Morungaba -Pico das Cabras

5 hours
August 26, 2018
August 2018

near Morungaba, São Paulo (Brazil)

Deixamos o carro no posto de gasolina na entrada de Morungaba, tomamos um café e iniciamos a caminhada. Retornamos uns 700 m pela estrada e entramos numa rua à direita, mais a frente tem uma porteira, tem uma passagem para pedestre ao lado. Ali entramos na fazenda, passamos por um lago e algumas residências e iniciamos a trilha que alterna plantação de eucalipto e mata nativa, em alguns pontos já fizeram o corte dos eucaliptos e não tem mais sombra. A trilha toda é de subidas e descidas. No km 8,5 chegamos à Pedra Mor, o visual lá de cima vale a pena, ela está dentro do Parque Pico das Cabras, uma propriedade privada que cobra ingresso para visitação, só abrem em finais de semana, mas como em dia útil entramos pela trilha não passamos na portaria. Depois seguimos pela estrada do Observatório por 2 km e voltamos para à trilha na fazenda, ainda não encontrei uma trilha para evitar esse trecho de estrada, tentei uma alternativa mas a trilha terminou próximo à carcaça de um Ecosporte. Passamos pela pedra partida e seguimos a descida em direção ao lago para retornar à estrada e ao carro. Existem muitas trilhas e bifurcações nessa fazendas, a maioria aberta pelas motos, algumas trechos tem bastante erosão e outros são muito escorregadios.
Já fiz várias trilhas nessa região e nunca encontrei cobras, mas caminhando em estradas de terra de Joaquim Egídio em duas ocasiões vi cobra cascavel morta na beira da estrada. Fique atento e se encontrar alguma cobra não mate, ela está na casa dela, por favor deixe-a em paz.
Recomendo usar bota ou tenis de trilha.
Leve água, não existe pontos de água nessa trilha. A Lanchonete do Parque Pico das Cabras só abre nos finais de semana e feriados.