Morro Pelado + Gruta Morro Pelado - Joinville/SC

Photo ofMorro Pelado + Gruta Morro Pelado - Joinville/SC Photo ofMorro Pelado + Gruta Morro Pelado - Joinville/SC Photo ofMorro Pelado + Gruta Morro Pelado - Joinville/SC

May 28, 2023
May 2023

•   5 2 Reviews

near Rio de Julio, Santa Catarina (Brazil)

Morro Pelado + Gruta Morro Pelado - Joinville/SC

Devido a janela de tempo estando bom somente no sabado, mudamos o nosso roteiro que fariamos na Serra Catarinense, para fazer um bate volta no Morro Pelado. O desafio começou já com transito parado por apróximadamente 2h na Estrada da Dona Francisca, devido a pintura da faixa amarela da estrada.

Chegando no Estacionamento às 11:50hs (Borracharia onde deixamos o veículo é o ponto mais próximo do ínicio da trilha) dando inicio na caminhada às 12hs.

Trilha tranquila de ser feita, até a face da rocha com formação de conglomerado, com algumas bifurcações, travessias de rio e uma mata muito bonita e típica da região. Como já começamos aproximadamente nos 700m de altitude, até essa face (bifurcação para o Cume do Morro Pelado x Gruta Morro Pelado) tem pouco ganho de aclive e declive.

Seguindo sentido ao cume, começa-se uma parte bem íngreme e mais expostas, com 3 lances de corda para auxiliar na subida e raízes de árvores, chegando ao cume uma bela vista da região, desde a cidade de joinville, ao imponente Pico Jurapê, Morro da Tromba, Castelo dos Bugres, Morro do Meio entre outros picos. Não tem espaço adequado para camping no cume, porém na Gruta, tem um excelente espaço para camping protegido do vento e chuva, podendo fazer bivak.

No retorno paramos na Gruta para tomarmos um delicioso café especial moído na hora, e nos alimentarmos.

Quando começamos a retornar, já noite, iniciou a chuva que nos acompanhou até a chegada no carro.

OBS: Durante a trilha eu tirei uns 6 carrapatos do corpo, chegando em casa Eu (Felipe) removi mais de 50 carrapatos do corpo, a Aline uns 25, Dani uns 25 e o Gaspar 8. Recomendo fazer essa trilha com blusa segunda pele de manga comprida, bota, meia alta e calça, deixar o mínimo do corpo exposto. Além de repelente para carrapatos e se quiser precaver mais ainda tomar um ivermectina antes de iniciar a trilha.
ORIENTAÇÃO:
- Mãos livres sempre;
- Levar só o necessário (ir leve);
- Alimente-se bem;
- Hidrate-se bem durante o percurso.
Grupo participante: Aline Lopes, Dani Buzzeti, Felipe Torres e Gaspar Resende.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

PictographCar park Altitude 2,461 ft

Inicio da caminhada: 12:00hs

PictographInformation point Altitude 2,438 ft

Morro Pelado x Castelo dos Bugres Passagem: 12:45hs

Parada pra comer e encher as garrafas d'água, último ponto de água antes do cume com água limpa. Chegada: 13:30hs Saída: 13:50hs

Chegada: 14:30hs

Muitooooo carrapatos!

• Photo of vilmar O viajante
    vilmar O viajante Jun 28, 2023

ola , fez em quantos tempo ate o cume

• Photo of felipedarosatorres
    felipedarosatorres Jun 28, 2023

3:30hs com bastante paradas.

Retorno feito em 2:00hs apartir da gruta

• Photo of vilmar O viajante
    vilmar O viajante Jul 5, 2023

valeu

• Photo of José Irineu Souza
    José Irineu Souza Aug 5, 2023

Eu fiz galera ... havia chovido alguns dias antes, a trilha estava com vários trechos de lodo; se tiverem uma bota de borracha será melhor até o começo do morro.
    A trilha tem MUITAS bifurcações exatamente causadas para desviar dos lodos, então se torna difícil se orientar sem o aplicativo.
    Fiz pernoite debaixo da gruta, bem confortável lá, muito chique hahaha espaço para 3 a 4 barracas protegidas da chuva inclusive... deixei uma lata de leite condensado para o próximo sortudo, boa sorte .

• Photo of José Irineu Souza
    José Irineu Souza Aug 5, 2023

Ah gente, importante DEMAIS : muitos carrapatos. Tomar ivermectina antes de ir e fechar todas as partes do corpo

Orientação precisa. Trilha difícil e trechos perigosos principalmente no cume