Mundo Novo RPPN Pedra Aguda

one day one hour 35 minutes
October 22, 2022
October 2022

near Núcleo Colonial, Rio de Janeiro (Brazil)

A entrada da trilha se inicia no final de uma estrada dentro do Refúgio Pedra Aguda. No Refúgio pegue a estrada gramada até a Casa Reservada. Após atravessar por uma ponte improvisada sobre o rio e antes de chegar a casa entrar à esquerda numa estrada gramada.
Seguir até o final sem pegar qualquer bifurcação. Esse é o caminho para captação de água. Atravessar o rio com muita atenção nas pedras escorregadias.
Há uma singela placa sinalizando o trajeto. Praticamente a trilha é dentro da mata. Só saindo no trecho final pela crista que conduz ao cume.
Logo no início há dois trechos curtos (cerca de 5 metros) com corda fixas em árvores.
Havia muitos trechos sujos pelo caminho. Trechos com bambuzais arriados obstruíam a trilha fazendo que nos arrastassem pelo chão. Havia levado dois facões para limpar o caminho. A volta fluiu melhor pois já havia sido feita a remoção dos bambus e demais obstáculos do caminho.
O trecho final é bem íngreme, descoberto e embora houvesse chovido no dia anterior estava seco e escorregadio.
O cume amplo e com vista panorâmica para Nova Friburgo, Trajano de Moraes e Macaé. Muitas fotos foram tiradas.
Chegamos ao Refúgio Pedra Aguda no dia anterior. Ele conta com camping R$ 25,00. Quarto coletivo com 8 camas, equipado com roupa de cama e banho com direito a café da manhã R$ 60,00. Casa Pierre (para 7 pessoas) e casa reservada (para 8 pessoas) - com sala, cozinha equipada, varanda e dois banheiros. Almoço a vontade R$ 40,00, janta caldo por R$ 20,00 e café da manhã R$20,00. Ainda tem opção “Day use” R$ 50,00 com almoço.
No Refúgio há algumas vias de escalada e piscina com água natural. Contato via Instagram.
Como a trilha está dentro de propriedade particular seja gentil e peça com educação autorização para fazê-la.

14:16 / 14:18.

Após o rio à esquerda: 8:10. 14:24.

Mirante: 10:05.

Mundo Novo: 11:13 / 11:57.

• Photo of Henrique Frater
    Henrique Frater Apr 25, 2023

Caminhada tranquila. Possui uma parte mais íngreme, porém sem grandes dificuldades.