Morro Pelado (Joinville/SC) (2016)

July 23, 2016
July 2016

near Rio de Julio, Santa Catarina (Brazil)

VEJA O VÍDEO DESTA TRILHA NO MEU CANAL DO YOUTUBE:

LINK PARA VER NO CELULAR: https://www.youtube.com/watch?v=tle_m3cj6Is

_____________________________________________________________________

Uma espécie de "irmã" do Castelo dos Bugres, porém, muito mais desafiadora.

-Pra entrar, você pode parar o carro na mesma borracharia que recebe quem vai ao Castelo, mas a trilha do Morro Pelado começa antes, também na margem da Estrada Dona Francisca, onde tem um portão de ferro e uma falsa estrada de terra.

-Na maior parte dos quase 6km a trilha é bem interessante. A mata é fechada e tem muitas travessias de rios com água boa, em duas delas tem pequenas cachoeiras.
O que atrapalham são as dezenas de árvores caídas e os muitos atoleiros - mesmo em épocas de tempo seco. Quase sempre tem pequenos desvios na trilha pra escapar - citei apenas alguns.

-No fim, encontrar a trilha começa a ficar um pouco difícil, é preciso procurar laços nas árvores.

-A última parte é a escalada da grande pedra que forma o morro. São quatro trechos com corda - o último é perigoso pra que não está acostumado, água aflora na rocha e pode causar um escorregão.

-No cume, a vista é parcial, mas bela.

-Pelo tamanho da trilha, os atoleiros, os trechos confusos e a escalada com as cordas, classifico a trilha como difícil, porém, para os mais experientes, ela se enquadra no "moderado".

TEMPOS
Ida: 3h30
Volta: 3h

PictographInformation point Altitude 2,464 ft

Portão de ferro, na margem na Estrada Dona Francisca, marca o início da trilha.

Rio com água límpida

Aspecto da trilha

Em muitos pontos, a mata é bem fechada, uma paisagem bem interessante.

Aproveite a vista em dois pontos. Num deles, parte da serra do mar, morros e vales da região da Vila Dona Francisca, e a cidade de Joinville à direita. No outro, a cidade de Joinville à esquerda e o pico Jurapê à direita.

Direita

Pra cima! Use as árvores pra se apoiar

A trilha se perdeu um pouco. Suba se apoiando nos troncos.

Use as árvores pra subir!

PictographInformation point Altitude 3,388 ft

A rocha pode estar molhada, tenha cuidado, Pode ser preciso se apoiar também em troncos.

PictographInformation point Altitude 3,379 ft

PictographInformation point Altitude 3,146 ft

Esses laços estão amarrados em algumas árvores pra indicar o caminho correto.

PictographInformation point Altitude 3,087 ft

Esquerda!

PictographInformation point Altitude 3,014 ft

Laços amarrados em árvores mostram o caminho correto.

Contore o morro indo pela esquerda

Continue pela direita! À esquerda é o acampamento.

PictographInformation point Altitude 2,974 ft

Use essas fitas pra achar o caminho

Algumas trilhas alternativas, que fogem de árvores caídas e atoleiros, deixaram essa parte confusa. Você precisa achar uma fita de isolamento, amarrada em duas árvores. Fica mais à esquerda, em relação ao começo da bifurcação. Não é pra seguir entre essas árvores! A trilha está à direita.

Atravesse o córrego

Rio com água límpida

PictographInformation point Altitude 2,470 ft

Grande atoleiro! Trilha alternativa pela esquerda

Atravesse o rio com os troncos

Tem duas pequenas cachoeiras aqui. Elas formam piscinas, onde dá pra se banhar.

PictographInformation point Altitude 2,309 ft

Grande atoleiro. Trilha alternativa à direita

Atavesse o rio

A antiga trilha para o Castelo dos Bugres seguia por aqui, indo à direita. Para o Morro Pelado, siga à esquerda.

Esquerda

Trilha segue à esquerda da casa

• Photo of Johnny S
    Johnny S Oct 31, 2016

Parabéns pelo trackloc, bastante capricho.
    Abraços.

• Photo of carlos steinhoefel
    carlos steinhoefel Jan 12, 2019

Boa trilha. Esse morro nao tem.moleza para chegar ate o cume. Fiz a trilha e é bem cansativa e puxada.
    Nao aconselho para pessoas iniciantes.
    Muito facil de se perder.
    Trecho final cansativo e perigoso.
    Hj tem muitas arvores caidas na trilha e atoleiros.
    Essa é pros fortes.

• Photo of gixs_
    gixs_ Feb 28, 2019

Parabéns pelo capricho e obrigada pela trilha bem detalhada, isso ajuda muito. Valeu!

• viniciusabreu1617 Mar 27, 2019

Gostaria de saber se é possível acampar no cume?

• Photo of julioettore
    julioettore Mar 27, 2019

Sim vinícius, tem espaço pra acampar.

• Photo of maxi_reis
    maxi_reis Apr 20, 2019

Complicada e fácil d se perder..

• Photo of Eloir
    Eloir Jun 8, 2020

95% da trilha é bem fácil, mas o final requer bastante habilidade e há risco de se perder. No cume há muitas árvores queimadas e um cheiro bem forte. Devido à estiagem quase não há atoleiros.

• Elaine 1 Nov 20, 2020

Essa zxxxzzz sua z zxxxzzz zzzzxxzz xzzzxxszzx as s zsszxxz s xzxaźsz. As zxzzzazzxsssxs. Zzzsxzaxxxzzxxzxz xxx. Zzzxz zxxxzzz xxx zzzxz zxxxzzz. Szzxwsszzxsx. Xxzszzzs as suas as zzzxz zzxxswxxz xxx xxzx zsxzzxzzzzzxzx. Zzzxz as zssxxzzzz zzzzzsxzzx zzzzxszxxzzszxzssxx zzzzzsz zzzxz faz xzazxxz xxx zzzzzsz. Zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx x zzzxzzzazx zzzszzwzzxszzsxzxzxxsszzszzzxzxzzszzzsz xxzx zxzzxxsazzzzzx x xszxwzz zxzxxszz zxxxzzz zzxz as xzzzxxszzx sxxzzzzxzzzzszzxzzxzzz xaxxxzzzsz sxzzzzxzawzzsxzzxazaz xzxxzzxaxwzzxz sxzzzzzxzsxwxzzz z dá as a xzzxzxwzzazxxzzxzx xzxxxxzxzxxs suas zzxzzsazxszxxzxzzxxzzzzxzxzxz z zazzxzsza zxzzxzxzxxxszs zzxzzszzsz xzxzzszxszwx xszzzzzzzzzzxxzsz z Sá x zzszzzxzxzzszzxzzazszxzwzxw zxxxzzz szzzsżs zxzzx x. Wxzzsszzxs. Zzzxz zxxxzzz xzxxzzxaxwzzxz zzszzzxzxzzszzxzzazszxzwzxw zzzxz zzzsxzaxxxzzxxzxz zzzsxzaxxxzzxxzxz z. zzzxz zzxxswxxz zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx. Z. zzxsxwszswżsszsxzszxzzzxxzxxzazszzzazawxzxxzwzazx?xzxxzzxaxwzzxz zxzzxzxzxxxszs a xzzzxxszzx as as zzzxz zzzsxzaxxxzzxxzxz zzzsxzaxxxzzxxzxz xxx xzxxzzxaxwzzxz faz zxzzxzxzxxxszs a zxzzxzxzxxxszs z as zzzxz xzzzxxszzx xxzx. Zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zzszzzxzxzzszzxzzazszxzwzxw zzxz as x. zzzxzzzazx z zzzxz zzszzzxzxzzszzxzzazszxzwzxw xzxxzzxaxwzzxz. X as zzzsxzaxxxzzxxzxz zazzxzsza x as a xzzxzxwzzazxxzzxzx. Xxzzsazxzzzzzzzzxxaxzzzxzxxxxzzzzxa zzzsxzaxxxzzxxzxz zazzxzsza zzzsxzaxxxzzxxzxz zxxxzzz szzzsżs zxzzxzxzxxxszs zxxxzzz szzzsżs zxzzx xxx azzźzzźzszaźźzzzz zżz as zzzzaazzzźzzzz zzź. Z zzxz z źzzzz z zzz z? Zzź zzzżsźzz as zzzxz zzzżsźzz zzzźzzzżzzzzźzz azzźzszźz z z da. As z azzźzszźz. zzzszzzzzzzźxzżzżzzzxzzzzzzźzź zxzzxzxzxxxszs se as źzźzzz zzźzźaszsźzzź sszzzzzzźzzzzż zzzxz. Essa zzzzzzzazzzzzzźźzzzszzzzz da sźzzźs źzźzzz sźzzźs źzźzzz zzzaźzzzzzźzzzzszszzzzzxzzzazzzszzzzzzzzzź zazazzzzzzzzszzzzźszźzz zzazßzxzzzaźzzzzzzzzz zzzxz zzz?zzzxz zzzżz. As z zzz xzzzxxszzx As zzzxz xzzzxxszzx xzzzxxszzx zzszzxzazzzźsszzzzzzzazazzzzasszazszazzzsszazzzzszzzazzszazzasszzs zzxsxwszswżsszsxzszxzzzxxzxxzazszzzazawxzxxzwzazx da zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx szzzazszzqzzzzzswzsazwzazszzsazsazsźzszswzzzzzzsszszzzzzwzsza zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zssszssszszszzzzsszzsazzzszxxzzxasxzszzzzawzsazszzzzxszzszwsaazaazsazsazzaazazsasazsssxzasaszzsxszzzszszazzzzzx assszsassazsxxzsaazzazwqzxzzzszxsaazxzzzxazazszsazzazzzszzqazzzzzwzsxwasz xzzzxxszzx swazsxzszqszxzzawszazassxszxzsazaaxaszaxszzzasqzazaszzwzzssszawzazsszszwzssszsxssssaszzssaazszszzaszszz?xzzzxxszzx zzzsxzaxxxzzxxzxz zzzzzzzzzzzzzzzazzzzzz xxx xzxxzzxaxwzzxz zzźzźaszsźzzź zazzxzsza zzzxz zxxxzzz azzźzszźz zxzzxzxzxxxszs z zzz xzzzxxszzx źzźzzz zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx. Z. zzzzzzz xzxxzzxaxwzzxz zxxxzzz zzzxz zzzżsźzz z zzzsxzaxxxzzxxzxz zazzxzsza zzzxz zzz sua źzźzzz z da sźzzźs zzzxz zzz xzzzxxszzx zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzszzzzazzzzzzzzzzzzzzz se. Zzzzzz xxzszzzs. Zzzz zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zzzzz zzzszzwzzxszzsxzxzxxsszzszzzxzxzzszzzsz źzźzzz z zzz z zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zzzazzzzzzzzzzzzaz zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zzzxz zzz xzzzxxszzx s azzaazzzszzzzzzzzzaaz. Zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zzzzzsz zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx a sua z azzźzszźz z zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zazzxzsza zzzxz zzźzźaszsźzzź zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zzz. As z zzz zzzsxzaxxxzzxxzxz. Xzxxzzxaxwzzxz xzzxzxwzzazxxzzxzx as zzzsxzaxxxzzxxzxz zzżzzzzzazz as zszzzzzzzzzzzzzzzxzzzzzzzzzazzazzzazzazxzzzzxzaazzzzzzzzsz xxzx zzz zzzxz xzzzxxszzx xxzx zzz zzzxz zzzsxzaxxxzzxxzxz a. szzzzaazaszzzzsz źzźzzz?z zzźzźaszsźzzź zzzxz zzz z zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx as zzxz as źzźzzz as zzzsxzaxxxzzxxzxz zazzxzsza źzźzzz z zzz zzzsxzaxxxzzxxzxz zazzxzsza zzz xzzzxxszzx xxzx z zzźzźaszsźzzź. zzxxzzzzz da a z zzz as a xazzzzas a zzzxz zzz z z zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zazzxzsza x zxzzxzxzxxxszs zxxxzzz xzxxzzxaxwzzxz zzzxz zzz as zzaxzxxszzzszszzxxzxzzzxx zzzsxzaxxxzzxxzxz x. Xzxxzzxaxwzzxz zxxxzzz ssszzszzxwsssxswsasssassasz axazxzzzzzaaxzxsxwxzzsaxxsaszzzxzzawzazzssasazaszsszsszszzsssxxsszxasxzxwssaxasx szsss

• Photo of joel.espindola
    joel.espindola Jul 26, 2022

Bom Dia! Estive lá Sábado Passado; Falta Sinalização, Não Existe e trilha Perigosa para Se Perder. Use Gps. Não Vá Sem Ele.

Trilha Perigosa para se perder; Não Vá sem o Gps. Falta Sinalização, não Existe. Após a Sexta Agua fica Difícil se Orientar Sem Gps.

• Photo of Moises Ferber
    Moises Ferber Jul 30, 2022

Julio, obrigado pelo tracklog.

Realmente a parte próxima ao cume está um pouco complicada de seguir. Pra ajudar, o GPS do telefone ficou perdido também. Mas um pouco paciência e calma ajuda a achar o caminho. Basicamente você precisa contornar a pedra pela esquerda, se mantendo bem próximo a ela e evitando as bifurcações que te afastam dela.

Mas o visual lá em cima é incrível mesmo.

• Photo of Danny soul
    Danny soul Sep 13, 2022

Top demais!! Se alguém souber de algum grupo que tenha frequência em fazer trilha, por favor me avise 47996221759
    Sempre gostei desse estilo de vida.

• Photo of vilmar O viajante
    vilmar O viajante Oct 17, 2023

ola pessoal atualizações fui recentimente na montanha na parte para subir o cume ouve um deslizamente de terra que caio a parte da trilha, entao tem que passar pelo deslizamento e continuar a subir .