Activity

Muralhas seiscentistas de Elvas

Download

Trail photos

Photo ofMuralhas seiscentistas de Elvas Photo ofMuralhas seiscentistas de Elvas Photo ofMuralhas seiscentistas de Elvas

Author

Trail stats

Distance
2.54 mi
Elevation gain
177 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
177 ft
Max elevation
1,105 ft
TrailRank 
25
Min elevation
908 ft
Trail type
Loop
Coordinates
146
Uploaded
March 24, 2024
Be the first to clap
Share

near Elvas, Portalegre (Portugal)

Viewed 7 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofMuralhas seiscentistas de Elvas Photo ofMuralhas seiscentistas de Elvas Photo ofMuralhas seiscentistas de Elvas

Itinerary description

Muralhas Seiscentistas

Exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitetura militar, a Praça de Elvas é constituída por sete baluartes, quatro meios baluartes e um redente ligados entre si por cortinas, constituindo doze frentes de muralha.

O acesso à cidade é feito por três portas duplas (de Olivença, de São Vicente e da Esquina) com decorações bélicas, e por várias poternas que surgem no meio dos fossos (de São Pedro, Porta Velha, de São Francisco, etc.).

A cerca abaluartada da cidade de Elvas remete-nos para o período da guerra da Restauração (1641-1668), quando Portugal, ao garantir a independência, se vê envolvido numa nova guerra. A cidade raiana, ponto nevrálgico da fronteira, tinha que ser alvo de refortificação militar, num contexto em que a engenharia militar assumia um papel fundamental na arte das guerras de fogo e as muralhas fernandinas não asseguravam a defesa da cidade devido à sua verticalidade. É neste panorama que o monarca D. João IV envia o padre jesuíta Cosmander a inspecionar as fortificações existentes no país e, se necessário, a construir novas.

Inspirado em mestres holandeses como Simon Stevin e Samuel Marolois, criadores do primeiro sistema de fortificar holandês, Cosmander vai construir um sistema abaluartado moderno e implacável. Hoje as muralhas seiscentistas de Elvas são um exemplo original de fortificações do séc. XVII que no seu estado de autenticidade são únicas no mundo, estando muito bem conservadas na sua totalidade.

As muralhas de Elvas são as maiores fortificações abaluartadas do mundo. Integram o conjunto histórico-cultural inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO como "Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações" desde 30 de junho de 2012.

Trajeto circular a partir de Elvas, com passagem por:
- Capela de Nossa Senhora da Conceição (0.3 km)
- Castelo de Elvas (1.2 km)
- Fonte da Prata (1.6 km)

Comments

    You can or this trail