NASCER DO SOL NA SENHORA DA SERRA (MARAO)

Photo ofNASCER DO SOL NA SENHORA DA SERRA (MARAO) Photo ofNASCER DO SOL NA SENHORA DA SERRA (MARAO) Photo ofNASCER DO SOL NA SENHORA DA SERRA (MARAO)

August 4, 2013
August 2013

near Soutelo, Vila Real (Portugal)

Caminhada noturna com o objetivo de ver o nascer do sol na Senhora da Serra (Marão), local onde se realiza a “Romaria mais alta de Portugal”, que ocorre todos os anos no segundo Domingo após o S. Pedro e junta as populações dos concelhos de Vila Real, Amarante, Baião, Mesão Frio, Santa Marta e Régua que sobem as encostas da Serra do Marão. No cimo da Serra a paisagem transforma-se e o ermo vira folia, sendo o ponto alto da festa o momento do nascer do sol.
Ruma-mos de carro à Casa de D. Hermínia - Tel. 254812398, em Tabuadelo, lugar da freguesia de Fontes, para um jantar antes de iniciarmos a caminhada. Após um alegre convívio fomos ainda de carro para o lugar de Soutelo., onde pelas 1h30min iniciamos a caminhada rumo ao alto da Serra do Marão, percurso de aproximadamente 6,5km onde assisti-mos ao nascimento do sol acompanhados por um café bem quentinho após o qual inicia-mos a descida da Serra para mais 6,5Km de caminhada.
Iniciamos o percurso junto à Igreja de Soutelo, lugar da freguesia de Fontes, subimos junto ao muro da igreja e continuamos pelo caminho antigo que ligava o lugar da Póvoa da Serra a Soutelo. Daqui seguimos numa longa ascensão por caminhos florestais e por entre densos pinhais, avistando aqui e ali diversas ravinas e escarpas da montanha do Marão. Os três primeiros quilómetros foram feitos por entre vegetação densa que tomou conta dos caminhos, obrigando-nos a abrir passagem pelo meio de silvados. Passado 2h30min atingimos o cume da serra do Marão e a altitude de 1416 metros, onde se ergue a ermida da Nª Senhora da Serra do Marão, conhecida por ser a romaria mais alta de Portugal. Depois de um merecido descanso, alguns até conseguiram dormir, vimos o nascimento do sol, que foi o ponto alto da caminhada e ocorreu cerca das 6h28min, acompanhados pelo café e/ou chã, conforme o gosto, e alguns bolos. Antes de iniciamos a extensa descida até Soutelo ainda nos deslumbramos com a ampla paisagem que nos rodeia. A descida fez-se por entre ribeiros, pinhais e paisagens intensas com desníveis acentuados, onde ao longe se pode avistar típicos vinhedos em socalcos, formando um pano de fundo de elevada beleza, característico desta singular região do Douro Vinhateiro. Chegados ao lugar de Soutelo, fomos de encontro ao local onde teve início este percurso.