Nascente do Alviela - Alvados - Nascente do Alviela (etapa 2 de 2)

Photo ofNascente do Alviela - Alvados - Nascente do Alviela (etapa 2 de 2) Photo ofNascente do Alviela - Alvados - Nascente do Alviela (etapa 2 de 2) Photo ofNascente do Alviela - Alvados - Nascente do Alviela (etapa 2 de 2)

February 21, 2024
February 2024

near Portela de Cima, Leiria (Portugal)

Podemos dividir o percurso em 3 partes: a primeira, que é sempre a subir pelo meio da serra; a segunda, um pouco depois da pizzaria, onde se caminha no sopé da serra, mas que se veem sempre as povoações nos vales; a última, após Moita Venda, já cá em baixo, que se passa por paisagens interessantes, mas a maioria é mais "vulgar".

O único ponto de abastecimento é num café em Moita Venda - sandes e bolos. Há um mercado a 50 metros.

Tem pouca sombra.

Quando se sai de Alvados, antes de sair da estrada, é preferível subir uns 20 metros para a esquerda e sair aí (ver imagem).

Saída às 7h50 e chegada perto da 17h. Fiz duas pequenas paragens: no marco geodésico e numas ruínas a seguir ao Arrife; pausa para almoço em Moita Venda. Estava com medo de chegar já de noite, mas deveria ter feito o percurso um pouco masi devagar ou com mais pausas.

Moderado a difícil. Tem os primeiros quilómetros sempre a subir, depois quase sempre a descer (pontualmente tem algumas pequenas subidas), com exceção do Caminho de Santa Marta que vai de Casais Robustos à ermida e é sempre a subir.

Miradouro e parque de merendas

PictographMonument Altitude 1,031 ft
Photo ofErmida de Santa Marta. Miradouro e parque de merendas alguns metros a seguir Photo ofErmida de Santa Marta. Miradouro e parque de merendas alguns metros a seguir

Ermida de Santa Marta. Miradouro e parque de merendas alguns metros a seguir

PictographProvisioning Altitude 591 ft

PictographFountain Altitude 564 ft

Local religioso

Se alguém passar aqui e já não estiver com os eucaliptos que me diga para apagar este waypoint.