Morro dos Zinga - Caminho do Engenho

Photo ofMorro dos Zinga - Caminho do Engenho Photo ofMorro dos Zinga - Caminho do Engenho Photo ofMorro dos Zinga - Caminho do Engenho

19 minutes
34 minutes
June 3, 2023
June 2023

near Santinho, Santa Catarina (Brazil)

Essa trilha começa no canto sul da praia e vai até a ponta da vigia.
No início são várias trilhas que saem da praia. Tem uma variante que começa logo após os decks das oficinas líticas. O track registrado é apenas da volta.
Para iniciar, após o portal de entrada na primeira bifurcação siga pela esquerda (9 horas), e em seguida na próxima bifurcação siga em frente (12 horas) para pegar o caminho do engenho. Vai ter uma porteira ali. Logo no início tem dois trechos que o capim fechou um pouco, mas adiante a trilha entra na mata e fica muito boa de andar. Quando chegar ao primeiro bambuzal pegue a direita (3horas) a trilha em frente é mais fechada e difícil de seguir. Seguindo a trilha da direita vai passar por mais dois bambuzais, e vai encontrar dois banhados fáceis de desviar. Seguindo pela trilha sempre bem marcada chegará na ponta da península onde a trilha tem um pouco de gravatás ao lado. A esquerda em uma trilha curta pode-se avistar as ilhas Moleques do Norte com o Arvoredo nos fundos. Tomando a trilha a direita se avista a ilha do Badejo.

Aproveite e visite o Museu das Oficinas Líticas ou dos Brunidores e visite também o Museu do Naufrágio. ONG PAS (Projeto de arqueologia subaquática)

Fiz no final do outono, estava bem seca e boa de andar. Para ida e volta conte com 1 hora de caminhada leve e constante.

Ilha do Badejo

PictographRisk Altitude 89 ft

Trilha tranquila

Interseção. 1o bambuzal

Em frente vai para a trilha inferior (menos andada). A direita é a trilha mais aberta.

Interseção com a trilha inferior

Da praia até esse ponto a trilha está um pouco fechada, pois é no meio do capim. Desse ponto até o final é tranquila de caminhar Aqui na foto, indo para a direita se acessa a trilha que vem por baixo por cima do costão. Logo após a vigia da tainha fica a conexão

Uma das poucas vistas da prai

Interseção

Photo ofPlaca de orientação. Início da trilha Photo ofPlaca de orientação. Início da trilha Photo ofPlaca de orientação. Início da trilha

Placa de orientação. Início da trilha

Museu aberto de oficinas liticas

Observe as pedras desgastadas para fazer instrumento de caça pelos povos originários de Meiembipe.