Morro Pão de Loth - 14/01/2023

January 14, 2023
January 2023

near Borda do Campo, Paraná (Brazil)

O Morro Pão de Ló está no início da serra da Baitaca, lado direito do Caminho do Itupava, com o Morro do Anhangava nas suas proximidades, no município de Quatro Barras, próximo de Curitiba, possui uma altitude de 1.285 metros aproximadamente.

Possui uma distancia de trilha para percorrer de ida e volta em 9 km, possui alguns obstáculos como escalaminhada e grampos em pedras, nada muito complicado.
O tempo estipulado para subida pelo IAT é de 6 horas entre a subida, descida e parados no percurso e no top.

Logo abaixo segue o tempo que percorremos com detalhes no log.
Estacionamento:Possui estacionamento pago amplo valor R$20,00, data de hoje 14/01/2023 e também pode deixar o veiculo estacionado na rua caso tenha vaga. (dica ir bem cedo).
Possui lanchonete e um quiosque bem próximo do inicio da trilha.
DICA. Para agilizar no cadastramento do IAT, já leve seus dados preenchidos a mão mesmo, com nome completo, idade, RG ou CPF, celular próprio, 2º celular para emergência, nome da pessoa emergência, se possui alergia a medicamentos e qual medicamento e quais equipamentos está levando, ex.: lanterna, quantas pilha, etc...

Tempo da trilha.
- Início as 04:59hs
- Bifurcação 5:18hs (cachoeira esquerda, trilha direita) (0:19min)
- 1ª ponte 5:37hs (0:19 mi.)
- 1ª janela para o cume Pão de Loth 06:06hs (29 min.)
- Bifurcação Itupava/Pão de Loth 6:15hs (9 min.)
- Chegada ao Cume 06:54 (39 min) (tempo total subida 1:55hs)
- Inicio do retorno 7:14hs
- Concluímos as 09:02hs (1:48 min)

A trilha é bem demarcada e bem utilizada por trilheiros iniciantes e corredores de montanha, fique atento.

- Link Morro Pão de Loth, tempo com criança.

- Link como chegar nas Cachoeiras

--SEJA RESPONSÁVEL--
- Você é o principal responsável por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros animais potencialmente perigosos geralmente são encontrados na área e constituem riscos reais em qualquer área natural, especialmente nas estações de primavera e verão.

- Traga todo o seu lixo de volta.
- Não desmate, não tire plantas nativas.
- Não faça fogueiras.

--Avaliação da trilha--
Dificuldade Física: Moderada
Dificuldade Técnica: Moderada
Navegação pelo Wikiloc: Fácil

Deixe seu comentário ou sua sugestão.
Em caso de dúvida ou mais informações fico à disposição.

PictographInformation point Altitude 3,263 ft

Base de cadastramento IAT.

Bifurcação cachoeiras/Morro Pão de Loth.

Cume falso

• Photo of JonesTripss
    JonesTripss Feb 10, 2023

Até que a trilha é tranquila, puxa somente no finalzinho.

Obrigado pela trilha.

• Photo of JonesTripss
    JonesTripss Feb 10, 2023

Até que a trilha é tranquila, puxa somente no finalzinho.

Obrigado pela trilha.

Vildjoen S. S Feb 10, 2023

E ai Jones, tudo bem?
    Na verdade no final estamos cansado e acaba sendo um pouco mesmo.
    Me diga, sentiu muita dificuldade técnica em subir aquelas rochas com grampo?
    No mais ela e tranquila né.

• Photo of Edgar V.A.
    Edgar V.A. Feb 12, 2023

Grande Vildjoen! Mais uma vez usando suas trilhas para conhecer a região. A trilha é ótima para todos os níveis e para quem tá começando é daquelas que fazem pegar gosto pela atividade. Fiz hoje, domingo 12/02. Saí 06:24 e algumas pessoas já estavam nas trilhas da região, mas não encontrei muita gente nessa primeira parte. Conforme a manhã avançou os corredores de montanha começaram a passar. Eu coloco a trilha como moderada porque há alguns pequenos trechos que exigem um pouco mais de jeito para passar os obstáculos, mas nada exigente. Subi em 1h51min e a vista tava show! Céu parcialmente aberto e deu para ver vários morros na região, pedreira, represa e a baía. Na volta já cruzei com bem mais pessoas, tanto descendo quanto subindo, mas principalmente subindo. A trilha é tão tranquila que as pessoas vão em grupos grandes. Passou um com mais de 50 pessoas! Apesar de toda essa movimentação achei muito bem preservada e não encontrei sujeira no caminho deixada pelos visitantes. O regresso foi feito em 1h:53min e fechado com pastel! Estacionamento custou R$ 15,00 para carro. Vale demais a pena! Provavelmente voltarei! Boas trilhas!

Vildjoen S. S Feb 13, 2023

Fala Edgar, que show nobre que você gostou e curtiu e eu pude ajudar de alguma forma, sua subida foi muito boa, subindo em 1:51 min. tempo ótimo, já está pronto para começar uns mais pegados então.
    E uma trilha relativamente fácil tecnicamente, mas é longuinha e ainda é uma trilha bem frequentada.
    Aquele pastel no final com caldo de cana tem que ter né, fechar com chave de ouro.
    O nascer do sol é top também do Pão de Loth, fica a dica caso queira tomar um café num local diferenciado.

Bora fazer o Anhangava que fica ao lado, esse tem vários grampos em rocha boa inclinação tbm. (divertido)

• Photo of Edgar V.A.
    Edgar V.A. Feb 13, 2023

Valeu pela dica! Vou deixar anotado para ir ver o nascer do sol do Pão de Loth! O Anhangava já é o próximo plano mesmo. A ideia era fazer Pão de Loth, Anhangava e Samambaia numa só, mas depois da experiência no Canal/Vigia/Torre amarela preferi dividi para a primeira vez. Quando fizer deixo o relato! Abraço!

• Photo of Michael M.T. C.
    Michael M.T. C. Mar 16, 2024

Usei sua marcação e ficou show! Só fiz a cachoeira a mais! Agora seria massa o Morro do Corvo!

Vildjoen S. S Mar 17, 2024

Fala nobre Michael M.T. C., que show que curtiu.
    Estou pensando em fazer o corvo tbm, já tenho relatos que e bruta.