Nave da Mestra + Caminho dos Covais

Photo ofNave da Mestra + Caminho dos Covais Photo ofNave da Mestra + Caminho dos Covais Photo ofNave da Mestra + Caminho dos Covais

October 19, 2022
October 2022

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Dia de regressar à Nave da Mestra, mas desta vez desde Manteigas e pelo trilho normal(sem a maluqueira da primeira visita ao Caminho dos Covais).
A paisagem este ano, infelizmente, está bem diferente. A outra encosta do Vale Glaciar do Zêzere está toda queimada. Até custa ver. Ainda bem que o lado de cá do Zêzere escapou.
Após a Nave da Mestra, desci e fui fazer o Caminho dos Covais, que no final do mesmo, já se consegue ver a outra encosta do Zêzere sem estar queimada. Infelizmente e depois de passar 2 kms a lutar contra a vegetação resolvi desistir e voltar pra trás. Já na última vez que fiz este percurso tive dificuldade em chegar ao final. Na altura enviei email par a CM Manteigas, que me informaram que iam avisar o ICNF para a limpeza da zona, mas...a verdade é que desta vez estava ainda pior. Nada foi limpo.

Nota: Do início até à Nave da Mestra é sempre a subir e então após a cortada à direita são 800 metros de uma verdadeira parede e que se depois tiver que se descer, custa ainda mais. Na nave da Mestre pode voltar-se pelo Curral dos Martins para as Penhas Douradas e depois Manteigas, fazendo basicamente a Rota do Carvão, mas em sentido inverso.