Nas sombras do Penedo (do Lexim)

3 hours one minute
May 4, 2019
May 2019

near Mata Pequena, Lisboa (Portugal)

"A Aldeia da Mata Pequena é um paraíso que convida ao descanso e ao contacto com a natureza às portas de Lisboa. Trata-se de um tesouro da arquitetura tradicional da região saloia, em plena Zona de Proteção Especial do Penedo do Lexim, que os trabalhos de recuperação fizeram questão em preservar. Para quem passeia ou fica hospedado na Aldeia da Mata Pequena a sensação é a de estar num museu a céu aberto, onde o modo de vida do antigamente se mantém preservado através dos cheiros, das cores e das tradições. As casas que aqui encontra são disso o melhor exemplo, resultado de muito trabalho de pesquisa e recolha que conquista cada um dos visitantes."
E é desta maravilhosa aldeia que demos inicio a mais uma aventura… Num trilho não marcado, mas marcante, que nos leva às margens do Rio Lizandro, e do Rio Mourão, que nos recebe com as suas cascatas, as celebres Cascatas de Anços, e sempre por trilhos fascinantes, por vezes "fechados", que nos guiam por montes e vales, até chegarmos ao alto do Penedo do Lexim, uma antiga chaminé vulcânica, que domina a paisagem a seu redor, mais parecendo um castelo de rocha, e com uma vista apaixonante sobre vales e montes, até ao horizonte, dominado pelo vulto da Serra de Sintra…
De salientar o caracter de Difícil deste trilho, pelo facto de ao Km 11,6 o trilho cruzar uma zona com muito silvado, e de inclinação acentuada, só acessível a caminheiros com alguma compleição física… Para evitar este troço, o caminheiro deve seguir em frente na aldeia de Raimonda, seguindo pela estrada do Penedo, contornando o mesmo, procurando trilhos mais acessíveis ao alto da formação, que se encontram a oeste da mesma…
Um trilho envolvente, que nos inunda com o sons da agua, dos passarinhos, do vento nas arvores, com os cheiros das flores, da terra, dos animais… Que nos abraça com a simpatia das gentes saloias, que nos sorriem, e nos dão "dois dedos" de conversa… Que nos encanta por mais um cantinho maravilhoso dos Concelhos de Mafra e Sintra… Sem duvida um fantástico passeio...
Bons Trilhos

• Photo of Kaapa
    Kaapa Mar 30, 2020

Muito boa

• Porfirio Valente Sep 19, 2020

Muito bom! Ao chegar ao Penedo, algumas silvas...

• Photo of Ismael Marta
    Ismael Marta Sep 13, 2022

Trilho muito interessante. Diria Moderado…