Photo ofMurça: rota das vinhas e dos olivais entre Martim e Porrais (com passagem por Candedo) Photo ofMurça: rota das vinhas e dos olivais entre Martim e Porrais (com passagem por Candedo) Photo ofMurça: rota das vinhas e dos olivais entre Martim e Porrais (com passagem por Candedo)

November 19, 2023
November 2023

•   5 2 Reviews

near Martim, Vila Real (Portugal)

1. Este é um percurso panorâmico/paisagístico, com início e fim na aldeia de Martim, junto à igreja.
Desenvolve-se por caminhos rurais (muitos deles panorâmicos), abertos pela periferia e no interior de uma extensa e espetacular mancha de vinhas e olivais situada nos termos das aldeias de Martim, Candedo e Porrais (concelho de Murça).
2. O percurso tem como principais pontos de interesse a orografia muito acidentada e diversificada do terreno, as vinhas e os olivais dispostos pelo labor persistente do homem em ondulantes socalcos ao longo das muitas encostas e os caminhos rurais que as rasgam e servem e que acrescentam dinamismo e fluidez ao já grande dinamismo do conjunto das vinhas e dos olivais.
Este tipo de paisagem hiberna durantes os meses de inverno para ganhar vida durante a primavera e atingir o apogeu da beleza durante os meses de setembro e outubro. Nestes meses, a enorme mancha de vinhedos assemelha-se a uma magnífica e colorida manta de retalhos.
3. Em síntese diríamos que se trata de um percurso não marcado, relativamente fácil e de uma grande beleza sobretudo nos meses de setembro/outubro/início de novembro pela multiplicidade dos contrastes dos tons quentes típicos desta época do ano.
4. Notas:
• É um percurso relativamente longo, mas tornado fácil pela muita beleza que emana da paisagem, caminhos ótimos, subidas e descidas pouco pronunciadas. Para fazer de forma descontraída/contemplativa.
• Alguns caminhos atravessam propriedade privada. Mas não nos deparamos com muros, portões ou avisos de propriedade privada. De manhã, no café da aldeia de Martim foi-nos dito que poderíamos andar por onde quiséssemos sem qualquer tipo de constrangimento ou problema.
• Em P1, há cerca de 100 metros de percurso sem caminho ou trilho, mas que se fazem sem dificuldade.

OUTROS PERCURSOS NA ZONA:

Miradouro 10

Miradouro 11

P1

Miradouro 13 (rio Tinhela)

Martim Café

Miradouro 4

• Geraldo Martinho Nov 21, 2023

Magnífico percurso, com uma orografia em mudança sucessiva, com belos mosaicos de vinhedos e olivais,

Magnífico percurso, com orografia e paisagem sempre em mudança, com mosaicos de vinhedos e olivais, a envolver e, a embalar, todos aqueles que se deixaram atrair por estas terras e gentes tão acolhedoras.

• carlos gomes almeida Mar 1, 2024

Percurso de uma beleza paisagística única. A ser feito preferencialmente no Outono.