Photo ofMullacen - Alto del Chorrillo, Mullacen, refúgio vivac laguna la caldera, rio Mullacen, refúgio Poquera, circular Photo ofMullacen - Alto del Chorrillo, Mullacen, refúgio vivac laguna la caldera, rio Mullacen, refúgio Poquera, circular Photo ofMullacen - Alto del Chorrillo, Mullacen, refúgio vivac laguna la caldera, rio Mullacen, refúgio Poquera, circular

April 21, 2023
April 2023

•   5 3 Reviews

near Trevélez, Andalucía (España)

Publicamos um trilho de ascensão ao Mullacen, o tecto da Península Ibérica com 3482 metros.

O Mulhacen situa-se na Sierra Nevada, sul de Espanha a uns escassos 60 Km de distância do mar Mediterrâneo (Capileira dista 55 km por estrada das praia de Motril)

É a montanha europeia mais alta fora do Caucaso e dos Alpes, excluindo as ilhas Canárias, e é também o terceiro pico da Europa Ocidental em proeminência topográfica, apenas ultrapassado pelo Monte Branco e pelo Monte Etna, e o 64.º no mundo.
A face Norte do Mullacen apresenta uma longa escarpa quase vertical de cerca 400 metros de desnivel.
A encosta Sul/sudeste é bem mais suave e é portanto a via normal de ascenção, que foi naturalmente, a usada por nós.

Existem várias possibilidades de atingir o Mullacen através do Vale de Capileira. Provavelmente, a rota mais divulgada inicia-se em Hoyo de Portillo e passa pelo Refúgio Poquera, onde se pode pernoitar. Hoyo de Portillo, a 2100 metros de altitude, é o último local onde se pode chegar de automóvel; outra possibilidade é iniciar a subida na Central Elétrica Poquera (altitude de 1530 metros) que se situa a 3,8 Km a montante de Capileira. Por último, o treking de ascensão poderá ter início em Alto de Chorrillo, local que pode ser alcançado pelo mini-bus oficial do Parque; esta foi a rota por nós utilizada em virtude do Refúgio Poquera se encontrar encerrado para obras de manutenção.
Quem pretender utilizar o mini-bus deverá contactar o Servicio de Interpretation de las Altas Cumbres Sur Capileira através dos telefones 00 34 671564406 / 958763090 ou siacsur@gmail.com.

Descrição do Trilho:
Como já referido, iniciamos o nosso percurso no alto do Chorrillo. Quem está virado para o Mullacen (direção Norte) encontra uma trifurcação. Seguimos pelo caminho mais à direita, que é também o mais estreito. Durante cerca 2,5 Km o trilho tem inclinação moderada e muito simples de seguir. Adiante a rocha é bastante mais irregular com maior pendente e iremos iniciar um “zig-zag” para mais facilmente vencer a inclinação.
Adiante chegamos ao cume Mullacen II, onde existe um marco geodésico. Daí seguimos em linha reta com pendente mais suave até ao pico principal, passando por alguns zonas nevadas. No Cume, para além do marco, existe uma enorme mariola e uma santinha que torna o local fascinante. Ali à beira, podemos apreciar a abrupta escarpa da face Norte, que apresenta algumas vias de ascensão de elevada dificuldade.
A descida foi efetuada pela encosta oeste até ao refúgio vivac. Embora seja uma encosta de cascalheira, de pedra solta e pendente de forte inclinação forte, o trilho é fácil de fazer, pois está muito bem marcado, mariolado e o “Zig-Zag” torna a pendente mais suave. Como o trilho está bem pisado, não tem demasiada pedra solta
Chegamos às lagunas la Caldera e ao refúgio-vivac, onde fizemos uma paragem. Foi o local com mais neve em todo o percurso.
Continuamos por estradão largo que que se dirige diretamente para alto de Chorrilho. Do nosso lado direito víamos as primeiras escorrências de água que iriam formar o rio Mullacen e logo adiante saímos do estradão e viramos à direita por trilho de pé posto. Este trilho leva-nos à margem esquerda do rio Mullacen, que o iremos acompanhamos durante cerca 1250 metros e mais de 450 metros de desnível. De início, fácil, o trilho torna-se muito irregular, com muitos ressaltos de pedra.
Ao Km 10 Desviamos do rio e pouco depois deparamos com o refúgio Poquera. Saímos do refúgio por estradão em terra batida e adiante viramos a esquerda, entrando em trilho de pé posto, mas voltaremos a entrar novamente em estradão, este mais estreito e que nos levará ao nosso ponto de partida.

Alto del Chorrillo

Mariola e pormenor do caminho

Esquerda

Pormenor do caminho

Panorâmicas e pormenor do caminho

Panorâmicas

Mullacen II

Mullacen - cume principal

Mullacen- Cume principal

Panorâmicas

Direita

Panorama

PictographWilderness hut Altitude 10,059 ft
Photo ofREFUGIO VIVAC LAGUNA LA CALDERA(3065 m) Photo ofREFUGIO VIVAC LAGUNA LA CALDERA(3065 m) Photo ofREFUGIO VIVAC LAGUNA LA CALDERA(3065 m)

REFUGIO VIVAC LAGUNA LA CALDERA(3065 m)

Direita

PictographRiver Altitude 9,783 ft

Rio Mullacen

PictographMountain hut Altitude 8,173 ft

Refúgio Poquera

Photo ofSai do caminho principal e vira esquerda Photo ofSai do caminho principal e vira esquerda Photo ofSai do caminho principal e vira esquerda

Sai do caminho principal e vira esquerda

Hoya Grande

Interseção

Alto del Chorrillo

• Photo of manuela gil
    manuela gil May 16, 2023

Bela ascensão ao teto da Península Ibérica. Os rebecos dao um toque especial ao trilho

STrilhos May 17, 2023

O Mullacen é naturalmente um pico procurado pelos Montanhistas.
    Curiosamente, o Refúgio Vivac de la Caldera costuma ter bastantes rebocos

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Jun 8, 2023

Bonita ruta con bastante desnivel positivo y vistas de infarto.

STrilhos Jun 8, 2023

Sim uma ruta fantástica. Atingir o ponto mais alto da nossa Península Ibérica.
    Obrigado pelo comentário e avaliação

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Increíble aventura en Mullacen con STrilhos! Las fotos y descripciones no le hacen justicia a la belleza de la ruta. Desde el imponente Mullacen hasta el apacible refugio vivac en Laguna La Caldera, cada paso es mágico. El río Mullacen y el refugio Poquera añaden encanto a esta travesía inolvidable. ¡Gracias STrilhos por compartir esta joya! ¡Definitivamente, una experiencia que todos deberíamos vivir! 🏞️🥾✨

STrilhos Dec 13, 2023

Muito obrigado Jorditoms pela avaliação e amável comentário.
    Concordo contigo. A ruta é magnífica em todos os aspetos e aconselho a todos 👌👌um forte abraço