímpica que passa por baixo da montanha do Nevado Mateo... até este ponto o trecho foi percorrido em asfalto com o carro saindo de HUARAZ. Logo inicia-se uma caminhada curta de 500m que, embora se esteja a 5mil metros de altitude, é curta num terreno plano e nem dá pra sentir os efeitos da altitude. Chega-se a um paredão de pedras chamado "morena", aí começa o sufuco. A trilha se perde em meio a tantas pedras e começa a inclinar demasiadamente. Nos primeiros metros a montanha te lembra que estás a acima de 5mil metros. Sente-se o cansaço, a falta de ar, dores de cabeça, enfim, as coisas se complicam principalmente se vc não se aclimatou nos dias anteriores. Após uma escalaminhada complicada chega-se à linha de neve. A partir deste ponto colocamos os grampones na bota para iniciar a subida pela geleira. Todos são conectados ao guia por uma corda. O segredo é subir devagar e manter um ritmo constante. O topo tem uma área pequena, se for num grupo grande vai ter que esperar pra ficar na parte mais alta. Faça suas fotos rapidamente, pois celulares costumam parar de funcionar por conta da temperatura baixa. Utiliza luvas adequadas para frio intenso que sejam impermeáveis pois ficará muito tempo em contato com o gelo. O retorno é rápido porém não menos cansativo, haja joelho pra aguentar tantos impactos. A trilha toda é de aproximadamente 5km com 5180m de altitude . Esqueci de desligar o wikiloc no término da trilha e só fui lembrar na hora do almoço no restaurante.