Morungaba x Pico das Cabras

December 22, 2019
December 2019

near Morungaba, São Paulo (Brazil)

Deixamos o carro no posto de gasolina na entrada de Morungaba, tomamos um café e iniciamos a caminhada. Retornamos uns 700 m pela estrada e entramos numa rua à direita, mais a frente tem uma porteira, tem uma passagem para pedestre ao lado. Ali entramos na fazenda, passamos por um lago e algumas residências e iniciamos a trilha que alterna plantação de eucalipto e mata nativa, em alguns pontos já fizeram o corte dos eucaliptos e não tem mais sombra. A trilha toda é de subidas e descidas. No km 3,5 entrei em uma bifurcação que leva de volta ao lago e à saída, retornei e corrigi o erro. No km 12,5 chegamos à Pedra Mor, o visual lá de cima vale a pena, ela está dentro de uma propriedade privada que cobra ingresso para visitação, mas como entramos pela trilha não passamos na portaria, dali seguimos para a estrada passando por uma cerca, tem a opção de sair pela portaria mas não sei se eles vão encrencar. Depois seguimos pela estrada do Observatório por 2 km e voltamos para à trilha na fazenda, ainda não encontrei uma trilha para evitar esse trecho de estrada. Passamos pela pedra partida e seguimos a descida em direção ao lago para retornar à estrada e ao carro. Existem muitas trilhas e bifurcações nessa fazendas, a maioria aberta pelas motos, algumas trechos tem bastante erosão e outros são muito lisos.
Já fiz várias trilhas nessa região e nunca encontrei cobras, mas caminhando em estradas de terra de Joaquim Egídio em duas ocasiões vi cobra cascavel morta na beira da estrada. Fique atento e se encontrar alguma cobra não mate, ela está na casa dela, por favor deixe-a em paz.
Recomendo usar bota ou tenis de trilha.
Leve água, não existe pontos de água nessa trilha. A Lanchonete na Pedra Mor só abre nos finais de semana e feriados.