Muro de las Lágrimas: Parque Nacional Galápagos

Photo ofMuro de las Lágrimas: Parque Nacional Galápagos Photo ofMuro de las Lágrimas: Parque Nacional Galápagos Photo ofMuro de las Lágrimas: Parque Nacional Galápagos

May 7, 2019
July 2017

near Puerto Villamil, Galápagos (Ecuador)

O trekking para chegar até o Muro das Lágrimas não era nossa primeira opção na Ilha Isabela, mas vale a visita se você estiver com um dia livre.

Saímos andando de Puerto Villamil e seguimos por uma estrada bem marcada, a qual é possível percorrer de bicicleta.

No caminho, passamos por belas praias com iguanas marinhas e ainda vimos algumas tartarugas gigantes em brejos e até mesmo na estrada. Este foi o único local da nossa passagem pelo arquipélago em que vimos as imensas tartarugas galapaguenhas na natureza. Também vimos uma porção de tentilhões, lagartinhos e outras aves.

Após 4 horas de caminhada chegaríamos no Muro de las Lágrimas. Ele foi construído por presidiários em meados do século XX e possui este nome, pois diz-se que houve milhares de mortos durante sua construção.

Aqui a estrada acaba e subimos uma trilha para um morro situado que está próximo ao muro. Em cerca de 30 minutos alcançamos este pico, que apresenta um mirante com uma bela vista de Puerto Villamil e de toda a porção sul da Ilha Isabela.

Por fim, voltamos caminhando até a vila em 3 horas.